Depois de uma longa espera, a província de Alberta finalmente deu detalhes sobre a renovação do seu processo de imigração provincial, lançando dois novos fluxos de imigração, um deles através do Express Entry (EE) e outro chamado de Alberta Opportunity Stream (AOS). Os anúncios eram esperados em janeiro deste ano, porém a região postergou as novidades até quinta-feira (14 de junho).

A criação do fluxo de imigração através do EE, que é o processo federal que mais leva imigrantes ao Canadá, permitirá que Alberta convide candidatos cadastrados e com perfil ativo no programa nacional a aplicar para uma nomeação provincial. Na notícia da criação, os responsáveis pelo setor de imigração da região declararam que os candidatos que demonstrarem fortes laços com Alberta e que podem apoiar e ajudar a dar suporte ao crescimento econômico, de acordo com as necessidades do local, serão chamados para aplicar.

O programa federal Express Entry gerencia aplicações das principais categorias de imigração econômica canadense: Federal Skilled Worker Class, Federal Skilled Trades Class e Canadian Experience Class. O aplicante que recebe o convite de uma província, com uma subsequente nomeação da mesma, recebe 600 pontos no sistema federal, sob o Comprehensive Ranking System e ganha prioridade para receber a Invitation to Apply (ITA) para aplicar para a residência permanente canadense.

alberta

O Alberta Immigrant Nominee Program (AINP) irá convidar candidatos qualificados e com perfil ativo no pool do EE para seus territórios diretamente. Após de serem chamados, o aplicante faz o processo juntamente com a província, para receber a carta da nomeação e depois volta ao processo federal.

A província ainda não divulgou a data em que vai iniciar os convites e quais serão os critérios exatos para que os que estão no processo federal sejam chamados, porém prometem divulgar em breve.

*Para mais informações acesse: www.albertacanada.com/opportunity/.

Alberta Opportunity Stream

Além do novo fluxo criado através do EE, a província divulgou que, a partir do dia 14 de junho está aceitando aplicações para duas categorias: o novo Alberta Opportunity Stream (AOS) e o já estabelecido Self-Employed Farmer Stream (para mais detalhes sobre o processo para fazendeiros, clique aqui)

O novo programa opera fora do EE e é um caminho para os candidatos que estão trabalhando em Alberta. Ademais, ele aceita inscrições sem o suporte direto do empregador. O processo substitui o Alberta’s Employer Driven Stream e o Strategic Recruitment Stream, ambos encerrados pela província. O órgão responsável declarou que as aplicações feitas sob os programas anteriores serão analisadas ainda com o viés em vigor na data da entrada no sistema do aplicante.

alberta

Para ser elegível, os interessados devem ter um trabalho full time na província, em uma ocupação elegível na província, além de satisfazer os critérios mínimos de seleção nos status de residência e emprego como trabalho, idioma, educação, experiência profissional e prova de fundos (a quantia é equivalente a federal e a tabela de valores pode ser acessada clicando aqui).

Com relação a lista de profissões aceitas, a imigração provincial estabelece que a grande maioria das ocupações em demanda sob a National Occupational Classification (NOC) nos níveis A, B, C ou D são elegíveis, exceto as que estão discriminadas na lista de trabalhos inelegíveis ao território, que podem ser verificadas clicando neste link.

A principal melhoria do programa é exatamente a expansão de profissões aceitas, em todos os níveis de ocupação. O órgão declarou que as novas mudanças irão beneficiar os trabalhadores que estão em Alberta a se tornarem residentes permanentes, pois o processo se tornou mais simplificado e acessível aos interessados que cumprem os requisitos. Outra promessa da região é reduzir o tempo de espera dos aplicantes.

Até junho de 2018, o AINP recebeu 5.600 indicações de aplicantes para imigração com o apoio do governo federal canadense, que por sua vez compartilha a responsabilidade pelos imigrantes com as províncias e territórios do país. Alberta emitiu, até agora, 2.277 nomeações provinciais para candidatos.

alberta

*Para verificar detalhes sobre todos os critérios de elegibilidade, clique aqui.

Veja detalhes sobre os processos de imigração provincial neste artigo: www.immi-canada.com/canada-imigrando-processos-provinciais/.

Fonte: http://www.albertacanada.com/opportunity/programs-and-forms/ainp.aspx

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.