Grupo 1
Grupo 1
Hora de dizer tchau São Paulo e Oi Vancouver!

Hora de dizer tchau São Paulo e Oi Vancouver!

30 de setembro de 2013

Depois de seis meses de espera, as malas estão prontas para uma nova vida!

Dia quatro de outubro. Esse é o dia. Saio de São Paulo, faço escala em Toronto e, finalmente, chego em Vancouver, lugar que será minha casa por cinco meses. Esses últimos dias no Brasil estão sendo de despedida, chororô e muita emoção. Alguns desavisados, logo falam: “Como assim, decidiu do nada ir para o Canadá?”. Não, definitivamente, não foi do nada. Essa história começou há quase seis meses, quando respirei fundo e decidi que estava disposta a virar minha rotina do avesso para fazer um intercâmbio.

Desde de quando entrei na faculdade, em 2009, já havia decidido que, quando me formasse, queria passar um tempo fora do país. Foi em dezembro do ano passado, depois de quatro anos de espera e ralação, que dei adeus à vida de universitária e decidi que queria levantar voo. Deixei as festas de finais de ano passarem, e só em fevereiro comecei a pesquisar algumas coisas sobre o intercâmbio. A ideia, entretanto, era viajar apenas em julho, então, não tive pressa em procurar uma agência. Pobre engano. Hoje percebe que, quando antes você planeja, mais tempo você tem para acertar as coisas que dão errado no meio do caminho.

Minha primeira visita a agência de intercâmbio foi em abril. Entre as pesquisas que já havia feito, o Canadá era o primeiro em minha lista de preferências. Mas, mesmo assim, quis ver outras opções. Entre elas, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália. A decisão, porém, foi feita através do orçamento. No Canadá, era possível estudar mais horas com menor investimento.

Além disso, havia o programa de estudo e trabalho que, em seis meses, você estuda, obrigatoriamente, os três primeiros e pode trabalhar nos três restantes.

Achei que o processo de decisão até a data da viagem seria rápido. Porém, descobri que o visto para o Canadá demorava até 30 dias úteis para ficar pronto. Além disso, no meu caso, também havia outro problema. Estava com o passaporte vencido e a fila de agendamento na minha cidade estava com espera de um mês. Tive que esperar. Foi só em meados de maio, com o passaporte em mãos, que fechei o contrato.

Decidi pelos cursos de inglês e social mídia, que somavam cinco meses, decidi não optar pelo programa de estudo e trabalho e sim apenas pelo de estudo.

Antes de dar entrada no meu visto canadense, optei em também tirar o americano, já que valia a pena tê-lo para poder viajar. Nessa época, já havia marcado o embarque para sete de setembro. Estava com as datas justas. Para ajudar, tive mudanças no meu agendamento no Consulado Americano devido a greve geral que estava sendo anunciada em São Paulo. O tempo foi ficando mais apertado e, juntamente com a agência de viagem, decidi trocar a data de embarque.

Com uma entrevista tranquila, consegui o visto americano. Para agilizar, já havia separado todos os documentos para dar entrada ao canadense. Faltava apenas a carta de estudo da escola, já que havia trocado as datas. Mas era julho, época de férias, e a carta demorou cerca de três semanas para chegar.

Mais um atraso. Meu passaporte com o visto canadense só retornou na segunda semana de setembro. Foi difícil driblar o nervosismo nesse tempo. Com passagem comprada e cumprindo aviso prévio no trabalho, não queria mudar novamente meu embarque. Mas deu tempo.

Hoje estou aqui, acertando os últimos detalhes, arrumando as malas, abraçando forte as pessoas que amo. Sei que estou pronta para soltar as amarras e aproveitar os momentos que estão por vir. Entretanto, os medos agora são outros: do aeroporto, da imigração, das primeiras semanas em um país estranho... Da próxima vez que estiver escrevendo, provavelmente, já estarei numa nova casa, enfrentando um friozinho, e com muitas novidades sobre essa aventura!

Por Daniela Andrioli

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist