Grupo 1
Grupo 1
Toronto: aventuras e desafios

Toronto: aventuras e desafios

7 de outubro de 2015

Desafio da Immi Canadá aceito! A partir destas linhas compartilho o que ocorreu desde maio de 2014, mês e ano em que eu e meu marido deixamos a cidade de Jundiaí (São Paulo) e embarcamos com destino a Toronto, no Canadá. Trouxemos na bagagem uma única certeza: nossas vidas nunca mais seriam as mesmas. Nosso primeiro objetivo era estudar durante seis meses, assim os dois "trintões" resolveram encarar um intercâmbio.

Antes de entrarmos naquele avião da Air Canada, confesso que o processo de decisão de partir ou não foi até rápido, e optamos por investir nossas economias neste projeto de melhorar o segundo idioma e mergulhar numa outra cultura, e aqui especificamente, em muitas delas. Portanto, este cenário era composto por dois profissionais com o nível superior concluído, trabalhando, sem filhos, cansados da rotina (e da violência, do trânsito, etc) que se encorajaram a deixar o país por um tempo.

Não foi uma tarefa fácil! Eu comecei a sentir saudades antes mesmo de me despedir da família e dos amigos. Mas ao mesmo tempo, por amar viajar, estava querendo conhecer logo essa cidade a qual somente imaginava por ler materiais das agências do segmento, e também por blogs de pessoas que compartilharam suas experiências (assim como estou fazendo agora!).

Havia ainda uma referência positiva do Canadá, pois meu irmão fez o intercâmbio por quatro meses em Vancouver e adorou. Mesmo assim, o lado urbano de Toronto e como diz o meu marido o jeito “de uma São Paulo menor e mais organizada”, foi determinante na escolha. E uma programação que duraria seis meses teve início quando desembarcamos em terras canadenses naquele mês de maio.

“Mônica, não quero mais voltar!”

Acreditem, a intenção de “ficar” estava na frase que escutei do meu marido praticamente no momento que chegamos. Claro que achei um exagero, mas os meses foram passando, o curso fluindo, passeios, novos amigos e a vontade de permanecer mais um pouquinho aumentou.

Da dupla eu sempre fui a mais indecisa entre parar ou prosseguir, principalmente por sentir saudades da minha família. Mas essa sensação de viver livre de muitos medos e enxergar oportunidades, além da força que recebi nas sessões online de incentivos principalmente vindos dos meus pais, me encorajou a estender esse período e ir me apaixonando por Toronto.

Como assim?!

No início falei que o planejamento era de seis meses, certo? Pois bem, até o ano passado existia o programa em que era permitido estudar inglês e trabalhar legalmente por algumas horas, ou seja, com work permit. Infelizmente, agora este formato não existe mais, e em princípio foi o que nos ajudou a começar a ganhar a chamada "experiência canadense".

Para prolongamos nossa estadia, estudamos todas as possibilidades.  A opção que melhor nos atendeu foi o curso de pós-graduação. Assim, como eu já sou pós-graduada, meu marido fez a aplicação e por isso eu adquiri o direito de acompanhá-lo e ter a permissão de trabalho no país.

Toronto por Mônica

Hoje tenho alguns relatos de aventuras, e continuo aprendendo nesses muitos meses extras por estas terras, o que não tem preço. A vida fora do nosso país se revela um desafio diário, principalmente para quem veio pensando em logo voltar e foi ficando, ficando...

Ufa! Desta forma acredito que expliquei um pouco sobre como tudo começou por aqui. Descobri que cada pessoa que sai do Brasil trilha uma trajetória diferente, mas com muita coisa em comum, portanto o objetivo meu e de minhas companheiras deste blog é compartilhar histórias que com certeza em algum momento acabam se esbarrando. Estamos falando de luta, coragem, dificuldade, conquista... e de experiências inesquecíveis.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist