Muitas pessoas não entendem a importância da Carta de Intenção (Ou Letter of Explanation) em um processo de solicitação de visto. Pensando nisso, criamos este post!

Fazendo uma comparação bem simples e direta, podemos dizer que a Carta de Intenção é como a entrevista realizada no processo do Visto Americano.

Diferente do trâmite dos EUA, o Visto Canadense é decido por meio do julgamento na análise dos documentos que o aplicante envia ao Consulado, ou seja, você não tem como explicar pessoalmente ao Oficial da Imigração quais são suas reais intenções no Canadá. É neste momento que a Carta de Intenção surge e irá “representar” tudo que você quer explicar ou “falar” para a Imigração Canadense.

Estrutura da carta

Inclua no cabeçalho a data e o seu endereço completo. Comece a carta se apresentando, colocando os seus dados pessoais, como NOME COMPLETO, ENDEREÇO, PROFISSÃO, NÚMERO DE IDENTIDADE e CPF. Informe o tipo de visto que você está solicitando também.

Feito isso, explique um pouco sobre a sua ocupação atual, qual a sua formação (caso tenha), fale um pouco também da sua experiência de trabalho, cargos já ocupados etc.

No próximo parágrafo é hora de falar do curso e/ou propósito da sua visita ao Canadá. No caso da realização de cursos, explicar o porque da escolha, o que ele proporcionará no futuro à você.

IMPORTANTE: Aplicando para um Visto de Turista e/ou Estudo, o mesmo é considerado de Residência Temporária, ou seja, eles terão Início e Fim, e a Imigração justamente irá querer ver e constatar se você voltará ao seu país de origem após o término da sua estadia.

Na parte final da carta, se coloque à disposição para qualquer esclarecimento , fornecendo seu E-mail de Contato e Telefone.

A Carta deverá ser assinada, não esqueça.

Junte toda demais documentação e boa sorte!

Comentários Facebook