Quem já definiu o seu objetivo com a ida para o Canadá começa a outra fase do planejamento: pesquisar aspectos da vida cotidiana no país. Invariavelmente, uma das primeiras preocupações é quanto custa um aluguel no Canadá. A resposta a este questionamento é: depende da região. Porém, para ajudar com esta questão o site PadMapper divulgou este mês a média de valores dos alugueis nas 26 principais cidades canadenses.

O PadMapper faz uma ampla pesquisa com base em dados de locações de milhares de fontes. As informações resultantes são cruzadas e agregadas para ter a média de valores nas 26 localidades mais populosas do país. A entidade deixa claro que o report não inclui valores de locações de curto prazo ou Airbnb.

Os custos que iremos citar abaixo estão expressos em dólar canadense, além de serem uma média. Sempre é possível encontrar preços mais baixos, principalmente quando o local for mais afastado do centro da cidade. Lembrando sempre que uma mudança de país requer planejamento e um orçamento bem feito. Já demos várias dicas sobre isso por aqui, basta clicar neste link para acessar.

*Veja como criar uma reserva financeira para o plano Canadá clicando aqui

Neste mês, outubro de 2018, 17 cidades do país experimentaram uma tendência ascendente no preço do aluguel. Quatro localidades tiveram uma queda nos valores e três permaneceram com a mensalidade estável para locação de uma residência. Por mais uma vez, Toronto atingiu o primeiro lugar, ficando com o aluguel mais caro do país. Confira abaixo a lista de cidades, lembrando que os preços médios são para um apartamento de um quarto.

aluguel no canada

Toronto, localizada na província de Ontario, é a maior cidade do país e uma das principais. Por isso, o custo de vida acaba sendo mais elevado do que de outras regiões. Ela é o destino que atrai mais imigrantes, pois concentra o centro financeiro e um mercado de trabalho variado, com indústrias e serviços, além de diversas opções de instituições de ensino para os estudantes.

Para morar em um apartamento de um quarto, localizado no centro da cidade, a média mensal que o inquilino vai pagar fica em torno de CAD$ 2.230,00. Este custo aumentou 1,4% quando comparado com o mês anterior. Já quando falamos de um imóvel com dois quartos, o reajuste foi menor, de 0,4%, sendo que a média ficou em CAD$ 2.830,00.

*Já falamos sobre como adquirir um imóvel no Canadá dando todos os detalhes, clique aqui e confira.

Vancouver permaneceu a segunda cidade com o maior preço de alugueis. O aumento, de um mês para o outro, foi de 2,4% com a média para apartamento de um quarto em CAD$ 2.100,00. Mas para as residências com dois quartos o preço é maior do que Toronto: CAD$ 3.330,00. Burnaby, também em British Columbia, tem o terceiro valor mais alto do Canadá: CAD$ 1.580, mas foi a região com o maior percentual de queda de preço, 4,2% comparados com o mês de setembro, segundo o levantamento.

Montreal, na província francófona de Quebec, ocupa o quarto lugar da lista, com a média mensal para um quarto tendo um aumento significativo de 5,2%, ficando em CAD$ 1.410,00. O aluguel para uma moradia de dois quartos, na mesma cidade, também registrou uma ascensão de 4,8%, com um valor médio de CAD$ 1.730,00.

A cidade de Barrie, localizada na província de Ontario, fechou o ranking dos cinco primeiros, tendo uma média mensal de locação para um apartamento de um quarto em CAD$ 1.360,00. A maior taxa de crescimento mensal do país ocorreu em Calgary. Os alugueis na cidade aumentaram 4,5%, ficando em cerca de CAD$ 1.150,00, fazendo com que a região subisse quatro posições no ranking, ficando entre as 10 mais custosas do país quando se fala a respeito de aluguel. Veja abaixo a lista completa feita pelo PadMapper.

aluguel no canada

Sites para procurar imóvel no Canadá

Antes de citar os locais para verificar os imóveis, é muito importante tomar cuidado e não alugar nenhum imóvel com contrato long term ou pagar qualquer valor sem visitar o apartamento ou casa que pretende morar. O ideal é reservar um hotel, hostel, casa de família, Airbnb ou qualquer outro tipo de residência temporária por um período entre 20 e 30 dias para ter tempo hábil de visitar os locais pessoalmente, conhecer a vizinhança, procurar com paciência e tomar a melhor decisão. Separamos abaixo uma lista de sites que podem ajudar na busca:


Regras para alugar

Procurar um apartamento para alugar no Canadá pode ser feito a partir de diferentes formas: pesquisas online, contratação de empresa especializada, contato direito com administradores de prédios ou o proprietário e indicação de conhecidos. Neste processo estão em jogo desde o valor disponível para a moradia, até as facilidades ou dificuldades que a localização pode impactar no dia a dia. Além disso, há necessidade de se entender algumas regras na relação entre o landlord (quem aluga) e tenant (quem mora).

*Fizemos um artigo completo com as regras de locação no país do True North. Para acessá-lo, clique aqui.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet