10 anos de festival de cinema brasileiro em Toronto!

O Canadá definitivamente está em alta quando o assunto é cinema. Seja servindo de cenário com as suas belas paisagens, através de atores e atrizes canadenses de sucesso (como por exemplo, Jim Carrey e Michael J. Fox) ou ainda pelos diversos festivais que fazem com que tenha mais visibilidade as produções de diversas partes do mundo. O Brasil também está presente neste contexto, e o ano de 2016 está marcado pela comemoração de 10 anos do BRAFFTV (Brazilian Film and Television Festival of Toronto), o festival brasileiro de cinema.

A programação acontece de 13 a 16 de outubro de 2016, no complexo Carlton Cinema que fica na Carlton Street (bem próximo à estação de metrô College). Este tradicional evento traz filmes produzidos no Brasil, com legendas em inglês, atraindo assim entre pessoas de várias nacionalidades, principalmente por ser em uma cidade tão multicultural quanto Toronto (na província de Ontário). A entrada é gratuita, sendo que os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão, e entregues de acordo com a ordem de chegada.

brafftv3

Filmes de 2016

Comemorando o seu décimo aniversário, os organizadores do BRAFFTV programaram para a abertura oficial do evento (que será no dia 13 de outubro) o curta-metragem “Blurred Lines” (direção de Vanessa Reuter). Na sequência, tem o longa “Chatô: O Rei do Brasil”, dirigido pelo também ator Guilherme Fontes: trata-se de uma obra de ficção sobre o conhecido “magnata da comunicação”, Assis Chateaubriand, baseado no livro homônimo escrito por Fernando Morais.

Nos outros dias a agenda prossegue com títulos como “Olhos de Botão” (ficção/direção de Marlom Meirelles), “Big Jato” (drama/ dirigido por Claudio Assis), “O Outro Lado do Paraíso” (drama/direção André Ristum), entre outros. Também será exibida a comédia romântica “De Onde Eu Te Vejo”, de Luiz Villaça, que foi último filme feito pelo ator Domingos Montagner, que na história forma um casal com a atriz Denise Fraga.

Já no encerramento (dia 16) será apresentado o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” (de Cláudio Lobato e Paola Vieira), que retrata o coletivo artístico chamado Nuvem Cigana na década de 70, no Rio de Janeiro. Confira a programação completa deste festival brasileiro em Toronto, o BRAFFTV, a seguir:

 

Dia 13 de outubro (quinta-feira)

Sessão de Abertura – 19 horas

“Blurred Lines” (curtíssima/4 min/2015) – Direção: Vanessa Reuter

“Chatô: O Rei do Brasil” (ficção/105 min/2015) – Direção: Guilherme Fontes

Dia 14 de outubro (sexta-feira)

Mostra Pernambuco – 19 horas

“Olhos de Botão” (ficção/18 min/2015) – Direção: Marlom Meirelles

“Big Jato” (drama/96 min/2015) – Direção: Claudio Assis

21h30

“Os Olhos de Arthur” (drama/15 min/2016) – Direção: Allan Deberton

“Um Homem Só” (comédia/88 min/2014) – Direção: Claudia Jouvin

Dia 15 de outubro (sábado)

19 horas

“O Outro Lado do Paraíso” (drama/100 min/2016) – Direção: André Ristum

21h30

“Walter do 402” (comédia/Drama/2016) – Direção: Breno Ferreira

“De Onde Eu Te Vejo” (Romance-Comédia/90 min/2016) – Direção: Luiz Villaça

Dia 16 de outubro (domingo)

Curtas BRAFFTV – 17 horas

“Dá Licença de Contar” (drama/17min/2016) – Direção: Pedro Serrano

“Rosinha” (comédia/14 min/2016) – Direção: Gui Campos

“Viúva Alegre” (comédia/12 min/2016) – Direção: Luis Antonio

“Sal” (drama/15 min/2016) – Direção: Diego Freitas

“Afonso é uma Brazza” (documentário/24 min/2015) – Direção: Naji Sidki e James Gama

“Até a China” (animação/14min/2015) – Direção: Marcelo Marão

19 horas

“As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” (documentário/82 min/2016)

Direção: Cláudio Lobato e Paola Vieira

Obs. Não esqueça que, embora a entrada seja gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, entregues por ordem de chegada!

Video, movie, cinema concept. Retro camera, reels, clapperboard

Você sabia?

No último mês, a cidade de Toronto movimentou também o mundo do cinema em mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, o TIFF. Este evento todos os anos traz alguns dos principais filmes, inclusive os que concorrem a prêmios importantes, como o Oscar. A ação literalmente pára a região das King e John Streets, próximo à estação de metrô St Andrew.

Encontros com as equipes de produção e atores, diversas salas especiais de exibição, estrelas desfilando no tradicional tapete vermelho e ações promocionais de várias marcas fazem parte deste festival, que ocorre mês de setembro. O TIFF já existe há mais de 40 anos e é uma das programações que mais recrutam voluntários (oportunidade para os cinéfilos). Nesta última edição do festival, um dos destaques brasileiros foi o filme “Aquarius” dirigido por Kleber Mendonça Filho, que contou com a atriz Sonia Braga no elenco.

E se você gosta de cinema, saiba que cidades como Vancouver, por exemplo, estão no roteiro de cineastas, portanto, ao andar por suas ruas pode dar de cara com a gravação de uma cena da ficção, sabia? Não deixe de ler também a matéria O Cinema se rende a Toronto e conhecer uma lista de artistas canadenses famosos deste universo clicando aqui.

Extra!!

E veja ainda mais alguns links de festivais relacionados ao cinema, televisão e mídias sociais que serão realizados ainda este mês de outubro na cidade de Toronto:

Reelworld Film Festival (de 12 a 16 de outubro)

Toronto After Dark Film Festiva (de 13 a 21)

ImagineNative Film Festival (de 19 a 23)

Buffer Festival (de 20 a 23)

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.