Grupo 1
Grupo 1
CAMINHOS PARA MANITOBA - PARTE 3: MANITOBA INVITATION

CAMINHOS PARA MANITOBA - PARTE 3: MANITOBA INVITATION

7 de julho de 2014

O Manitoba Provincial Nominee Program – MPNP – é um dos programas de imigração canadense que mais tem ganhado atenção nos últimos tempos. Dividido em algumas categorias, o MPNP tem atraído a atenção de muitos aspirantes à imigração por meio de uma província – nesse caso, a província de Manitoba. Não é para menos: atualmente o MPNP seleciona trabalhadores qualificados em todas as ocupações, o que facilita e até acelera consideravelmente o processo de obtenção da sonhada residência permanente no Canadá.

Manitoba Flag

Você que tem acompanhado nossa série especial dedicada ao programa de imigração de Manitoba, já pode conferir as categorias Manitoba Employment e Manitoba Experience, relacionadas à qualificação dos candidatos ao MPNP. Chegou a hora de conhecer mais uma categoria: o Manitoba Invitation.

Manitoba Invitation: outra forma de conexão com a Província

Um dos quatro caminhos para se classificar como potencial candidato ao MPNP é por meio da categoria Manitoba Invitation, uma forma mais acessível para os trabalhadores qualificados no exterior (de fora do Canadá) comprovarem sua conexão com a província de Manitoba. A partir dessa conexão, os candidatos podem ser elegíveis ao Manitoba Provincial Nominee Program.

Como funciona o Manitoba Invitation

Ocasionalmente o Governo de Manitoba e os oficiais do MPNP organizam dois tipos de seleção de mão de obra qualificada para a província, que são: a) As Missões de Recrutamento e; b) As Visitas Exploratórias. Cada uma dessas duas seleções possibilitam a emissão de uma Letter of Invitation – uma carta-convite – emitida por um oficial do MPNP após uma entrevista com o candidato. Somente com a Letter of Invitation, o candidato poderá aplicar seu pedido de imigração junto ao MPNP.

Entenda como funcionam as seleções:

a) Recruitment Missions – Missões de Recrutamento: os oficiais do Programa Provincial de Manitoba eventualmente organizam missões de recrutamento em viagens ao exterior. Geralmente acompanhados por empregadores canadenses de Manitoba, as missões de recrutamento buscam selecionar trabalhadores qualificados ainda dentro de seus países de origem. Ou seja: os oficiais do programa viajam para determinado país ou região para realizar entrevistas de seleção com os candidatos às mais variadas áreas profissionais solicitadas pelos empregadores de Manitoba. Se aprovado, o candidato recebe, ao fim de sua entrevista, a Letter of Invitation, e pode então dar entrada em seu processo de imigração por meio do Manitoba Provincial Nominee Program.

NOTA: As Missões de Recrutamento ocorrem de forma aleatória, sem data e local fixo. Os dados de sua realização, data e local são anunciados com antecedência pelo Governo de Manitoba. Atualmente o programa não conta com nenhuma seleção deste tipo em andamento e não há previsão de sua realização em 2014.

b) Exploratory Visits – Visitas Exploratórias: as visitas exploratórias são uma espécie de viagem pré-estabelecida que os potenciais candidatos ao MPNP podem fazer à Província de Manitoba. Elas possibilitam ao candidato uma pesquisa em busca de ambientes e oportunidades de emprego que o ajudem a demonstrar sua empregabilidade e sua capacidade de se fixar em Manitoba como residente permanente. Em outras palavras, você estará em busca de locais onde possa morar e empregos cujas suas habilidades supram as necessidades do empregador. Vale lembrar que os custos da Visita Exploratória (alimentação, moradia, transporte e utilidades durante a pesquisa) são de responsabilidade do candidato.

Após realizar a visita exploratória, o candidato estará sujeito a receber duas condições: a visita poderá ter sido reprovada ou pré-aprovada. Se for reprovada, o candidato não poderá realizar sua aplicação à imigração pela Província de Manitoba. Por outro lado, quando a visita exploratória for pré-aprovada, o candidato passará por mais uma etapa do processo: uma entrevista com o oficial do MPNP. Ao final desta sessão de entrevistas, o candidato poderá receber um convite para realizar sua aplicação ao MPNP, por meio da Letter of Invitation. Atenção: o Governo de Manitoba deixa claro que somente a carta-convite (Letter of Invitation) emitida após a entrevista é a prova real de conexão do candidato com Manitoba.

As visitas exploratórias permitem que os trabalhadores qualificados outrora inelegíveis ao MPNP, possam estabelecer uma conexão com Manitoba – requerimento principal para a aplicação no programa de imigração da Província.

NOTA: A abertura dessa categoria é periódica e anunciada previamente pelo Governo da Província. Atualmente os pedidos para realização de Visitas Exploratórias em Manitoba estão encerrados e não há previsão de reabertura para o ano de 2014.

Pré-requisitos

Os interessados em participar das missões de recrutamento ou das visitas exploratórias, precisam atender aos seguintes pré-requisitos:

- Ter entre 21 e 45 anos de idade;
- O candidato precisa satisfazer ao Governo de Manitoba e ao MPNP de que não tem nenhuma forte conexão (por meio de emprego, estudos, amigos e familiares) com outra província canadense;
- Demonstrar empregabilidade e adaptabilidade requeridas para todos os candidatos ao MPNP;
- Ter concluído pelo menos um ano de educação de ensino superior ou programa de treinamento pelos quais recebeu um diploma ou certificado.
- Ter trabalhado por pelo menos dois anos em tempo integral nos últimos cinco anos e demonstrar sua habilidade em encontrar um emprego em Manitoba na mesma ocupação (incluindo um planejamento para conseguir certificações e licenças em caso de profissões regulamentadas);
- Demonstrar habilidade e intenção genuínas para se estabelecer economicamente na Província Canadense de Manitoba como residente permanente;
- O candidato precisa comprovar para MPNP, no ato de sua aplicação a essas categorias, resultados oficiais de um teste IELTS realizado nos últimos dois anos no qual tenha obtido pelo menos nota 5 em todas as categorias do teste e na média geral.

Para quem deseja mudar de país, Manitoba está de braços abertos para receber novos moradores e imigrantes que queiram se estabelecer no Canadá. As regras apresentadas acima contemplam apenas as classificações para trabalhadores qualificados que estejam fora do Canadá e da província de Manitoba. Existem ainda outros caminhos para se alcançar a residência permanente por Manitoba, como o Manitoba Exmployment, o Manitoba Experience e o Manitoba Suport, que podem ser ideais para os vários perfis de trabalhadores e estudantes que queiram imigrar para o Canadá.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist