Grupo 1
Grupo 1
Bem-vindos a Edmonton!

Bem-vindos a Edmonton!

9 de outubro de 2015

Esse texto é pra você que planeja ir morar no Canadá, mas as situações da vida parecem te atrasar cada vez mais. É dólar subindo, é indecisão, é falta de grana, é burocracia... sei bem como é!

Quando decidi ir morar no Canadá eu tinha 24 anos, estava terminando a faculdade, morava com os pais e não tinha um centavo no bolso. Dispor de milhares de dólares pra tentar a vida no exterior parecia impossível, e os processos de imigração, inalcancáveis e confusos. E pra melhorar, ainda tinha gente no meu ouvido falando quão estúpida era essa ideia. Por isso, se você está nessa situação, palma, palma, não "priemos cânico".

O fato é que as coisas acontecem quando tem que acontecer. Não existe fórmula mágica: se você tem determinação e paciência, um dia a coisa chega (por mais clichê que isso possa parecer). Nem que demore 5 anos, como foi o meu caso.

Basicamente, esses 5 anos se resumiram a juntar todo o dinheiro que dava (e eu sendo jornalista, vocês podem imaginar que não era tanto dinheiro assim) e pesquisar até dizer chega sobre a possibilidade de morar no Canadá. O processo federal nunca foi uma realidade (uma jornalista casada com um designer: #fail) e o de Quebec, muito menos. Por isso, o jeito foi trilhar o caminho das pedras, aplicar prum visto de estudo e vir realizar o sonho da maneira que dava.

E por que Edmonton? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares... todo mundo me faz essa pergunta (até mesmo os canadenses!). Não tem muito mistério, na verdade. Quando decidimos que meu marido iria estudar, focamos a pesquisa em colleges, em vez de cidades. Ele gostou de um curso da NAIT, pesquisamos sobre o college, vimos os requisites e tudo bateu com que a gente procurava. Na época eu nunca tinha nem ouvido falar de Edmonton antes e sabia muito pouco sobre Alberta. Acabou que me apaixonei pela região antes mesmo de vir. Hoje sou fã de Alberta desde criancinha e não vejo a hora de começar a explorar melhor a província!

Edmonton

Chegamos em Edmonton – eu, meu marido e um cachorro - em abril de 2015 (as aulas começariam em maio, no spring term). Estou há quase 6 meses aqui e confesso que não entendo como a cidade pode ser ainda tão preterida por brasileiros. Ok, o frio é de matar, mas pra mim, quem está na chuva, é pra se molhar: se quer morar no Canadá, abraça o inverno e get over it. Tudo isso acaba fazendo parte da experiência – que aliás, quanto mais diversificada, mais rica é.

Edmonton é uma cidade tranquila – não chega a ser pacata como o interior, nem agitada como as grandes metrópoles. Ela está lá, no meio termo. A melhor parte, pra mim, é a natureza tão presente na cidade. Pra onde quer que você olhe, tem lá um parque, uma praça, um canteiro, uma vegetação absurda. É uma das cidades mais verdes do Canadá, com diversos projetos de preservação ambiental e ampla conscientização dos moradores. Pra ter uma ideia, mais de 90% dos habitantes de Edmonton participam do programa de reciclagem da cidade. É coisa pra caramba!

E voltando ao começo do texto: aos trancos e barrancos, cá estamos nós. Se foi fácil? Nem um pouco! Todo imigrante descobre na marra as dores e os prazeres dessa decisão. Se juntei dinheiro o suficiente pra chegar aqui no estilo V1D4 LOC4? Quem me dera! Estamos na labuta, reconstruindo a vida num país novo, com todas as dificuldades tão triviais de qualquer começo, mas amando cada segundo da batalha. Como já diziam os mais velhos: o que vem fácil, vai fácil. E sinceramente: se não for assim, nem tem graça!

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist