Enfermagem – Profissão em alta no Canadá

Imagem: Internet

22 Aug Enfermagem – Profissão em alta no Canadá

Atualmente, existe uma grande demanda para enfermeiros em todo o Canadá. Por conta de uma recente mudança no programa de imigração, retornou a possibilidade para os enfermeiros que desejam imigrar para o Canadá, sem ser necessário possuir uma oferta de trabalho.

No último dia 01 de agosto, a Província de Quebec anunciou mudanças importantes no programa Quebec Skilled Worker (QSW), que possibilita a obtenção do visto canadense de residência permamente. Com a revisão do QSW, os enfermeiros que possuem maior grau de formação receberão mais pontos no quesito educação/área de formação, quando comparado ao programa  anterior.

Enfermagem em Quebec

Quebec é reconhecido pela rápida expansão dos serviços de saúde. Isto inclui a construção de dois grandes complexos hospitalares em Montreal, que deverão ser concluídas em 2015 e 2016, respectivamente.

A província tem tomado medidas para assegurar o crescimento no número de enfermeiros. O programa QSW, que é a principal fonte de imigração econômica para Quebec, recentemente reformulado, favorece a chegda de novos enfermeiros. Os profissionais de enfermagem podem, agora, conquistar 16 pontos no âmbito geral exigido pelo QSW (anteriormente eram 12). Isso representa uma maior quantidade de pontos que podem ser atribuídos a qualquer área de formação/campo de estudo.

Quebec geralmente coloca uma grande ênfase em requisitos como o domínio da língua francesa para pessoas que queiram imigrar. No entanto, muitos candidatos de enfermagem não necessariamente precisam aprender francês, a fim de receber pontos suficientes para imigrar por meio do programa QSW, graças à quantidade de pontos que receberá por sua formação profissional.

Enfermeiros em Quebec pode receber um salário médio que varia entre $50.000 e $60.000 por ano. Devido à escassez de enfermagem em toda a província, há muitas oportunidades para ganhar ainda mais do que isso.

Os candidatos aprovados para o programa QSW recebem residência permanente canadense. Os candidatos à imigrar como trabalhadores qualificados, devem ter uma intenção genuína de se estabelecer na província de Quebec. Uma vez que um residente permanente ao chegar no Canadá, recebe o direito e a liberdade de viver e trabalhar em qualquer uma das províncias e territórios canadenses.

Enfermagem no Canadá

A Associação de Enfermeiros Canadenses (Canadian Nurses Associations) prevê que até 2022 o Canadá necessitará al go em torno de 60 mil enfermeiros, a fim de suprir a escassez de trabalho. Os enfermeiros são muito procurados em todo o país, tanto em áreas urbanas, como rurais.

As principais áreas são:

  • Enfermeiros especializados (diálise, cardiologia, nefrologia…);
  • Enfermeiros Instrutores;
  • Enfermeiros psiquiátricos;
  • Técnicos de enfermagem;
  • Entre outros.

 

Segundo o governo canadense, os enfermeiros recebem, em média, 51 mil dólares/ano. No entanto, segundo a Associação da Enfermeiros de Ontário, enfermeiros de carreira na província podem fazer mais de $80.000. Na área de gerência clínica de enfermagem , os salários no Canadá podem alcançar $105.000 ao ano.

Além do programa QSW, os enfermeiros podem ser elegíveis para a imigração por meio de vários outros programas oferecidos pelo Governo Canadense.

Veja mais aqui: http://www.canadavisa.com/provincial-nomination-program.html