Depois de pisar em solo canadense, muitas ainda são as etapas a serem cumpridas e as tarefas de quem está imigrando, indo estudar ou somente passear um tempo, mesmo que seja como turista. Abrir uma conta bancária no Canadá é mais fácil do que se imagina, porém construir um bom histórico de crédito no país pode levar mais tempo.

A questão da movimentação financeira entre os países é algo que deve ser levado em consideração. Antes de pensar em abrir a conta, deve-se verificar maneiras de como transferir valores do Brasil para o Canadá, analisando as melhores tarifas entre seu banco brasileiro e serviços de câmbio, ou ainda, utilizando plataformas confiáveis como o Transferwise. Para mais informações sobre o envio de quantias, acesse o texto completo que fizemos a respeito no link www.immi-canada.com/enviar-dinheiro.

Voltando a questão da conta bancária, essa é uma das perguntas que mais recebemos de recém chegados ao país. Por isso, decidimos explicar o passo a passo neste artigo. Desde já é importante destacar que não é necessário ser cidadão canadense ou residente permanente para abrir uma conta corrente no país, são vários os bancos e todos possuem opções para estudantes e recém-chegados.

É possível abrir uma conta no Canadá enquanto eu ainda estiver no Brasil?

Sim, é possível. Porém, você só consegue ativar esta conta e movimentá-la quando estiver em solo canadense. Na verdade você precisa ir ao banco escolhido, levar os seus documentos e comprovante de residência para poder começar a fazer uso dos serviços bancários. Por isso, abrir a conta estando ainda no Brasil não vai adiantar muito o processo. O recomendado é fazer isso no primeiro mês no país.

Quais são os documentos necessários?

Basicamente, as instituições vão solicitar os seguintes documentos:

  • Passaporte;
  • Documento de identidade (pode ser a Carteira Nacional de Habilitação brasileira, o seu Social Insurance Number ou um documento canadense com foto);
  • Comprovante de residência canadense (não pode ser de endereço de hotéis ou moradias temporárias);
  • Visto válido, que pode ser de trabalho, visitante ou estudo.

Caso o solicitante já esteja trabalhando, é interessante levar um comprovante de renda, que pode ser um Pay Stub, que é o holerite ou uma carta da empresa, que mostra o cargo e salário, desta forma as informações já ficam mais completas e o sistema cruza os dados, fazendo com que seu credit score comece a ser criado (leia tudo a respeito do credit score clicando aqui).

Quais são as instituições financeiras presentes no país?Uma das grandes vantagens de abrir uma conta no True North é a variedade de bancos e a quantidade enorme de agências e ATMs (que são os caixas eletrônicos) espalhados por todos os cantos. As principais empresas bancárias do país são:

conta bancaria no canadaPela segurança, presente em todo país, as agências bancárias canadenses não possuem porta giratória com detector de metais e é bem incomum ver seguranças nos estabelecimentos. Além disso, existem caixas eletrônicos na rua, na parte de fora das agências e também em vários pontos da cidade. Outro ponto importante a se destacar é que o horário de funcionamento das instituições financeiras é bem diferente do Brasil. Os horários variam conforme o banco, mas muitas funcionam até às 20h, inclusive aos sábados. Nas maiores cidades algumas também abrem no domingo.

Como funcionam os serviços bancários?

Além de menos burocrático, os bancos canadenses possuem taxas de juros bem menores do que as brasileiras, para todos os produtos. As tarifas cobradas também são inferiores. Os bancos oferecem uma série de serviços, que são praticamente os mesmos que os brasileiros: empréstimos, crédito pessoal, conta corrente, cartão de crédito, financiamentos, crédito imobiliário, dentre outros.

Antes de optar pela instituição financeira para abrir a sua conta, é importante levar em consideração alguns fatores. Primeiro verifique se o banco cobra tarifa para abertura de conta ou não, alguns possuem isso como política da empresa. Depois, se a sua necessidade for abrir uma conta conjunta, veja se isso é ofertado para estudantes internacionais ou não residentes, pois nem sempre é.

Também pesquise a respeito de limite de transações mensais: saques, transferências, cheques, compras, extratos (não esqueça de verificar o número máximo e o valor cobrado para operações que excedam o limite). Por último, veja a comodidade e praticidade, erificando quantas agências e caixas eletrônicos o banco escolhido possui próximo da sua residência, college ou local de trabalho.

Como funciona o internet banking?

Os sistemas de internet banking das empresas são muito parecidos com os brasileiro, porém possui algumas funcionalidades a mais. Ele funciona de maneira muito mais auto explicativa e é possível realizar qualquer transação pelo celular. O acesso é facilitado, sem a existência do token ou biometria, porém para realizar o cadastro é bem comum o sistema requisitar mais de uma pergunta de segurança.

Uma diferença significativa é o e-transfer, que nada mais é do que uma transferência de valores que é realizada por email. Você entra na sua conta online, seleciona valores e para quem quer enviar, preenche com o email do destinatário e pronto! A pessoa abre o email e pode depositar em qualquer banco que tenha conta, tudo isso com o aplicativo no celular ou computador.

Nos bancos canadenses o cliente também pode depositar cheques por meio do aplicativo, mediante foto tirada da folha de cheque. Embora alguns bancos no Brasil estejam aderindo aos sistema, aos poucos, a facilidade ainda não é comum. Além disso não existem envelopes para depositar dinheiro ou cheque nos caixas eletrônicos e, na maioria dos casos, o valor pode ser utilizado pelo beneficiário na mesma hora.

Posso ter um cartão de crédito no Canadá?

Depende. E isso se dá devido ao seu histórico de crédito no país estar zerado. Por isso, muitas vezes, algumas instituições não fornecem cartões de crédito para recém chegados. Mas esta possibilidade existe, contudo o candidato terá que atender às exigências do banco que escolher.

conta bancaria no canadaA maioria das instituições bancárias fornecem um cartão com um limite baixo para uso e, com o passar do tempo e pagamento das faturas em dia, o cliente vai ganhando mais valor para gastar. Outros bancos solicitam que a conta fique aberta por seis meses para depois pedir o cartão e, algumas outras empresas, solicitam um depósito de segurança no valor do limite, que deve permanecer no banco pelo período de seis meses a um ano.

Escolher bem o banco pode fazer com seu dinheiro renda mais. Alguns bancos e lojas fornecem cartões de crédito com a opção de cashback (ou dinheiro de volta), pontos que você acumula e troca por produtos e também milhas aéreas.

Recentemente fizemos um texto falando das diversas opções que os bancos fornecem, no que diz respeito aos cartões de crédito. Clique aqui para acessar.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet