Grupo 1
Grupo 1
Mudança de Status – Quando ela se torna a melhor opção?

Mudança de Status – Quando ela se torna a melhor opção?

31 de julho de 2015

Primeiramente é importante ressaltar que ir como Turista para solicitar, do Canadá, a mudança de Status (De Turista para Estudo, por exemplo), nunca é a opção ideal, mas as vezes ela é necessária. Por que não é indicada? Porque o aplicante passará por dois processos seguidos, correndo os riscos de toda a aplicação em ter o visto negado por duas vezes, além de todos os gastos duplos.

O processo de mudança de status é como se fosse a primeira vez que você estivesse realizando um pedido de Visto Canadense, por conta disso, este trâmite não pode ser feito dentro do País (Inside Canada), ele tem que ser feito Outside, onde toda a documentação é enviada para o Consulado Canadense mais próximo fora do Canadá ou ao país de origem do aplicante, onde muitas vezes é a melhor escolha.

Por que necessito mudar o meu status?

Uma vez que você tenha chegado ao Canadá com um Visto de Turista (V-1 ou SX-1), a sua permanência máxima será de até 6 meses, a partir da data do carimbo de entrada, ou até a data estipulada pelo Oficial da Fronteira naquele momento (As vezes ele pode conceder uma estadia menor).

Estando no Canadá como Turista e tenha decidido, por exemplo, realizar um Curso em um College e/ou Universidade, você terá de solicitar um Visto de Estudo (S-1 ou SW-1). E este processo não é feito dentro do país, já que é uma solicitação de um novo tipo de visto e não apenas extensão da permanência.

Eu preciso deixar (Fisicamente) o Canadá?

Não, você não necessita deixar o Canadá, mas a sua documentação será encaminhada, incluindo o seu passaporte para, por exemplo, o Brasil. Sendo assim, você poderá realizar o exame médico (UpFront), mas sempre deixando claro que se o seu visto for negado o valor pago pelo exame (Entre CAD$250 e CAD$400) não será devolvido pelo consultório, além de tirar as fotos no tamanho ordenado pela Imigração, realizar o pagamento da taxa do Governo e do VAC Centre (Empresa terceirizada pelo consulado para enviar a sua documentação via Malote ao Consulado) – aqui no Brasil o VAC está presente em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, sendo administrado pela VFS Global*.

*IMPORTANTE: O VAC NÃO É PARTE DO CONSULADO E NÃO ESTÁ PERMITIDO REPASSAR INFORMAÇÕES REFERENTES AOS PROCESSO PARA O APLICANTE, ELES SÃO APENAS UMA BASE DE APOIO, TERCEIRIZADO PELO CONSULADO.

Qual o prazo de processamento?

O prazo de processamento, teoricamente, é o mesmo para as aplicações de Visto de Estudo, por exemplo, feitos no Brasil, sempre podem variar para mais ou menos. Normalmente o processo leva em torno de 8 semanas ou mais.

Quando é a melhor opção optar pela Mudança de Status?

Como dito anteriormente, não podemos dizer que é a melhor opção, mas em alguns caso, como por exemplo: O Aplicante irá realizar um curso de inglês (Pathway) antes da entrada no College, já se encontra com a carta de aceitação da escola de inglês em mãos com data definida, mas a Carta do College em si irá demorar mais que o previsto e ele não terá como esperar ou postergar a data do curso de inglês.

Sendo este curso de inglês com duração inferior à 24 semanas, o aplicante somente poderá solicitar o Visto de Turista e lá no Canadá, uma vez que tenha a LOA do College em mãos, poderá dar início ao Change of Status de Turista para Estudante.

O ideal sempre é já ir com o Visto “Final”, ou seja, no caso de quem irá para realizar um College e/ou Universidade, mas que tenha que fazer inglês antes, espere o máximo que puder e aplique com ambas as cartas.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist