Alguns ficam abertos o tempo todo e recebem inscrições durante todo o ano, para, periodicamente, ranquear os candidatos e convidar os com maior pontuação. Outros ainda funcionam no sistema de first come, first served, ou seja, os primeiros a mandarem seu pacote de aplicação são os que as têm analisadas, sendo que estes processos só abrem em datas determinadas. Existem os processos de imigração federais, provinciais, para empreendedores, self-employed, Family Sponsorship e uma série de outros programas. No total, são mais de 50 maneiras diferentes de imigrar para o Canadá e realizar o sonho de morar em terras canadenses.

Lembrando que a melhor forma de escolher a maneira que mais se encaixa no seu perfil é fazer uma análise das suas habilidades e experiências, cruzando com as exigências do Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC). Um bom jeito de fazer isto, é por meio da nossa consulta de imigração. Nela, nossos especialistas irão traçar seu perfil e da sua família, lhe mostrando o melhor caminho para aplicação, respondendo seus questionamentos e indicando quais são as possíveis formas de melhorar sua pontuação. Entre em contato conosco no link www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou pelo email [email protected].

Listamos abaixo alguns dos processos e links para mais informações a respeito dos mesmos. Veja em qual deles você mais se encaixa e acesse os links para descobrir detalhes. Alguns aceitam inscrições de estrangeiros que estejam fora do país e outros somente se o aplicante já estiver em solo canadense. Por isso, aconselhamos a leitura dos textos que se encontram nos links abaixo que proporcionam uma noção de como são os processos para imigrar para o Canadá, como funciona o Express Entry e quais são as vantagens de trabalhar e estudar no Canadá.

imigrar para o canada

Processos federais

Dos programas de imigração no âmbito federal, sem dúvida nenhuma o Express Entry é o mais procurado. Resumidamente, ele é um sistema de imigração econômico canadense que convida candidatos qualificados e que cumprem suas exigências a estabelecer residência no país. O sistema gerencia aplicações da categoria Economic Classes Skilled Worker, sendo elas o Federal Skilled WorkerFederal Skilled Worker Trades e Canadian Experience Class. Ele foi implantado no país em janeiro de 2015, substituindo um antigo sistema que não estabelecia um pool com um ranking de pontuações, mas sim era analisado por ordem de chegada.

Os outros programas que se enquadram nos federais são os das categorias de Business Immigration, Caregiver e Family Sponsorship.

Express Entry

  • Federal Skilled Worker Program;
  • Federal Skilled Work Trades Program;
  • Canadian Experience Class.

Business Immigration

  • Start-up Visa;
  • Self-Employed;
  • Immigrant Investor Venture Capital Class.

Caregiver Program

  • Caring for Children Program;
  • Caring for People with High Medical Needs Program;
  • Live-in Caregiver Program.

Family Sponsorship

  • Spouse, partner or dependent children;
  • Parents and grandparents;
  • Adopted child or other relatives.

Atlantic Immigration Pilot

  • Parceria do governo federal com as províncias de New Foundland and Labrador, New Brunswick, Nova Scotia e Prince Edward Island em um programa piloto de imigração.

Imigração provincial

As províncias canadenses são bem autônomas no que diz respeito a regras próprias para quase tudo. O governo federal estabelece padrões a serem seguidos, mas cada território tem seu próprio processo de imigração provincial, chamados de Provincial Nominee Program (PNP). Embora com características específicas, elas possuem em comum alguns critérios básicos quando o assunto é imigração: oferta de trabalho ou profissão em demanda na localidade, proficiência no idioma e comprovação financeira. Novamente, as exigências para cada região são determinadas pelo governo local, por isso a importância do auxilio de um profissional que entenda de todas as regras e saiba qual funciona melhor para cada candidato. Saiba detalhes a respeito dos processos de cada uma neste link.

É importante frisar que, dentro de cada um dos programas provinciais, existe uma série de categorias passíveis de aplicação, que possuem exigências e regras atribuídas por cada província, como os programas locais de investidores, os destinados a estudantes, para aqueles que possuem uma oferta de trabalho, dentre diversas outras possibilidades. Por isso, a importância da ajuda do profissional de imigração para auxiliar na escolha dentre tantas opções.

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship.html.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.