B.C. Medical Services Plan – Como funciona?

O Governo de British Columbia possui um plano de saúde chamado de Medical Services Plan (MSP). O MSP paga grande parte dos gastos com saúde, por exemplo, médicos, a maioria dos exames médicos e tratamentos. Vale ressaltar que mesmo sendo um serviço oferecido pelo Governo de BC, o mesmo não é gratuito.

Para ter acesso ao MSP, você precisa ser um residente de British Columbia, além de possuir um dos status abaixo:

*Ser um cidadão canadense;

*Ser um imigrante;

*Ser um refugiado assistido pelo governo;

*Ser um estudante internacional pós-secundário com uma permissão de estudo válida;

*Ser um trabalhador temporário com uma autorização de trabalho para seis meses ou mais válida.

Se você é um requerente de refugiados, você precisa entrar em contato com o Seguro-Saúde de BC pelo telefone 1-800-663-7100, para saber se você se qualifica para a cobertura MSP. Se você não se qualificar, entre em contato com o Citizenship and Immigration Canada (CIC) sobre o Interim Federal Health Program (IFH). Contato CIC: 1-888-242-2100 ou www.cic.gc.ca.

Saiba mais sobre o IFH clicando AQUI.

Como faço para me cadastrar no MSP?

Você deve realizar o seu registro no MSP logo que você chegar em BC. Depois de aplicar, pode demorar até três meses para que você possa ter acesso aos serviços do Plano. Sendo assim, é recomendável adquirir a cobertura de um seguro médico privado durante este período. Se você não tem seguro médico e necessite de um atendimento, você deverá pagar o médico ou hospital, e os valores costumam ser bem altos.

Para saber mais e se inscrever para o MSP, visite o site do Ministério da Saúde ou ligue para Seguro de Saúde BC pelo telefone 1-800 663-7100.

Recursos importantes

Inscreva-se no Plano de Serviços Médicos (MSP)

Ajuda para realizar a inscrição e/ou preenchimento dos formulários

 

O que acontece após eu me registrar?

Quando sua cobertura MSP começa, você vai ter um BC Services Card. Cada cartão tem o nome da pessoa e um número referente ao plano pessoal de cada um.

Assine no verso do seu cartão e leve ele sempre com você, principlamente quando for a um médico, clínica ou hospital. Você também vai precisar de seu cartão para prescrições e quando você registra crianças na escola.

Saiba mais sobre o BC Services Card.

 

Existe alguma taxa a ser paga?

A cobertura do seguro MSP não é gratuita. Se você tem um emprego, o MSP pode ser pago pelo seu empregador. Se você não tem a cobertura do empregador, você deve pagar uma taxa mensal (Premium). Os custos mensais são:

*Para uma única pessoa: CAD$60,50/mês

*Para uma família de dois: CAD$125,50/mês

*Para uma família de três ou mais: CAD$121/mês

(Valores válidos até 31 de Dezembro de 2014)

Valores a partir de 1º de Janeiro de 2015:

*Para uma única pessoa: CAD$72,00/mês

*Para uma família de dois: CAD$130,50/mês

*Para uma família de três ou mais: CAD$144/mês

Os valores podem sofrer alteração, sendo assim certifique-se bem no momento da solicitação.

Se o seu rendimento é baixo, você pode ser elegível para assistência “premium”. Você pode ser elegível a pagar menos, ou obter cobertura MSP gratuita. Para isso, você deve ter vivido no Canadá durante os últimos 12 meses (um ano), como cidadão canadense ou residente permanente. É necessário o preenchimento de um formulário para tal.

Encontre mais informações e as formas de assistência “premium” do MSP, no site do Ministério da Saúde ou ligando para 1-800-663-7100.

 

PharmaCare Prescription Drug Program

Assim que você tiver o seu MSP em pleno funcionamento e ter em mãos o ser Cartão, você deve se inscrever para o PharmaCare Prescription Drug Program. É um programa do governo de BC. Ele pode pagar parte do custo com medicamentos adquiridos em BC. Você tem que ser um residente permanente de BC e já ter a cobertura MSP. Quanto menor a renda, maior a ajuda que você vai terá para pagar os medicamentos prescritos.

Para obter mais informações sobre o PharmCare Prescription Drug Program

 

Emergências

Disque 911 imediatamente se houver uma emergência médica grave.

Se você precisar de uma ambulância para levá-lo ao hospital, você deve ligar para o número de emergência 911 ou o referente à sua área. A ambulância irá levá-lo para o departamento de emergência do hospital mais próximo. Você vai receber uma conta mais tarde, uma vez que os serviços de ambulância não estão cobertos pelo MSP. Ambulâncias podem ser cobertos por seguros privados ou afins. Você também pode se qualificar para assistência, dependendo do seu rendimento.

Os Hospitais estão aptos a receber atendimentos de emergência ou não.  Você pode visitar um Departamento de Emergência sem compromisso.

 

Encontre um médico

Existem dois tipos de médicos em BC:

*Os clínicos gerais (médicos de família);

*Médicos Especialistas.

Os médicos de família (clínicos gerais ou GPs) cuidam da maioria dos problemas médicos. Eles também podem encaminhá-lo para um especialista, o qual cuida de problemas de saúde específicos. Você deve consultar o seu médico de família em primeiro lugar, para em seguida ser, então, encaminhado para um especialista, caso você precise de um.

 

Encontre um Médico de Família

 

Entre em contato caso necessite ajuda para encontrar um Médico

 

Walk-in Clinics

A maioria das cidades e vilarejos em BC têm clínicas walk-in locais. Você não precisa de um seguro-médico ou um médico de família para ir a uma clínica walk-in. Muitos estão abertos à noite e aos fins de semana. Para encontrar uma clínica perto de você, verifique as páginas amarelas locais, ou procure no Google.

 

Se você precisar de ajuda

HealthLink BC

O HealthLink BC é um serviço que fornece gratuitamente informações de saúde, não emergenciais. Você pode obter ajuda e informações a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias do ano. Chame HealthLink BC para aprender sobre temas de saúde, verificar seus sintomas e encontrar os serviços que você precisa. Eles podem ajudar você ou seu familiar em mais de 130 idiomas.

Para entrar em contato com o HealthLinkBC, basta discar 8-1-1 no telefone.

 

HealthLink Online

Você pode encontrar informações em Inglês para mais de 5.000 temas de saúde e mais 5000 serviços de saúde. Você pode verificar seus sintomas, ler sobre temas de saúde, e encontrar a ajuda e os serviços que você precisa perto de onde você mora. Você também pode encontrar informações sobre medicamentos prescritos e outros medicamentos.

 

Mais informações sobre o Healthlink BC

 

Fonte Oficial: http://www.welcomebc.ca/Live/find-services/healthcare.aspx

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.