Grupo 1
Grupo 1
Profissões regulamentadas: Psicologia

Profissões regulamentadas: Psicologia

2 de abril de 2014

A Psicologia possui um campo vasto, com várias áreas de especialidades e interesses, incluindo a neurociência, ciências da saúde e ciências sociais. Um psicólogo estuda como os indivíduos pensam, sentem e se comportam do ponto de vista científico e aplica esse conhecimento para ajudar as pessoas a compreender, explicar e mudar seu comportamento.

Assim como outras profissões, o registro de Psicologia também varia de acordo com a província ou território e dependendo do local, é exigido o diploma de mestrado ou doutorado, para a licenciatura ser elegível.

Para trabalhar como psicólogo no Canadá é preciso ter mestrado ou doutorado em psicologia

Para trabalhar como psicólogo no Canadá é preciso ter mestrado ou doutorado em psicologia

Psicólogos podem trabalhar em escolas, consultórios particulares, empresas, hospitais e clínicas, presídios ou estabelecimentos prisionais, tribunais, órgãos de assistência social e centros de reabilitação. Aqueles que trabalham como pesquisadores geralmente o fazem em universidades, onde eles também ensinam ou dentro de outras organizações governamentais ou não-governamentais.

Devido à natureza diversificada do campo da psicologia, é preciso ter competências como: capacidade de analisar problemas e pensar criticamente, capacidade de interpretar e avaliar a pesquisa, incluindo estatísticas; compreensão das influências genéticas, biológicas e sociais sobre o comportamento e sensibilidade e consciência das diferenças interpessoais, culturais e de desenvolvimento.

Para adquirir uma melhor compreensão dos tipos de oportunidades de emprego disponíveis no Canadá, acesse o site da  Canadian Psychological Association (CPA).

Antes de entrar no Canadá

Para facilitar o processo de chegada ao Canadá, use o  Planning to Work in Canada? workbook e o Working in Canada Tool. Assim é mais fácil encontrar as informações necessárias e desenvolver o plano de procura de emprego.

A Psicologia requer habilidades de linguagem avançadas em leitura, escrita e conversação. Será preciso provar as habilidades em Inglês ou Francês.

É essencial para conseguir o registro em qualquer província ou território, a apresentação de cópias oficiais de todos os documentos, principalmente o grau de escolaridade devidamente traduzidas em inglês ou francês. É muito mais fácil organizar os documentos necessários ainda no país de origem.

Tornando-se um psicólogo no Canadá

No Canadá, os profissionais regulamentados devem completar a universidade ou faculdade e adquirir experiência prática na profissão escolhida, além de concluir com êxito a licenciatura.

É preciso verificar os requisitos regulamentares com a província ou território em que se deseja trabalhar. O CPA  lista os nomes e informações de contato de todos os órgãos reguladores provinciais e territoriais para psicólogos.

Para trabalhar como psicólogo é preciso ter um mestrado ou um doutorado em psicologia. Um mestrado exige até seis anos de estudos universitários enquanto que o grau de doutor vai exigir até 10 anos. Psicólogos que se concentram em pesquisas são normalmente empregadas por universidades, para o qual é exigido o grau de doutorado.
Além dos requisitos educacionais, o psicólogo terá que comprovar a experiência clínica e ser avaliado em exames escritos e orais para obter a licença.

Embora os psicólogos possam obter uma licença geral, eles são obrigados a declarar suas áreas de competência ou especialização para o órgão regulador e para a prática dentro dos limites da sua competência. Psicólogos licenciados precisam ter concluído sua formação universitária de pós-graduação em psicologia clínica, aconselhamento psicológico, neuropsicologia clínica ou psicologia da educação / escola. Para mais informações sobre os requisitos de habilidades específicas para especialização, consulte o  CPA's handbook (Planning a Career in Psychology) no site da CPA.

Encontrando um emprego

Quem quiser trabalhar na área de psicologia canadense, precisa ter tempo e disposição para preencher todos os requisitos necessários e correr atrás de uma vaga na região onde será registrado.

No site da CPA há anúncios de diversas vagas disponíveis. Também é possível encontrar algumas opções no site dos governos locais.

O site CPA oferece uma série de redes para os psicólogos com interesses especiais. Há uma seção que permite o compartilhamento e expansão do conhecimento dentro do contexto da CPA. Isso certamente pode ajudar no desenvolvimento da carreira.

Dúvidas? Entre em contato conosco: contact@immi-canada.com

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/ofs/psychology.asp

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist