Tomar a decisão de sair do Brasil é uma coisa. Escolher o país de destino é outra, completamente diferente. Ou talvez nem tanto assim. Quem quer imigrar geralmente já tem alguns países em mente.  Alguns fatores chamam mais a atenção do que outros, e, embora isso varie de pessoa para pessoa, pode ser tanto o idioma e a cultura quanto as oportunidades de estudo, emprego e crescimento profissional em geral. Independentemente dos motivos da escolha, ousamos dizer que o foco de um processo de imigração é ir para um país de primeiro mundo!

Em dois textos, vamos mostrar as 30 principais razões pelas quais o Canadá é o melhor destino para imigrar. Se você não se apaixonar até o final do texto com certeza terá várias razões muito boas para considerar o Canadá em sua lista! Vamos lá!

 

1) O Canadá é o país com a melhor reputação do mundo
Segundo uma pesquisa realizada anualmente com diversos países pelo Reputation Institute, o Canadá foi considerado o país com a melhor reputação do mundo em 2015, seguido pela Noruega e pela Suécia. O Brasil está em 26o lugar, abaixo de Taiwan e da República Tcheca. Não precisamos falar muito sobre isso, não é mesmo?

 

2) O Canadá é o 2o melhor país do mundo para se viver
De acordo com uma pesquisa apresentada em janeiro deste ano no Fórum Econômico Mundial em Davos, o Canadá é o segundo melhor país do mundo para se viver, atrás apenas da Alemanha. A pesquisa analisou 60 países e levou em consideração 75 fatores, sendo que o Canadá foi considerado particularmente bem posicionado em fatores como cidadania, empreendedorismo e abertura para negócios.

 

3) O Canadá é um país aberto à imigração
O Canadá não só recebe imigrantes de braços abertos como tem uma real necessidade de convidar pessoas de outros países, porque sofre com escassez de mão de obra. As cidades canadenses estão crescendo e tendo mais presença econômica no mundo, mas a população nativa do país não cresce em ritmos acelerados, e por isso a solução é atrair os melhores profissionais ao redor do mundo para fortalecer a economia. Para isso, o país conta com vários atrativos, incluindo uma série de serviços gratuitos voltados para imigrantes, que auxiliam com vários aspectos, desde a proficiência no idioma até a busca por empregos.

 

4) Existem mais de 50 programas de imigração para o Canadá
Fala-se muito sobre o Express Entry, principalmente nas redes sociais, mas ele nem de longe é o único programa de imigração disponível. Existem programas federais e provinciais, além de possibilidades alternativas, como imigração através de estudos, sponsorships… as opções são muitas mesmo! Nós oferecemos uma avaliação de perfil detalhada, em que vemos fatores como educação e experiência de trabalho, para verificar qual programa de imigração seria o ideal para você!

 

5) O Canadá está à frente em questões de igualdade de gênero e luta contra a discriminação
Você sabia que no Canadá é ilegal fazer perguntas relacionadas a gênero, religião, orientação sexual, etc. durante a entrevista de emprego? Aqui, os empregadores não podem nem mesmo perguntar a idade do cadidato (mas podem perguntar se tem mais de 18 anos), pois isso pode ser considerado base para preconceito. Cantadas na rua? Não mesmo! Por aqui o respeito é levado a sério, assédio é crime e não é visto como “uma característica cultural”, como muitas vezes é no Brasil. Uma curiosidade: o Canadá foi o 4o país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo!

 

 

6) A natureza canadense é exuberante
Com cenários dignos de serem narrados por David Attenborough, o Canadá possui destinos para todos os amantes da natureza: montanhas, praias, planícies, desertos, canyons… O clima canadense, que pode variar bastante também, permite que todos os aventureiros se realizem por aqui: desde o surf até o montanhismo, passando pelos esportes de inverno, é claro!

 

7) O transporte público canadense é muito eficiente
Quem está acostumado a andar de carro no Brasil e de repente precisa pegar um ônibus ou um metrô leva um choque, não é mesmo? No Canadá muitas pessoas preferem usar o transporte público, principalmente no centro das grandes cidades. Eficiente, pontual e em boas condições, o sistema de transporte público canadense é exemplar, e isso é acentuado pelas pessoas que o utilizam, respeitando muito bem as regras de convivência e as leis de trânsito em geral.

 

8) No Canadá, a inflação não passa dos 2%
O Canadá utitliza um sistema conhecido como inflation targeting para controlar a inflação. O sistema vem tendo sucesso desde a sua implementação, da década de 1990, permitindo que o país possa contar com estabilidade financeira para seus cidadãos.

 

9) A educação é um assunto sério para o Canadá
De acordo com o Social Progress Index, que analisa uma série de países todos os anos seguindo vários itens, como saúde, bem-estar e educação, o Canadá possui o 7o melhor sistema de ensino do mundo, sendo que o Brasil está em 38o lugar. No Canadá, 99% das pessoas são alfabetizadas, e o país investe 5.4% de seu PIB em educação.

 

10) O Canadá possui incontáveis oportunidades de trabalho
Para todos os níveis educacionais, o Canadá oferece oportunidades de emprego com salários competitivos. A regra continua sendo a de que é melhor ter treinamento especializado, porém não é necessário ter um doutorado para conseguir um bom salário. O Canadá também dá bastante ênfase para profissões técnicas, ou trades, como metalurgia e mecânica, por exemplo.

 

 

11) Os salários no Canadá permitem uma vida confortável
O Canadá tem salários mínimos que são diferentes de acordo com a província. Em todas elas, no entanto, é possível arcar com todas as despesas utilizando apenas um salário mínimo. É claro que quem ganha o mínimo provavelmente não irá viajar muitas vezes por ano e provavelmente precisará dividir o apartamento com um roommate, mas ainda assim conseguirá pagar todas as contas. Uma curiosidade: alguns canadenses preferem morar com roommates mesmo ganhando o suficiente para pagar 100% do aluguel. É uma questão de preferência, nem sempre de necessidade.

 

12) Os canadenses são um povo muito simpático
Canadenses têm fama de serem muito educados, de sairem por aí falando “com licença”, “por favor” e “obrigado”. Isso tudo é verdade. A maioria dos canadenses irá parar para ajudar um turista perdido, e, para eles, o fato de você se atrapalhar com o inglês de vez em quando só prova que você na verdade tem a vantagem de saber falar mais de um idioma.

 

13) A segurança no Canadá é surreal
Desde pessoas que usam tranquilamente os seus laptops de última geração nos metrôs e cafés até casas sem portões e sem grades: o Canadá é famoso por ser um país seguro. A força policial está sempre presente nas cidades e sempre à vista do cidadão. Um policial canadense fará todo o possível para proteger as pessoas de bem. Além disso, a própria cultura canadense tem base na confiança.

 

14) A cultura canadense é baseada no respeito
Canadenses em geral não dão importância para aparências, e preferem conhecer as pessoas por meio de conversas antes de emitirem uma opinião sobre elas. Por aqui todas as pessoas são iguais, e o empresário e o faxineiro vão aos mesmos restaurantes e pegam os mesmos ônibus. Trabalhar no McDonald’s não é visto como uma coisa negativa, muito pelo contrário. Todo trabalho é trabalho, e todo mundo é membro produtivo da sociedade.

 

15) A saúde pública canadense é motivo de inveja
Com planos de saúde provinciais, residentes permanentes e cidadãos canadenses não precisam se preocupar com contas de consultas médicas ou emergências. Alguns itens, como check-up anual no dentista ou no oftalmo (aqui os optometristas são mais comuns) não são necessariamente cobertos, mas a grande maioria das empresas fornecem planos adicionais para seus funcionários que contam com cobertura adicional para os serviços que os planos provinciais não cobrem.

 

Fique atento para não perder as próximas 15 razões para imigrar para o Canadá!

 

Quer saber mais sobre como imigrar para o Canadá? Entre em contato conosco!

 

Veja também:

 

30 razões para imigrar para o Canadá (Parte II)

 

 

Comentários Facebook