Grupo 1
Grupo 1
ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

ASSISTÊNCIA SOCIAL – PROFISSÕES REGULAMENTADAS NO CANADÁ [SÉRIE]

7 de dezembro de 2015

Você pode encontrar nosso texto da série anterior sobre Assistência Social aqui.

Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

 

De acordo com a Canadian Association of Social Workers, a Assistência Social no Canadá segue o mesmo foco que possui no Brasil, ou seja, um foco que faz fronteira com a Psicologia, buscando auxiliar as pessoas e encontrarem soluções para suas questões, e também buscando compreender e trabalhar com problemas sociais mais amplos, com conceitos como pobreza, desemprego e violência doméstica.

No Canadá, os assistentes sociais trabalham em agências de serviços destinados a famílias, centros de auxílio à infância, hospitais gerais e psiquiátricos, escolas, instituições correcionais, agências de administração de benefícios governamentais e departamentos federais e provinciais, sendo que 93% dos profissionais trabalham na área da saúde e serviços sociais, ou então em departamentos governamentais.

A CASW oferece um serviço de avaliação de credenciais, no caso de candidatos estrangeiros. É importante notar que diplomas outros que não de assitência social não serão considerados, assim como não serão considerados cursos de educação à distância. Essa avaliação oferecida pela CASW é aceita em todas as províncias, com exceção de Quebec e da Colúmbia Britânica, sendo que o objetivo da avaliação é verificar se o diploma apresentado pelo candidato corresponde ao de um curso canadense, sendo bacharelado ou mestrado. Com essa avaliação em mãos, é possível iniciar os procedimentos para o registro em um dos órgãos regulatórios da profissão no país, que será determinado com base na província em que o candidato desejar atuar.

 

Colúmbia Britânica

O BC College of Social Workers é o órgão regulador da profissão de Assistência Social para esta província.

Para atuar por aqui, existem seis classes possíveis para a obtenção da licença, sendo que as duas principais são Full Registration, ou registro completo, e Clinical, ou registro clínico. As demais dizem respeito a registro provisório, registro de profissional não praticante, registro temporário e registro honorário. Como regra geral, as duas últimas categorias dizem respeito a registros específicos para profissionais que atuam em outras províncias e que desejam realizar cursos com caráter prático ou atuar brevemente na Colúmbia Britânica.

Vamos falar um pouco sobre as duas categorias principais:

1) FULL REGISTRATION, OU REGISTRO COMPLETO:

Aqui existem vários requerimentos, sendo que o primeiro deles é possuir um bacharelado, mestrado ou doutorado em Assistência Social, ou estudos equivalentes. Em seguida, é preciso ter em seu currículo 700 horas de experiência de trabalho comprovada, sendo que as atividades realizadas devem corresponder aos padrões aprovados pelo BCCSW. Outros requisitos são a apresentação de cartas de referência atestando quanto ao profissionalismo do candidato, realização de provas de conhecimentos e habilidades e prova de proficiência na língua inglesa.

Como ocorre com todas as profissões regulamentadas e também com todas as províncias, é necessário pagar taxas correspondentes aos processos de equivalência e validação do diploma, à prova de proficiência em inglês, e também aos processos do registro, tais como provas e anuidade.

Caso o aplicante não obebeça a todos os requisitos determinados pela cateoria Full Registration, ainda assim é possível se adequar a essa categoria, desde que o candidato possua  um bacharelado em uma área de estudos que tenha a ver com Assistência Social, acompanhado por uma combinação de habilidades, conhecimentos e experiência de trabalho em uma atividade que seja do âmbito da Assistência Social.

É importante notar que, dentro desta categoria, um assistente social pode praticar a profissão, porém não com caráter clínico. Para isso é preciso outro tipo de registro, do qual iremos falar a seguir.

2) CLINICAL REGISTRATION, OU REGISTRO CLÍNICO:

A Assistência Social em caráter clínico no Canadá diz respeito à aplicação de conhecimento teórico e à utilização do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) durante a avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais, emocionais e comportamentais, com o objetivo de melhorar o funcionamento pessoal, interpessoal e social de um indivíduo ou grupo.

Para obter a licença de atuação nesta categoria, o candidato deve possuir no mínimo um título de mestrado, que deve ser de um programa de Assistência Social aprovado pela comissão de avaliação provincial, um mínimo de 3.000 horas de experiência prática supervisionada, e cartas de referência de profissionais licenciados para atuar no Canadá. Esses profissionais podem ser assistentes sociais, psicólogos ou médicos.

Outros requisitos, bastante comuns quando falamos sobre profissões regulamentadas, são a evidência da boa prática profissional, obtida através de cartas de referência também, a aprovação em provas específicas designadas para o candidato pelo órgão regulador, a prova de proficiência em inglês, e o pagamento das taxas necessárias. Background checks também podem ser pedidos, o que corresponderia ao nosso atestado de antecedentes criminais.

 

Alberta

O Alberta College of Social Workers é o órgão regulador para esta província, com sede em Edmonton.

Em Alberta, todos os profissionais que desejam atuar com Assistência Social devem preencher um questionário preliminar denominado Applicants Qualifications for Registration. As perguntas realizadas nesse questionário são de caráter informativo tanto para o aplicante, que pode utilizá-las como passos para a obtenção de credenciais necessárias, quanto para o órgão provincial em si, a fim de determinar de uma forma simples se o candidato possui os requisitos para que inicie o seu processo de registro junto ao ACSW. Com base nesse questionário, o aplicante será direcionado para a categoria apropriada de registro.

Em Alberta, caso o profissional deseje atuar com indivíduos que possuem um transtorno mental grave, é necessário obter uma licença para a atuação com atividades restritas de intervenção psicossocial.

Para isso, o primeiro passo é preencher um formulário de aplicação, onde é possível encontrar perguntas referentes à formação e à experiência do candidato. Assim como ocorre com todos os processo de registro no Canadá, todas as informações fornecidas pelo candidato devem poder ser comprovadas no momento ou então posteriormente, através do envio de documentos traduzidos para o inglês. Cartas de referência de profissionais que possam atestar quanto às atividades praticadas pelo candidato podem ser valiosas nesse momento, assim como a descrição detalhada dessas atividades pelo candidato e pelas referências, uma vez que não basta somente fornecer o título do curso de especialização ou a quantidade de anos de experiência.

Em Alberta também existe a categoria Clinical Registry, que se trata de um reconhecimento destinado a assistentes sociais cuja prática se destaca dos demais profissionais. Para ser considerado para o Clinical Registry, o profissional precisa possuir um título de mestrado com especialização em Assistência Social ou uma profissão relacionada de cunho clínico, 1.600 horas de experiência profissional pós-mestrado, supervisionada e documentada por um supervisor, sendo que essa experiência deve ter caráter de contato direto com clientes/pacientes. É importante notar que somente profissionais que já são licenciados para atuar em Alberta podem aplicar para essa categoria, devendo também ser aprovados em um exame escrito.

Para quem tem interesse em verificar como está o mercado de trabalho para essa profissão, o site do ACSW oferece um link a respeito de vagas publicadas na província. Lembramos somente que para trabalhar no Canadá é preciso possuir um visto de trabalho ou então ser residente permanente, e que para trabalhar com profissões regulamentadas é preciso possuir a licença específica da província.

assistenciasocial2

Ontário

O Ontario College of Social Workers and Social Service Workers é o órgão regulador da profissão de Assistência Social nesta província.

SOCIAL WORKERS trabalham com seus clientes/pacientes com o objetivo de acessar questões apresentadas por eles através de um processo de análise, diagnóstico, tratamento e avaliação. Social Workers possuem formação universitária, e precisam realizar diversos cursos adicionais referentes à educação continuada, requisito muito importante para a manutenção da licença profissional.

SOCIAL SERVICE WORKERS possuem educação post secondary, ou seja, não necessariamente de nível universitário, e sua atuação tem foco no auxílio à resolução de questões pessoais e sociais de seus clientes, mas com caráter não clínico, através de aconselhamento (counselling), serviços comunitários e programas de suporte. Esses profissionais também precisam realizar cursos de formação continuada durante toda a sua carreira.

Assim como para todas as províncias, a prova de proficiência em língua inglesa é um requisito fundamental para a obtenção do registro, juntamente com a tradução de todos os documentos que venham a ser necessários. Também é preciso que sejam enviados todos os históricos acadêmicos pertinentes, pela instituição de ensino, para o College. No caso de o candidato ter obtido a sua educação em Assistência Social em um país de língua inglesa ou francesa, a prova de proficiência não será necessária.

A Ryerson University oferece um programa de estudos chamado Internationally Educated Social Work Professionals Brigding Program, cujo objetivo é preparar assistentes sociais estrangeiros para a prática da profissão no cenário canadense. O aluno que finaliza esse curso recebe um Certificado de Prática Canadense em Assistência Social (Certificate in Canadian Social Work Practice). O programa tem duração de 1 ano, de julho até junho, sendo oferecido somente em catáter part-time. Através desse programa também é possível ter contato com empregadores para adquirir experiência de trabalho, o que será muito valioso na hora de obter a licença profissional.

O governo de Ontário oferece um mapa de carreira para assistentes sociais. Lá, é possível verificar vários detalhes referentes aos requisitos para o registro, dependendo do histórico de cada candidato, e também é possível encontrar uma tabela com os valores das taxas necessárias e com o tempo de processamento das aplicações. Em média, para candidatos estrangeiros, a avaliação junto ao College pode levar de 3 a 6 meses, sendo que cursos adicionais e validação de diploma são requisitos extras, consumindo ainda mais tempo. Vale notar que esse tempo de processamento é extenso para todas as províncias, já que, embora tenham características diferentes, o escopo geral do processo é o mesmo. Isso também vale para todas as profissões regulamentadas, não sendo uma característica única para a Assistência Social.

 

Manitoba

Em Manitoba, o órgão regulador para a profissão de Assistência Social é o Manitoba College of Social Workers, com sede em Winnipeg.

Nesta província, existem quatro caminhos possíveis para se tornar um assistente social licenciado, sendo que o que irá definir qual será o caminho mais adequado será a experiência profissional do candidato e a sua educação. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

ACCREDITED:  este caminho é exclusivo para aplicantes que obtiveram sua graduação em uma universidade canadense, sendo que o curso em questão, seja bacharelado, mestrado ou doutorado, deve ser reconhecido pela Canadian Association for Social Work Education.

APPROVED: este caminho é a melhor escolha para quem obteve sua graduação com base em um programa educacional em Manitoba, que não é credenciado pela CASWE mas que é reconhecido e aprovado pela comissão de avaliação do MCSW.

GRANDPARENTED: disponível até 31 de março de 2018, esse caminho diz respeito aos profissionais cuja atuação já vem de mais tempo, sendo necessária a comprovação de 4.400 horas de experiência de trabalho durante os últimos 5 anos. Essa rota é para profissionais que não possuem um diploma em Assistência Social, mas que já atuam no Canadá dentro da profissão durante todo o tempo descrito anteriormente.

INTERNATIONAL: a grande maioria dos nossos leitores irá se identificar com esta categoria, destinada a profissionais que obtiveram sua educação fora do Canadá. Aqui, o primeiro passo é obter a validação das credenciais através da Canadian Association of Social Workers (CASW) para que depois disso seja possível realizar o registro junto ao College.

Quanto às categorias de registro em si, existem três em Manitoba:

1) Assistentes sociais praticantes: destinada a profissionais que atualmente praticam a profissão, e que, com esse registro, podem utilizar o título de Social Workers ou Registered Social Workers

2) Licenciados não praticantes: diz respeito àqueles profissionais que não estão praticando a profissão, seja por motivo de licença maternidade, aposentadoria, residência em outra jurisdição, ou leaves of absence decorrentes de doenças ou acidentes. Esses profissionais devem utilizar o título de Non-Practicing Social Workers.

3) Por fim, o status de assistente social temporário é destinado aos profissionais que estão registrados em uma outra jurisdição e que desejam atuar brevemente em Manitoba ou com clientes de Manitoba. Esse registro é limitado a  90 dias por ano.

O MCSW também oferece em seu site uma tabela com informações a respeito das taxas que precisam ser pagas referentes ao processo do registro na província, incluindo a anuidade do College.

Por fim, o MCSW também disponibiliza um documento com relação aos standards esperados quanto à prática profissional dos assistentes sociais na província: Standards of Practice.

 

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Biologia!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Canadian Association of Social Workers
383 Parkdale Ave. Suite 402
Ottawa, ON K1Y 4R4
Phone: 613.729.6668
E-mail: casw@casw-acts.ca
Website: www.casw-acts.ca

British Columbia College of Social Workers
1430-1200 West 73 Avenue
Vancouver, BC V6P 6G5
Phone: (604) 737-4916
e-mail: info@bccsw.ca
Website: www.bccsw.bc.ca

Alberta College of Social Workers
#550, 10707 100 Avenue NW
Edmonton, AB T5J 3M1
Tel: (780) 421-1167 1-800-661-3089 (Alberta residents only)
E-mail: acsw@acsw.ab.ca
Website:http://www.acsw.ab.ca

Ontario College of Social Workers and Social Service Workers
250 Bloor St. East, Suite 1000
Toronto ON M4W 1E6
Phone: (416) 972-9882 or 1-877-828-9380
e-mail: info@ocswssw.org
Website: www.ocswssw.org

Manitoba College of Social Workers
Unit 101-2033 Portage Ave.
Winnipeg, Manitoba R3J 0K8
Tel: 204.888.9477
E-mail: info@mcsw.ca
Website: www.mcsw.ca

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist