CAMINHOS PARA MANITOBA - PARTE 2: MANITOBA EXPERIENCE

Quem deseja imigrar e partir em busca de uma vida nova em um país completamente diferente de onde nasceu, deve começar seu planejamento entendendo as leis de imigração do país que escolheu para ser seu próximo lar. No Canadá, por exemplo, a variedade de programas de incentivo à imigração são um atrativo a mais. Bons exemplos disso são os programas de imigração por uma província, os famosos PNP (Provincial Nominee Program), onde cada província é responsável por organizar a legislação de seu PNP, permitindo aos aspirantes à imigração maior acessibilidade e dinamismo.

shutterstock_72749767

É o caso, por exemplo, do PNP de Manitoba, que no quesito “atrativo” está alguns passos à frente das outras províncias: atualmente o MPNP (Manitoba Provincial Nominee Program) seleciona trabalhadores qualificados em todas as ocupações, contanto que o candidato demonstre sua empregabilidade na província.

Bem Vindo a Manitoba: como se classificar para o MPNP

Um dos quatro caminhos para se classificar como potencial candidato ao MPNP é por meio da categoria Manitoba Experience. Diferente do Manitoba Employment, esta categoria possibilita trabalhadores qualificados que tenham cumprido pelo menos 6 meses de trabalho contínuo para um mesmo empregador em Manitoba, mas que porventura não tenham recebido uma oferta de emprego permanente após esses 6 meses, a fazer sua aplicação junto ao Programa Provincial de Manitoba.

As regras do Manitoba Experience

O Manitoba Experience é um caminho para que os trabalhadores qualificados, que não estejam empregados atualmente em Manitoba, mas que já tenham tido algum tipo de experiência profissional na província (de no mínimo 6 meses), e que possam demonstrar que possuem alguma conexão com a província em questão, para então serem elegíveis para o Programa Provincial de Manitoba.

NOTA: Ter uma “experiência em Manitoba” (Manitoba Experience), em outras palavras, significa que o candidato viveu na província por algum período determinado como um trabalhador temporário ou como estudante internacional. A categoria Manitoba Experience é uma forma de comprovar uma conexão com província de Manitoba. Essa conexão é avaliada a partir de sistema de pontos mínimos obtidos pelo candidato em quesitos como: domínio da língua (Inglês e/ou Francês), empregabilidade, educação, idade e adaptabilidade. Juntos, esses quesitos somam 100 pontos totais, dos quais o candidato precisa marcar pelo menos 60 pontos para estar elegível à imigração pelo MPNP na categoria Manitoba Experience.

– Como se qualificar para o Manitoba Experience?

Há duas formar de ser elegível ao Processo de Imigração Provincial de Manitoba por meio do Manitoba Experience, que são:

A) Experiência de trabalho em Manitoba: para ser elegível ao MPNP por meio do Manitoba Experience como trabalhador qualificado, o candidato precisará comprovar que trabalhou em regime full-time para um mesmo empregador em Manitoba, por um período de pelo menos seis meses consecutivo.

A comprovação da ocupação profissional exercida em Manitoba pode ser realizada com a apresentação de uma Carta de Referência em papel timbrado da empresa, assinada pelo empregador, incluindo uma cópia do work permit do candidato.

Além da experiência profissional que tenha obtido no passado, o candidato será avaliado ainda nos quesitos: idade, adaptabilidade, domínio da língua (Inglês e/ou Francês) e educação.

B) Estudante Internacional: para ser elegível ao MPNP por meio do Manitoba Experience como estudante internacional, o candidato precisará comprovar que frequentou e completou seus estudos em uma instituição (de Manitoba) de ensino técnico ou superior reconhecida pela imigração. Cursos de línguas (Inglês ou Francês) não se enquadram nesse perfil.

Para a comprovação dos estudos realizados em Manitoba, o candidato deverá apresentar o Study Permit emitido na época da realização de seus estudos, o histórico escolar com a descrição do curso estudado e os certificados e/ou diplomas recebidos ao concluir os estudos no curso ao qual frequentou.

Além da conclusão de seus estudos em Manitoba, o candidato será avaliado ainda nos quesitos: idade, adaptabilidade, domínio da língua (Inglês e/ou Francês) e empregabilidade.

Para quem deseja mudar de país, Manitoba está de braços abertos para receber novos moradores e imigrantes que queiram se estabelecer no Canadá. As regras apresentadas acima contemplam apenas as classificações para trabalhadores qualificados e estudantes internacionais em Manitoba, por meio do Manitoba Employment. Existem ainda outros caminhos para se alcançar a residência permanente por Manitoba, como o Manitoba Experience, Manitoba Support e Manitoba Invitation, dos quais falaremos detalhadamente em breve aqui no blog da Immi Canada.

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.