A província de British Columbia (BC) anunciou recentemente (22 de novembro), um novo programa piloto de imigração para empreendedores, o Entrepreneur Immigration – Regional Pilot.  O objetivo deste novo meio de imigrar, segundo o governo da região, é fazer com que os benefícios da imigração de investidores sejam expandidos para cidades menores da localidade, não ficando somente concentrados em Vancouver e região.

O objetivo é atrair os empreendedores para comunidades menores. O programa é piloto, como o próprio nome já diz, e está programado para durar dois anos, a princípio, sendo que dependendo dos resultados obtidos neste período ele pode ser estendido a outras regiões ou prorrogado. Ele deve iniciar no começo de 2019 e vai ficar debaixo do crivo do British Columbia Provincial Nominee Program (BC PNP), funcionando em parceria com comunidades da região para que 75 mil pessoas, no mínimo, sejam convidadas a abrir um negócio em seus territórios.

*Já dissemos aqui que o Canadá oferece diversas maneiras de imigrar que vão muito além do Express Entry. Para saber mais sobre elas acesse este link.

Para serem inscritas no Entrepreneur Immigration – Regional Pilot, as cidades devem estar localizadas a mais de 30 quilômetros de um centro populacional de 75 mil habitantes ou mais. No anúncio, a província disse que as comunidades menores estão enfrentando uma grande dificuldade, com desafios econômicos e demográficos causados pelo envelhecimento da população e pela falta de oportunidade para os mais jovens.

british columbia

Em um grande cenário, os candidatos que desejam criar um negócio terão de atender às necessidades específicas identificadas pelas comunidades participantes e, em troca, as cidades e os parceiros locais vão apoiar os empreendedores selecionados à medida que eles se instalam. Um dos requisitos do programa é que todos os empresários interessados devem fazer uma visita exploratória na comunidade onde desejam estabelecer seus empreendimentos e obter uma referência do local antes de se inscrever para o Regional Pilot.

Critérios e elegibilidade

Após a aplicação e aprovação, os empreendedores que obtiverem sucesso irão receber um Temporary Work Permit, que nada mais é do que uma permissão de trabalho temporária. O BC PNP emitirá, posteriormente, uma nomeação para residência permanente, uma vez determinado que o negócio cumpriu todos os critérios descritos em seu Performance Agreement, que nada mais é do que um contrato onde a região estipula que o novo empreendimento deve atingir determinadas metas em um período de tempo exigido.

Para este programa de imigração piloto, a região reduziu os valores exigidos tanto no que diz respeito a patrimônio pessoal quanto em disponibilidade de investimento, quando comparamos com a categoria básica de Entrepreneur Immigration, que funciona também para os grandes centros urbanos de British Columbia (para mais informações sobre este programa clique aqui). Isto reflete claramente que, em cidades menores, os custos, tanto para viver como para estabelecer um negócio, são mais baixos.

british columbia

Alguns dos critérios de elegibilidade são:

  • Fazer a visita exploratória;
  • Ter e comprovar um mínimo de CAD$ 100 mil dólares canadenses para investir no novo negócio na região escolhida;
  • Ter um patrimônio pessoal mínimo de CAD$ 300 mil;
  • Ter três anos ou mais de experiência como administrador de empresas ou quatro anos ou mais, nos últimos cinco, como gerente sênior;
  • Assumir e ter, na propriedade ou sociedade, um mínimo de 51% dos ativos;
  • O negócio, empresa ou estabelecimento deve criar, no mínimo, um novo emprego para um cidadão ou residente permanente canadense.

*Veja mais informações sobre como empreender em outras províncias canadenses clicando aqui.

Durante a visita exploratória, os candidatos devem apresentar sua proposta comercial ao representante designado pelo Regional Pilot, que enviará um formulário de encaminhamento aos órgãos responsáveis pelo PNP de BC como parte do registro do candidato. Os aplicantes receberão uma pontuação ao se registrarem no programa e os com melhores scores serão convidados a enviar uma aplicação completa através de draws mensais de chamadas.

Nós, da Immi Canada, prestamos assessoria completa para empreendedores que desejam aplicar como investidores tanto no processo de British Columbia como em qualquer outro. Para mais informações sobre estes programas, entre em contato diretamente conosco pelo email [email protected].

*Veja mais informações a respeito do programa de Start-up Visa clicando aqui.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet