Independentemente se o país é o destino para estudar em um intercâmbio curto, fazer um college com uma duração um pouco maior ou ir com a intenção de morar o aluguel no Canadá será a principal fatia do orçamento familiar nos primeiros anos. Já mencionamos aqui mas é sempre bom lembrar que comprar um imóvel no primeiro ano em que se está em terras canadenses pode ser um pouco mais complicado, devido à ausência do credit score (saiba como construir um bom histórico clicando aqui).

Uma das etapas importantes do planejamento do sonho canadense é, com certeza, o orçamento. Por isso, quanto custa alugar uma casa nas principais cidades canadenses é uma pergunta que recebemos muito aqui na Immi Canada. Neste artigo, tentamos reunir informações com a média dos custos dos aluguéis nas maiores regiões. Os valores foram baseados no site Numbeo, que reúne diversas informações, incluindo os custos de vida em várias cidades do mundo.

*Já falamos sobre como adquirir um imóvel no Canadá dando todos os detalhes, clique aqui e confira.

Lembramos também que os custos que iremos citar são uma média e que é possível sim encontrar valores mais baixos, principalmente se a casa ou apartamento for em uma região um pouco mais afastada do centro da cidade, ou se o estudante optar por um quarto ou residência estudantil. Além disso, uma mudança de país requer planejamento e um orçamento bem feito, nós demos várias dicas de como fazer tudo isso neste artigo e outros detalhes neste link.

Os preços são expressos em dólar canadense. A conversão, quando ainda estamos no Brasil, acaba sendo automática, mas ela não é a conta certa a se fazer para quem está indo com a intenção de imigrar. Depois de alguns meses de adaptação, os integrantes da família se inserem no mercado de trabalho e passam a receber na moeda do país, então o indicado é levar uma reserva financeira para arcar com os custos dos primeiros meses e depois o budget acaba voltando ao normal.

aluguel no canada

Toronto

Toronto, localizada na província de Ontario, é a maior cidade do país e uma das principais. Por isso, o custo de vida acaba sendo mais elevado do que de outras regiões. Ela é o destino que atrai mais imigrantes, pois concentra o centro financeiro do país e um mercado de trabalho variado, com indústrias e serviços, além de diversas opções de instituições de ensino para os estudantes.

Para morar em um apartamento de um quarto, localizado no centro da cidade, a média mensal que o inquilino vai pagar fica em torno de CAD$ 1.840,00. Enquanto isso, fora da região central, o mesmo tamanho de imóvel sai por cerca de CAD$ 1.435,00 por mês. Para uma família maior, três quartos ficam na média de CAD$ 3.200,00 e 2.250,00, em downtown e fora dele, respectivamente.

Ottawa

Na capital do Canadá existem diversas opções de moradia para locação. Ela é a quarta maior cidade do país e a segunda dentro da província de Ontario, perdendo apenas para Toronto. A região oferece uma excelente qualidade de vida aos seus moradores, sendo que sua taxa de criminalidade é bem inferior à média. Em contrapartida, Ottawa tem a maior renda média familiar do Canadá.

Na cidade um apartamento de um quarto no centro sai por uma média de CAD$ 1.250,00. Já fora da região central o mesmo espaço pode ser alugado mensalmente com CAD$ 955,00. O custo de um aluguel para três quartos no bairro central é de CAD$ 2.050,00, e nos arredores o imigrante acha valores com uma média de CAD$ 1.575,00 por mês.

Vancouver

Além de ser a cidade preferida dos estudantes intercambistas, Vancouver fica no lugar mais quente do país. É importante lembrar que, em território, a região é bem pequena, então muitas pessoas moram em cidades próximas como Burnaby, Coquitlam, New Westminster, Port Coquitlam, etc. Todas estas localidades fazem parte da rota do transporte coletivo da cidade.

Porém, vamos dar aqui o preço médio do aluguel em Vancouver. Para viver na região central, em um local com um quarto, o valor mensal fica em torno de CAD$ 1.910,00. Morar um pouco mais afastado, no mesmo tamanho de apartamento, sai por cerca de CAD$ 1.445,00. Para três quartos, em downtown, o montante mensal é de CAD$ 3.545,00. Um pouco afastado do centro, também com três dormitórios, o valor cai para cerca de CAD$ 2.590,00.

Montreal

A cidade francófona fica na província de Quebec e atrai milhares de visitantes todos os anos, devido à arquitetura europeia e diversas atrações. Ela é a maior cidade da região e a segunda no mesmo ranking em todo o país, com cerca de quatro milhões de habitantes, incluindo os que vivem na cidade e em sua região metropolitana.

Do que vimos até agora, Montreal possui a média de aluguel mais baixa: CAD$ 1.050,00 por mês em um apartamento de um quarto no centro da cidade, enquanto fora da região o mesmo espaço sai por CAD$ 707,00. Já para as famílias que precisam de lugares maiores, três quartos na região central custa cerca de CAD$ 1.885,00 e para bairros mais afastados o valor médio fica em CAD$ 1.220,00.

Calgary

Conhecida por suas belezas naturais, Calgary fica na província de Alberta, sendo a terceira cidade mais populosa do Canadá. Ela fica bem próximo ao parque natural de Banff (clique aqui para ver o roteiro de viagem que fizemos entre as duas cidades), por isso é muito visitada durante o ano todo, pois a localidade tem atrativos em todas as estações.

aluguel no canada

Para morar no centro de Calgary o inquilino vai desembolsar uma média de CAD$ 1.200,00 em uma locação mensal de um quarto. Já um pouco mais afastado, o mesmo local sai por uma média de CAD$ 960,00. Em uma residência de três quartos, na região central, o aluguel fica em média CAD$ 2.080,00, em um bairro mais afastado o mesmo espaço custa CAD$ 1.600,00.

Winnipeg

Capital da província de Manitoba, Winnipeg possui uma economia diversificada, com mercado de trabalho em diversas áreas: comércio, indústria, saúde, educação e assistência social. Além disso, dentre as cidades já citadas, ela é a que tem o custo de vida mais baixo, incluindo o aluguel de imóveis. Para um apartamento de um quarto, no centro, o imigrante vai pagar cerca de CAD$ 950,00 mensalmente, sendo que para o mesmo tamanhoe  período de tempo, fora da região central, o valor cai para CAD$ 890,00. Quando a família é maior, uma residência de três quartos fica na média mensal de CAD$ 1.470,00 e 1.310,00, em downtown e mais afastado, respectivamente.

Sites para procurar imóvel no Canadá

Primeiramente, como já falamos aqui, é muito importante tomar cuidado e não alugar nenhum imóvel com contrato long term ou pagar qualquer valor sem visitar o apartamento ou casa que pretende morar. O ideal é reservar um hotel, hostel, casa de família, Airbnb ou qualquer outro tipo de residência temporária por um período entre 20 e 30 dias para ter um tempo hábil de visitar os locais pessoalmente, conhecer a vizinhança, procurar com paciência e tomar a melhor decisão. Separamos abaixo uma lista de sites que podem ajudar na busca:

Regras para alugar

Procurar um apartamento para alugar no Canadá pode ser feito a partir de diferentes formas: pesquisas online, contratação de empresa especializada, contato direito com administradores de prédios ou o proprietário e indicação de conhecidos. Neste processo estão em jogo desde o valor disponível para a moradia, até as facilidades ou dificuldades que a localização pode impactar no dia a dia. Além disso, há necessidade de se entender algumas regras na relação entre o landlord (quem aluga) e tenant (quem mora).

Fizemos um artigo completo com as regras de locação no país do True North. Para acessá-lo, clique aqui.

Fonte: https://www.numbeo.com/cost-of-living.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.