A CULTURA DOS BOARD GAMES NO CANADÁ

Você gosta de jogo de tabuleiro? Se ao ler isto você pensou em Jogo Imobiliário, Detetive, War e Jogo da Vida, está na hora de se atualizar!

Os board games voltaram com tudo nos últimos anos e viraram febre mundial. Hoje em dia são milhares de títulos novos, com os temas mais diferentes e sim, voltados para adultos. Tem para todos os gostos: ação, estratégia, partidas rápidas, longas… seja qual foi o seu estilo, algum jogo vai te conquistar.

E no Canadá a mania já fincou os pés. Aqui em Edmonton marcar uma Board Game Night entre os amigos é programa comum. Não importa se você é experiente ou nunca jogou nada na vida, o que vale é se divertir. E ninguém vai te julgar por isso!

Essa febre acabou atraindo um novo tipo de estabelecimento na cidade, que tem feito o maior sucesso: board game cafes. São cafeterias ou lanchonetes que, além de servir comidas e bebidas, dispões de mesas para grupos de jogadores que querem marcar um joguinho. A melhor parte? Eles oferecem uma enorme variedade de jogos, com dezenas e dezenas de títulos à disposição (inclusive expansões dos jogos mais populares). Ou seja, você nem precisa ter uma coleção em casa para começar a participar da brincadeira.

São pelo menos dois lugares desse tipo em Edmonton: o Hexagon Board Game Cafe e o Table Top Cafe. Os dois funcionam com uma taxa por pessoa (fora o que for consumido lá dentro). No primeiro, paga-se $2.50/hora, por pessoa; e no segundo, uma taxa fixa de $5 por pessoa. Todos os jogos são gratuitos, basta escolher e levar para a sua mesa.

A parte mais difícil, claro, é justamente essa: escolher. Se você não está acostumado com esse universo, prepare-se para se surpreender. Existem mais títulos do que você possa imaginar (cada um dos cafés conta com mais de 300 jogos!), com regras das mais simples às mais complexas. Felizmente, os atendentes adoram ajudar os novatos nessa escolha difícil. E claro, se vocês não gostarem do jogo, basta devolver à prateleira e pegar outro, sem custo ou problema algum. A vantagem é poder se divertir sem precisar gastar uma grana com o jogo (quem conhece sabe que eles podem ser bem carinhos). Serve até como “test drive” se você quer saber se tal título vale a pena ter em casa ou não.

Strategy board game

Agora, se você já é experiente no assunto, vai fazer a festa nas lojas especializadas de Edmonton. Aqui jogo de tabuleiro é coisa séria, e como tal, merece atenção. É fácil encontrar várias lojas dedicadas ao assunto espalhadas pela cidade, principalmente nos shoppings. Jogos de carta, dados, tabuleiros, quebra-cabeças complexos… tem de tudo e mais um pouco para os aficionados de plantão.

Essa é uma típica noite de diversão barata da cidade: se encontrar com os amigos, ir para um café e jogar vários board games. E isso vale para todas as idades, todos os sexos, todas as nacionalidades. Quem sabe você, que nem ligava muito para essas coisas antes, passa a até a aderir à prática e ter sua própria biblioteca em casa?

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.
Jornalista, mãe de cachorro, nerd assumida e curiosa de carteirinha. Membro honorário da Associação de Leitores Compulsivos Anônimos. Jogando a vida em Hard Mode desde 1986 e finalmente entendendo o significado de “The Winter is comming”. Autora do blog Edmonton Feelings.

Latest posts by Juliana (see all)