Tomar a decisão de sair do Brasil é uma coisa. Escolher o país de destino é outra, completamente diferente. Ou talvez nem tanto assim. Quem quer imigrar geralmente já tem alguns países em mente.  Alguns fatores chamam mais a atenção do que outros, e, embora isso varie de pessoa para pessoa, pode ser tanto o idioma e a cultura quanto as oportunidades de estudo, emprego e crescimento profissional em geral. Independentemente dos motivos da escolha, ousamos dizer que o foco de um processo de imigração é ir para um país de primeiro mundo!

São tantos os motivos para vir para o Canadá que precisamos dividir o texto em dois! Vamos falar agora sobre as outras 15 principais razões pelas quais o Canadá é o melhor destino para imigrar. Se você não se apaixonar até o final do texto com certeza terá várias razões muito boas para considerar o Canadá em sua lista! Vamos lá!

 

16) O Canadá possui um alto padrão de vida
Como país de primeiro mundo, o Canadá fornece para seus cidadãos e residentes permanentes vários serviços administrados pelos governos federal e provinciais, o que faz com que todos tenham oportunidades iguais, principalmente quanto a saúde e educação. Tanto que o Canadá é considerado o sexto país mais feliz do mundo. Salários competitivos e justos e inflação controlada abaixo de 2% são indicativos de que os canadenses possuem maior liberdade econômica. De acordo com o Better Life Index, 89% dos adultos no Canadá possuem educação superior, o que também reflete em maiores chances de empregabilidade. Itens como segurança, moradia e bem-estar subjetivo são significativos no país.

 

17) No Canadá não existe um abismo em termos de renda
Com salários mínimos calculados com base no custo de vida real de cada província e território, o Canadá sai na frente na questão da diferença entre as classes sociais, que não chega nem perto de ser tão grande como é no Brasil. Com salários justos e muitas oportunidades de emprego, sem falar no preço dos bens de consumo, que também são calculados de forma justa, o canadense conta com uma liberdade econômica ampla. Além disso, a mobilidade social por meio do trabalho e do crescimento profissional é acessível para todos.

 

 

18) O país investe em ciclovias e muitos ônibus são elétricos
Com muitas campanhas defendendo o uso da bicicleta como meio de transporte, temos no Canadá uma gigantesca rede de ciclovias, interligando várias partes das cidades e fazendo com que as viagens sejam mais seguras para os ciclistas. Leis específicas em favor dos ciclistas também são colocadas em prática nas cidades canadenses. O objetivo com essas ações é diminuir o número de carros nas ruas, fazendo com que as pessoas escolham opções de transporte mais ecológicas. É por isso também que vários ônibus no Canadá são elétricos, como em Vancouver, por exemplo, que conta também com ônibus a gás natural e com baixa emissão de poluentes.

 

19) O Canadá adota tradições de muitas culturas diferentes e abraça a diversidade
Aberto a imigrantes, o Canadá é famoso mundialmente por incluir em sua cultura elementos das várias nacionalidades que o compõem, vivendo no dia a dia a prática do multiculturalismo, que também é uma política adotada oficialmente pelo governo canadense durante as décadas de 1970 e 1980. O país têm como ênfase o igualitarismo e a inclusão para todas as pessoas, e a influência das culturas dos imigrantes pode ser claramente vista nos hábitos alimentares: restaurantes japoneses, coreanos, indianos, tailandeses, vietnamitas e mesmo brasileiros são abudantes por aqui.

 

20) O Canadá possui algumas das melhores universidades do mundo
A Universidade de Toronto e a Universidade de British Colúmbia são as melhores do Canadá, sendo que o país conta também com algumas das melhores instituições politécnicas da América do Norte, como a BCIT (British Columbia Institute of Technology), por exemplo. Em suma, o Canadá é um ótimo destino para os estudos.

 

21) Crianças bilíngues apresentam funções cognitivas superiores
Quem acha que crianças pequenas podem se confundir com o aprendizado de duas línguas simultaneamente pode ficar tranquilo: vários estudos, principalmente ao longo da última década, comprovam que as crianças bilíngues apresentam melhor desempenho em funções executivas do que as crianças que falam apenas uma língua. Isso porque, com duas línguas, o repertório simbólico da criança duplica, e ela consegue incorporar elementos e significados específicos das duas linguagens, simultaneamente. Embora trocas de palavras possam acontecer, elas não são muito comuns, e os benefícios de saber falar mais de uma língua, dando prioridade para o inglês no mundo moderno, são evidentes.

 

22) Os impostos no Canadá voltam para o cidadão na forma de serviços
Os canadenses até dizem que seus impostos são muito altos. Com uma taxa federal fixa em 5% para bens de consumo e taxas provinciais que variam conforme a província (7%, 8% ou 0%, como é o caso de Alberta e Yukon, por exemplo), o total a ser pago pelo consumidor não passa de 13%, o que não é assustador, principalmente levando-se em consideração a qualidade e a quantidade de produtos disponíveis no mercado canadense. O valor pago pelo cidadão para os impostos é realmente utilizado pelo país e pelas províncias para pagar os serviços de saúde, a manutenção das estradas, a educação, que é gratuita para ensino fundamental e médio, dentre vários outros sevriços, incluindo também aqui os serviços especiais disponíveis aos imigrantes.

 

23) O Canadá é um berço para as artes
Vancouver, além de ser uma cidade muito atraente para o turismo, é uma cidade chave para as filmagens de grandes títulos do cinema e também de seriados. Um dos filmes mais recentes, Deadpool, foi filmado por aqui. Star Trek também tem cenas em Vancouver. A Casa Loma, em Toronto, faz as vezes de cenário para vários filmes e franquias, como X-men, Chicago e Scott Pilgrim Contra o Mundo. Alguns dos personagens mais legais são canadenses, como Wolverine. O governo do Canadá é conhecido por patrocinar o crescimento de várias escolas de artes no país. Esculturas espalhadas pelas cidades e museus com ingressos acessíveis e mostras ao ar livre no verão são apenas mais algumas das características que fazem do Canadá um país artístico.

 

 

24) O astronauta mais conhecido nas redes sociais é canadense
Chris Hadfield, hoje aposentado, foi o primeiro astronauta canadense a “caminhar no espaço”, e também o primeiro astronauta canadense a comandar a Estação Espacial Internacional. Durante sua carreira, foi responsável por vários experimentos para estudar os efeitos da baixa gravidade no corpo humano. Com 1 milhão de seguidores no Twitter, Chris interagia com jovens estudantes via vídeo, respondendo dúvidas dos pequenos diretamente da Estação Espacial Internacional. Isso ele continua fazendo até hoje, mesmo depois de aposentado.

 

25) O Canadá possui algumas das melhores empresas para se trabalhar
Líder na indústria de tecnologia, o Canadá conta com escritórios de algumas das maiores e melhores empresas para se trabalhar no mundo, como Microsoft e Siemens, por exemplo. Muitas empresas canadenses (principalmente startups) têm como valor fundamental o mérito de cada funcionário, oferecendo benefícios que variam desde passeios até a montanha mais próxima até viagens para trade shows em outros países. Os escritórios mais descolados possuem mesas de ping-pong, sinuca, estimulam a participação em atividades comunitárias e também patrocinam funcionários que querem imigrar para o Canadá.

 

26) A comunidade LGBT no Canadá é livre para ir e vir
O Canadá é um país de igualdade e diversidade, em que fatores como orientação sexual, por exemplo, são neutros. 80% dos canadenses dizem que a sociedade deve ser mais aberta à comunidade LGBT, contra apenas 60% das pessoas nos EUA. Além disso, discriminação é crime no Canadá, e isso é reforçado pelo Canadian Human Rights Act, em vigor desde 1977.

 

27) Novas mamães e papais contam com licenças parentais generosas
A licença parental total no Canadá pode ser de até 50 semanas, sendo a licença maternidade de no máximo 15 semanas, que podem começar até 8 semanas antes da data prevista para o nascimento do bebê, e a licença parental de no máximo 35 semanas, da qual ambos os pais podem se beneficiar, em alternância, podendo dividir esse tempo entre si como desejarem.

 

28) Alguns dos maiores espetáculos da natureza estão no Canadá
As oportunidades para o turismo são inúmeras. Em Ontário, já perto da divisa com os EUA, é possível encontrar bons lugares para admirar o espetáculo que é a aurora boreal. As luzes do norte também são visíveis em vários pontos em todas as províncias canadenses, e alguns desses pontos estão a poucas horas de distância das grandes cidades. Niagara Falls, além de serem as cataratas com o maior volume de água do mundo, estão pertinho de Toronto. Com 105 mil quilômetros quadrados de geleiras, o Canadá possui a segunda maior área sob gelo permanente, estando atrás somente da Antártica. Montanhas Rochosas, Oceano Atlântico, Pacífico e Ártico… os espetáculos são praticamente infinitos!

 

 

29) Os verões canadenses são repletos de sol e atividades para todos os gostos
É verdade que os verões no Canadá são mais curtos, principalmente dependendo de onde no Canadá você está. Porém, as horas de sol no verão são mais numerosas do que no Brasil, por causa das caraterísticas geográficas do país, então em certos lugares é possível ver o nascer do sol por volta das 4 da manhã e o pôr do sol por volta das 10 da noite. Com verões de curta duração, os canadenses aproveitam ao máximo: shows ao ar livre, filmes ao ar livre, festivais, food trucks, barbecues ao ar livre e muita gente tomando banho de sol nos parques!

 

30) Canadenses são envolvidos com a comunidade e praticam trabalho voluntário
Os canadenses são um dos povos mais satisfeitos do planeta em termos de qualidade de vida. Isso é o efeito natural de não precisar se preocupar com injustiças e segurança, dentre outras características que infelizmente ainda são comuns no Brasil. Os canadenses têm uma inclinação cultural para participarem de comunidades, e é muito comum que realizem trabalhos voluntários como uma forma de give back, ou contribuir com o crescimento e o sucesso da comunidade.

 

Quer saber mais sobre como imigrar para o Canadá? Entre em contato conosco!

 

Veja também:

 

30 razões para imigrar para o Canadá (Parte I)

 

 

Comentários Facebook