Grupo 1
Grupo 1
O que é e como funciona a validação do diploma no Canadá?

O que é e como funciona a validação do diploma no Canadá?

20 de novembro de 2013

A validação do diploma é necessária para os estudos feitos em um país sejam reconhecidos em outro. Aqueles que querem exercer a profissão no Canadá devem passar pelo processo de reconhecimento do diploma, que é bastante burocrático, mas necessário para entrar no mercado de trabalho canadense.SmallDiplomaCertificate&CapTassel_fullSe a profissão em questão for regulamentada, ou seja, controlada pelas leis provinciais e territoriais (em alguns casos, leis federais), o reconhecimento do diploma será determinado pelo órgão regulador oficial da província. Encaixam-se neste quesito carreiras como arquitetura, engenharia, veterinária, psicologia, enfermagem, advocacia, nutrição, fisioterapia, entre outras.

Caso a ocupação não seja regulamentada, aquelas sem requerimento legal ou com restrição de prática, a validação do diploma ficará a critério do empregador. Nestas situações, a atuação do profissional é feita de forma voluntária. São exemplos de carreiras não regulamentadas: biologia, matemática, profissões relacionadas à administração, vendas, economia e outras.

Mas, atenção: as profissões regulamentadas e não regulamentadas podem variar de acordo com sua legislação. Verifique as áreas regulamentadas em cada região.

Os procedimentos para validação também dependem do governo de cada província, porém, basicamente consiste em testes e exames profissionais, cursos, certificações extras, trabalhar por um certo período com supervisão e fluência na língua inglesa (e francesa, se o interesse for pela província de Quebec).

A maior parte das profissões no Canadá não são regulamentadas. Em geral, os candidatos precisam demonstrar aos possíveis empregadores que possuem experiência e a formação necessária para fazer determinado trabalho. Mesmo não sendo regulamentada, a empresa pode pedir registro, licença ou certificado.

Apesar de os órgãos fornecerem informações sobre o que é preciso para exercer sua profissão no Canadá, a maioria deles não pode avaliar a situação e os diplomas dos estrangeiros antes de chegarem ao país. Ou seja, os candidatos devem ter em mente que o processo de validação do diploma é feito depois de chegarem e se estabelerecem em alguma província canadense.

Para saber as províncias onde existem órgãos que validem diploma de profissionais, acesse o site do Canadian Information Centre for International Credentials.

Os órgãos abaixo fazem a avaliação dos diplomas:

Comparative Education Service – CES

Escola de Educação Contínua da Universidade de Toronto

Tel: 1 416 978-2400

http://learn.utoronto.ca/ces

World Education Services-Canada (WES)

Tel: 1 416 972-0070

http://www.wes.org.ca

International Credential Assessment Service of Canada – (ICAS)

Tel: 1 519 763-7282

http://www.icascanada.ca

Se você quer imigrar para o Canadá e não sabe como, conte com a nossa consultoria!

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist