Imagine um lugar onde montanhas, campos e praias convivem em perfeita harmonia, formando cenários impressionantes e paisagens inesquecíveis. Some a esses fatores a hospitalidade de sua população e as belíssimas fauna e flora da região. É com esses atrativos que a Colúmbia Britânica – ou simplesmente BC (sigla em inglês para British Columbia) – encanta moradores e visitantes todos os anos.

bc

BC para todos: do turismo à residência permanente

A Colúmbia Britânica, por vezes também chamada de Colômbia Britânica, é uma das 9 províncias do Canadá, sendo a terceira maior em extensão e população e a mais ocidental de todas elas. Faz fronteira principalmente com o território de Nunavut, ao norte, e divide as maravilhosas Rocky Mountains (Montanhas Rochosas) ao leste com a província de Alberta. As Montanhas Rochosas e as praias banhadas pelas águas do Oceano Pacífico, ajudam a fazer de BC uma província conhecida especialmente por sua excêntrica beleza natural. Além disso, a província possui o maior número de parques e reservas naturais entre todas as outras regiões do Canadá. A movimentação de milhares de turistas por ano, que vem conhecer as belezas naturais da região, faz as áreas como o turismo e os transportes serem duas das principais atividades econômicas da província, assim como as indústrias agrícola, madeireira e portuária. É na região metropolitana de Vancouver, a maior cidade de BC e a terceira maior área metropolitana do Canadá, que se concentra grande parte de seus moradores, além do número considerável de habitantes na região de Victoria, a capital da província.

Além das famosas estações de esqui, localizadas principalmente na região da cidade de Whistler, as atrações noturnas das principais cidades da Colúmbia Britânica movimentam a vida de jovens moradores nativos da província, turistas, residentes temporários e estudantes de curta e longa temporada. BC respira jovialidade e tem uma vida social, cultural e econômica bastante agitada e diversificada; esses são alguns dos fatores que fazem pessoas do mundo todo escolherem a província como sua nova residência. Para quem tem interesse em começar uma nova vida ou mesmo continuar seus projetos em solo canadense, o ideal é conhecer mais sobre o British Columbia Provincial Nominee Program, ou Programa de Nomeação Provincial da Colúmbia Britânica (BC PNP na sigla em inglês). O BC PNP pode ser um excelente auxílio para alcançar a desejada residência permanente no Canadá, desde que candidato à imigração atenda aos critérios de qualificação exigidos pelo programa. Esses critérios são baseados nas necessidades sociais e de mercado apresentadas pela província.

Escolhendo BC como seu próximo lar!

Entender como funciona o Processo Provincial é extremamente importante para quem almeja fazer da Colúmbia Britânica seu próximo lar por meio deste programa. O BC PNP é um dos programas provinciais mais completos – e complexos – entre todos as outras províncias, o que não quer dizer que seja mais difícil se encaixar nos pré-requisitos do programa. Muito pelo contrário! Basicamente, o BC PNP se divide em duas categorias principais, que são:

– Skills Immigration: Applying as a Worker
(Imigração qualificada: aplicando como trabalhador qualificado)

– Business Immigration: Applying as a Entrepreneur
(Imigração de negócios: aplicando como Empreendedor)

Como cada uma dessas duas categorias do BC PNP tem suas particularidades, vamos dividir o texto sobre a província de British Columbia em duas partes. Nessa primeira parte falaremos especificamente sobre a categoria Skills Immigration – Imigração Qualificada.

Decifrando a Skills Immigration: Applying as a Worker

A categoria Skills Immigration do BC PNP tem como objetivo selecionar candidatos que possuam as habilidades, experiências e qualificações que possam atender às necessidades de mercado da Colúmbia Britânica. Essa categoria oferece várias possibilidades de qualificação; chamaremos essas possibilidades de subdivisões da categoria Skills Immigration. Dessa forma, o candidato precisa preencher os requisitos de pelo menos uma dessas subdivisões, enumeradas a seguir de A até E, para estar qualificado.

A) Skilled Workers (trabalhadores qualificados – gerentes, profissionais e especialistas): Para que o candidato possa se qualificar neste perfil, é necessário:
I) ter uma experiência de trabalho diretamente relacionada a ocupações elegíveis
classificadas nos níveis NOC 0 (zero), A ou B; caso esteja trabalhando em uma ocupação regulamentada que exija certificação, licenciamento ou registro, o candidato deve apresentar essas certificações quando realizar sua aplicação junto ao BC PNP;
II) ter uma oferta de emprego de tempo integral a partir de um empregador elegível e cujo salário lhe permitirá se estabelecer economicamente em BC; caso já esteja empregado, deverá comprovar que seu benefício salarial é capaz de manter sua saúde financeira em BC;
III) comprovar que você pode se sustentar (e aos seus dependentes, se houver) financeiramente na Província;
IV) ter ou ser elegível legalmente para imigrar para o Canadá.

B) Health Care Professionals (profissionais de assistência médica – médicos, enfermeiros registrados e outros profissionais de assistência médica)
Para candidatar-se ao BC PNP como profissional de assistência médica, é necessário:
I) desempenhar funções como: Médicos, Especialistas, Enfermeiros Registrados, Enfermeiros Psiquiátricos Registrados; ou ocupações nas seguintes áreas de serviços da saúde: Médico de Diagnósticos por Ultrassonografia, Clínico Farmacêutico, Técnico de Laboratório Médico, Técnico em Radiação Médica, Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas;

II) Para médicos ou especialistas: o candidato precisa ser patrocinado por uma das cinco autoridades regionais da Colúmbia Britânica ou pela Provincial Health Services Authority (Autoridade Provincial de Serviços da Saúde); é necessário ainda que o candidato tenha uma carta do College of Physicians and Surgeons of BC declarando que um médico supervisor desta entidade concedeu-lhe uma avaliação positiva;

III) Para enfermeiros registrados ou enfermeiros psiquiátricos registrados: é necessário ter uma oferta de emprego em tempo integral de uma das cinco autoridades regionais em saúde de BC ou pela Provincial Health Services Authority e ser registrado pelo College of Registeres Nurses of BC ou pelo College of Registered Psychiatric Nurses of BC;

IV) Para parteiras: a candidata precisa ter uma carta de confirmação de uma prática de grupo estabelecido na Colúmbia Britânica, confirmando sua adesão no grupo como parteira afiliada por um período de seis meses; também é necessário ser registrada no College of Midwives of British Columbia.

Atenção: os profissionais da área da saúde formados fora do Canadá precisam ser registrados e / ou terem qualificações sob os critérios da Autoridade Provincial de Serviços da Saúde de BC ou de entidades responsáveis por esse setor na província.

C) International Graduates (estudantes universitários internacionais):
Quem almeja fazer sua aplicação junto ao BC PNP como estudante universitário, deve ficar atento às seguintes condições:

I) Para Estudantes Internacionais Graduados no Canadá: A graduação pode ter sido realizada em qualquer universidade ou faculdade do Canadá, não sendo necessário apresentar uma experiência prévia de emprego para aplicar sua solicitação junto ao BC PNP como estudante universitário graduado no país. No entanto, para uma aplicação bem sucedida, é necessário ter uma oferta de emprego válida no ato de sua solicitação, que seja de período integral, em uma ocupação que exija uma qualificação universitária. O candidato precisa ainda: apresentar um certificado ou diploma de uma universidade ou faculdade canadenses desde que essas sejam, também, instituições de ensino reconhecidas pelo Governo do Canadá; apresentar, no ato de sua aplicação, uma oferta de emprego válida, de período integral, que exija formação universitária ou em uma faculdade canadense; a proposta deve contemplar ainda um salário que lhe permita estabelecer-se economicamente na Colúmbia Britânica; o candidato precisa também comprovar que pode manter-se (e aos seus dependentes, se houver) financeiramente na província e ser legalmente elegível para imigrar para o Canadá;

II) Para Estudantes Internacionais de Mestrado ou Doutorado: Os candidatos com pós-graduação em áreas das ciências são muito procurados por empregadores dos setores de tecnologia, saúde entre outras áreas. Recém-graduados em uma instituição de pós-gradução da Colúmbia Britânica, com um diploma de mestrado ou doutorado em ciências naturais, aplicadas ou ciências da saúde, podem ser elegíveis para o Processo Provincial de BC (BC PNP). Uma boa notícia é que o candidato que se qualifique nos critérios de mestrado ou doutorado, não necessita de uma oferta de emprego de um empregador para realizar sua aplicação junto ao BC PNP. No entanto, o candidato precisa: apresentar um diploma de mestrado ou doutorado, que tenha sido emitido há no máximo dois anos, por meio de uma instituição universitária ou faculdade elegível no processo provincial de BC; o mestrado ou doutorado necessita ser nas seguintes áreas: Agricultura, Ciências Biológicas e Biomédicas, Ciências da Computação e Informação, Engenharia, Engenharia de Tecnologia, Ciências Clínicas, Matemática e Estatísticas, Pesquisa e Conservação de Recursos Naturais, Ciências Físicas; o candidato deve apresentar uma comprovação de sua intenção de residir em BC e deve ainda ser legalmente elegível para imigrar para o Canadá.

D) Entry-level or Semi-Skilled Workers (Trabalhadores semi-qualificados): o candidato que esteja trabalhando em uma ocupação semi-qualificada, pode ser elegível para o Programa de Nomeação Provincial da Colúmbia Britânica (BC PNP). Para isso, é preciso atender alguns critérios que são: trabalhar em uma ocupação específica nas áreas de turismo e hospitalidade, transporte de cargas (caminhões) ou na indústria de processamento de alimentos; trabalhar em uma ocupação dos níveis NOC C ou D na região de desenvolvimento do Nordeste da província. O candidato deve ainda atender aos seguintes critérios: ter experiência de trabalho de tempo integral em BC em uma ocupação elegível ao processo durante os 9 últimos meses antes de sua aplicação; as ocupações elegíveis nesse processo são: Turismo e hospitalidade, Transporte Rodoviário de Cargas e Processamento de Alimentos. Observação: caso o candidato decida por trabalhos na Região Nordeste da província, todas as profissões dos níveis NOC C ou D são elegíveis, exceto live-in caregiver; é necessário ter ainda uma proposta de emprego válida a partir de um empregador elegível e que garanta um salário que possibilite o estabelecimento econômico do candidato na província; o candidato precisa comprovar que pode manter-se (e aos seus dependentes, se houver) financeiramente na província;
o candidato precisa ter pelo menos 12 anos de escolaridade (nível secundário – equivalente ao ensino médio no Brasil) e qualquer certificação exigida localmente para o cumprimento de sua ocupação (como certificados de treinamento, por exemplo); é necessário comprovar sua proficiência em inglês (no caso dos candidatos que ocupam profissões nos níveis NOC C ou D) e ser legalmente elegível para imigrar para o Canadá.

E) Entry-level or Semi-Skilled Workers who are Living in the Northeast region of the province (Trabalhadores semi-qualificados que residem na região Nordeste da Província): é elegível nesse perfil o candidato que desempenha ocupações profissionais no Nordeste da Colúmbia Britânica, em qualquer ocupação do NOC C ou D. Normalmente essas ocupações exigem escolaridade completa a nível de segundo grau, além de um treinamento específico para a ocupação do trabalhador e/ou um treinamento presencial durante a execução do trabalho. Os candidatos devem atender aos requerimentos da seção anterior (Entry-level or Semi-Skilled Workers), incluindo:
I) nove meses de emprego em período integral com auxílio do empregador antes da data de aplicação;
II) escolaridade mínima exigida pela categoria (segundo grau completo – equivalente ao ensino médio no Brasil);
III) comprovação de proficiência em inglês;

Você observou aqui cada um dos requisitos das subdivisões da categoria Skills Immigration, uma das componentes do processo de imigração provincial da Colúmbia Britânica. Se você se encaixou em pelo menos uma dessas subdivisões e o seu sonho é começar uma nova vida no Canadá, prepare as malas! Unindo excelente qualidade de vida a níveis nacionais e mundiais ao seu excelente mercado interno, British Columbia prepara as oportunidades ideais para quem quer começar um plano a curto ou longo prazo em terras canadenses, além de aproveitar a oportunidade de conviver em uma sociedade multicultural, cosmopolita e bastante receptiva.

Se você não se enquadrou em nenhuma dessas possibilidades, não se preocupe! Em breve descobriremos mais da encantadora Colúmbia Britânica com as regras da segunda categoria do BC PNP: Business Immigration – Applying as a Entrepreneur.

Comentários Facebook