Grupo 1
Grupo 1
Library Champions Project: uma iniciativa da VPL

Library Champions Project: uma iniciativa da VPL

4 de fevereiro de 2016

No final de 2015 a Immi Canada recebeu o contato da Erika Piatto, que faz atividades de voluntariado na biblioteca pública de Vancouver. Ela é brasileira, tendo chegado em Vancouver há relativamente pouco tempo, e suas atividades são focadas em um projeto chamado Library Champions Project, que tem como objetivo principal fornecer informações e serviços a recém-chegados e novos imigrantes.

O texto de hoje, escrito a quatro mãos com o auxílio da Erika, vem apresentar essa parceria entre o Library Champions Project e a Immi Canada.

Vamos falar um pouco a respeito do projeto e, claro, da experiência dela também, como voluntária, aqui no Canadá.

 

A importância do voluntariado no Canadá

Por Erika Piatto

Ações de voluntariado são sempre muito valorizadas, principalmente em países economicamente bem desenvolvidos, como o Canadá, em especial, onde o voluntariado tem um peso extra tanto para o bem-estar da sociedade quanto para o currículo do voluntário. Aqui, as pessoas valorizam o quanto cada indivíduo colabora para a construção de sua comunidade. São as pessoas da própria comunidade que a constroem, com o objetivo conjunto de contribuir para uma sociedade cada vez melhor para todos.

Foi com esse conceito admirável e com o intuito de poder ajudar a comunidade da qual eu hoje faço parte que fui em busca de opções de voluntariado em Vancouver, cidade onde vivo (e confesso que adoro!).

Existem centenas de milhares de vagas abertas, em diversos tipos de órgãos e empresas, para os mais diversos segmentos e nas mais diversas funções. A grande maioria das vagas está publicada em um site chamado govolunteer.ca. O meu caso de voluntariado foi aliado a algo de que gosto bastante: biblioteca! Através da Vancouver Public Library, conheci um projeto de ações de voluntariado e identifiquei uma incrível oportunidade: o Library Champions Project.

Esse é um projeto que foi desenvolvido especialmente para imigrantes recém-chegados na Colúmbia Britânica, e tem como objetivo levar ao conhecimento de toda a população (principalmente esses recém-chegados) os mais diversos recursos disponíveis gratuitamente nas bibliotecas da grande Vancouver. E foi assim que eu conheci esse projeto da New to BC e me candidatei, sendo então selecionada para participar.

O projeto de que faço parte tem como foco promover as bibliotecas como um todo, especialmente a Vancouver Public Library, que é a biblioteca central, embora sejam 22 unidades espalhadas pela cidade. A VPL conta com 9 andares, sendo 7 deles abertos ao público, e o prédio da VPL tem uma cobertura verde, com um jardim sustentável composto por 2.600 m2 de área plantada. A biblioteca recebe mais de 7 milhões de visitantes por ano, conta com aproximadamente 500 mil membros e possui quase 10 milhões de itens como livros, e-books, CDs, DVDs, revistas, jornais, tudo isso disponível em diversos idiomas.

São muitos os benefícios da Vancouver Public Library:

  • Acesso a todo o acervo físico e digital (10 milhões de itens);
  • Participação em workshops e palestras diversas (onde, além de aprender, é possível conhecer mais sobre a comunidade);
  • Acesso aos principais jornais e revistas do mundo;
  • Acesso completo a recursos digitais da biblioteca: computadores, internet e estúdios profissionais para filmar, gravar músicas, mesas de edição e muito mais.

Se tem algo que eu realmente gostaria de dividir com aqueles que estão chegando ou estão por chegar aqui é o quanto a cultura canadense tem me ensinado e o quanto tem sido divertido e enriquecedor fazer parte desse processo!

Fazer parte do projeto Library Champions tem sido incrível, pois, além dos benefícios que citei acima, levar conhecimento e participar, de alguma forma, dos mais diversos estágios da vida de tantas pessoas recém-chegadas é algo que eu levarei para sempre no meu coração.

Voluntariado é uma excelente porta de entrada inclusive para o mercado de trabalho, pois é uma atividade que conta como experiência canadense. Portanto, se você gosta de conhecer pessoas, tem vontade de ajudar a construir uma comunidade mais igualitária para todos e busca ter experiência de trabalho canadense para poder ingressar no mercado aqui, uma oportunidade de voluntariado no Canadá pode ser um ótimo ponto de partida e certamente será uma experiência inesquecível.

 

Library Champions em Praia Grande

 

No dia 6 de dezembro, a Erika foi para Praia Grande apresentar o projeto Library Champions no Rotaract. A apresentação contou com cerca de 50 participantes, todos interessados em estudar ou em imigrar para o Canadá! Um dos participantes ganhou de brinde uma consulta com a Immi Canada, que foi sorteada no dia do evento.

Confira as fotos do evento!

 

Erika1

Erika2

Erika3

Erika4

 

The Library Champions Project

T37583Portuguese_NewToBC_OnePager

Através de suas atividades junto ao projeto Library Champions, a Erika tem contato com a pessoa que é a coordenadora desse projeto, Helene Rasmussen, que ofereceu seu depoimento para que pudéssemos conhecer mais a respeito do projeto, segundo sua visão. Seu texto segue logo a seguir, traduzido para o português pela nossa equipe:

O voluntariado é um elemento chave na sociedade canadense. O engajamento em uma atividade voluntária é um dos mais importantes valores para os canadenses, pois oferece uma contribuição significativa para a qualidade de vida comunitária. Voluntários fazem uma diferença bastante pronunciada através de seus serviços para a comunidade.

O projeto Library Champions oferece uma oportunidade para que novos imigrantes se engajem, como voluntários, no envolvimento com a comunidade, entrando em contato com recém-chegados a fim de promover a informação a respeito das muitas maneiras pelas quais as bibliotecas públicas podem oferecer suporte para a adaptação ao Canadá.

Os voluntários do Library Champions trazem recursos valiosíssimos para esse importante trabalho: sua língua materna e facilidade de comunicação, sua compreensão a respeito da cultura [dos países de onde vieram os imigrantes], e sua habilidade em estabelecer networks significativas com comunidades de imigrantes. Nossos voluntários estão fazendo uma diferença concreta e importante nas vidas de imigrantes que entram em contato com o projeto, e tudo isso ao mesmo tempo em que eles próprios se beneficiam dos muitos conhecimentos e das conexões que estabelecem enquanto estão envolvidos com o projeto.

“Participar do projeto Library Champions está sendo muito enriquecedor para mim, tanto profissionalmente quando pessoalmente”, comentou um participante. “Esse é o projeto mais significativo do qual eu já participei desde que cheguei”. “É uma experiência fantástica para mim. Eu sinto que faço parte de algo muito grande. Tenho muito orgulho disso”, outros disseram. Essas palavras ilustram bem a maneira pela qual essa experiência de voluntariado beneficia tanto os recém-chegados que entram em contato com o Library Champions e os próprios participantes.

Como facilitadora, eu considero profundamente recompensador testemunhar o impacto que o projeto tem, tanto para os participantes que contribuem com seu compromisso quanto para os recém-chegados que temos o prazer de auxiliar. Participar do projeto tem sido uma das melhores experiências da minha carreira, pois posso fazer parte de uma iniciativa que inspira o nível de engajamento e entusiasmo que podemos ver nos nossos Library Champions.

 

Para saber mais a respeito do projeto Library Champions, confira os seguintes links:

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist