Grupo 1
Grupo 1
2016: Toronto se despede de uma loja histórica!

2016: Toronto se despede de uma loja histórica!

30 de dezembro de 2016

As portas da loja “Honest Ed’s” se abriram em 1948 e irão fechar no último dia do ano de 2016. O gigantesco espaço que fica bem na esquina da Bloor Street West e a Bathurst, se tornou um tradicional ponto da cidade de Toronto nas últimas décadas. Ed Mirvish era o seu antigo proprietário, o famoso “Ed Honesto” traduzindo literalmente o nome comercial. Embora ele tenha falecido há algum tempo (em 2007), a sua trajetória, fotos e frases foram sempre presentes em várias partes da agitada loja de barganhas.

Este comércio bastante popular se destacou por diversos motivos, entre eles por seu visual: uma imponente fachada com um letreiro super iluminado, cartazes coloridos feitos à mão para anunciar as promoções nas vitrines, além da presença de senso de humor por todos os lados. Ao entrar na “Honest Ed’s” o consumidor se surpreende com um labirinto de corredores e escadas, que tem aspecto antigo e bagunçado, cheio dos mais diversos produtos à venda, desde canecas com os símbolos do Canadá, roupas, sapatos, brinquedos, alimentos e chegando a ter até um caixão!

 

Portanto, principalmente quem se arrisca a ir pela primeira vez não consegue simplesmente “dar uma passadinha” na loja, pois a mistura de prateleiras e cabideiros, em meio a um cenário decorado com imagens relacionadas a filmes antigos em preto e branco, deixa a sensação de uma volta ao passado. Assim, ir até o local é sinônimo de gostar de explorar o ambiente e estar disposto a caminhar bastante para tentar conferir tudo. Afinal, são dois prédios cheios de itens (vários deles vendidos por $1,99), com a possibilidade de passar de um para o outro por intermédio de uma ponte.

Fatos curiosos

- Antigamente, a “Honest Ed’s” conseguia reunir uma verdadeira multidão em datas especiais como o Natal, por exemplo. Nesta época era preparada uma animada festa, havia a distribuição de brindes e durante um bom tempo o antigo dono deu até mesmo perus para as ceias de seus consumidores. Essas estratégias de marketing aumentaram rapidamente a popularidade do local.

 

- Muitas homenagens foram feitas ao longo deste último ano de funcionamento do comércio, entre elas, o TTC (Toronto Transit Commission, responsável pelo transporte público de Toronto), utilizou o formato dos cartazes tradicionais da loja nas sinalizações da estação de metrô Bathurst.

 

- Diversos colecionadores compraram este ano os cartazes de divulgação originais da loja, bem como guardaram os folders tradicionalmente distribuídos com as ofertas vigentes. Especialmente o último deles, que foi uma edição histórica bastante procurada para ficar como recordação.

 

- Segundo uma entrevista recente feita por David Mirvish, filho de Ed, para o seu pai as empresas deveriam atender às necessidades das pessoas e se passasse a não fazer isso, não mereceriam sobreviver. Além da atuação no mercado do varejo, em 1963 o famoso Ed comprou e restaurou o teatro Royal Alexandra, em Toronto, e hoje a sua família é dona de um total de quatro teatros na cidade.

No interior da loja a inspiração vinha do cinema

No interior da loja a inspiração veio do cinema antigo

E depois que fechar, como será o local no futuro?

Na verdade a venda desta área nobre foi feita em 2013, porém a loja funcionou ainda estes últimos anos mantendo suas principais características. Segundo o “BlogTO”, depois de encerradas oficialmente as atividades haverá a demolição do espaço e está em discussão a construção de um bairro residencial formado por edifícios em torno de um novo mercado público, que será denominado Mirvish Village. Este projeto inclui unidades comerciais, estúdios de artistas, local para eventos, entre outros, conforme matéria “Honest Ed's to become public market & rental housing”.

Ainda de acordo com este importante site de Toronto, no mês de fevereiro de 2017 será realizada uma programação especial para marcar o encerramento das atividades deste ponto comercial tradicional, incluindo uma grande festa e diversas ações culturais com diferentes artistas. E assim se encerra um capítulo da história da cidade…

 

 

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist