O Canadá anunciou neste mês, por meio da consultoria Randstad, a lista de profissões requisitadas no país para o ano de 2018. O sonho de muitos brasileiros perante a atual situação política e econômica do país, é imigrar. Um dos destinos mais procurados, sem sobra de dúvidas, é o Canadá e não é para menos. Segundo o Statistics Canada o desemprego no país caiu para 5,7% em dezembro do ano passado, sendo que este é a menor taxa em 40 anos e as expectativas são boas, pois este ano a economia só tende a crescer.

Entre as profissões estão analista de negócios, engenheiros de software e gerente de projetos de TI. A consultoria de recursos humanos global divulga esta lista anualmente, baseada em análise de mercado, oportunidades de emprego, colocações de trabalho, salários e outros dados compilados e analisados, resultando nas profissões com mais demanda. Como já é de conhecimento, as profissões ligadas a tecnologia da informação (TI), são citadas na lista (saiba como imigrar para o país por meio destas profissões clicando aqui e também acessando este link www.immi-canada.com/toronto-e-melhor-cidade-para-profissionais-de-tecnologia/).

E estudo também revela que o setor de TI emprega cerca de 488 mil profissionais no país, sendo que deste número, 11,5 mil novas ocupações foram criadas somente no ano passado. Destas novas posições, cinco mil delas foram abertas em Toronto e Montreal fica em segundo lugar, com dois mil novos trabalhadores empregados. Mas calma, a lista não é composta só por especialistas em tecnologia da informação. Veja abaixo o top 10 para este ano.

profissoes requisitadas

10 – Operador de empilhadeira

A décima posição do ranking é ocupada pela profissão de forklift operator, ou operador de empilhadeira. O crescimento destes postos de trabalho é atribuído ao aumento do comércio eletrônico, que gerou um movimento maior nos estoques, armazéns e centros de atendimentos das empresas que vendem seus produtos online. Ainda de acordo com a consultoria Randstad, diversos empregadores chegam a patrocinar o treinamento do profissional para exercer a função, mediante ao compromisso do empregado com a companhia. A média salarial da profissão varia de acordo com cada província e empresa, mas ela fica entre $16 e $20 dólares canadenses (CAD) pagos por hora trabalhada.

9 – Engenheiro de software

Aqui está a primeira profissão da área de TI da lista. Para ter uma ideia de como a ocupação é requisitada, a pesquisa revela que neste ano as vagas serão regidas pelos candidatos, ou seja, o profissional poderá escolher em qual empresa quer trabalhar, devido a alta procura. O motivo é simples: toda empresa requer um software, por mais simples que ele seja. Os programas de computador estão presentes em todos os lugares, não somente nas telas, mas também em equipamentos médicos, carros, cozinha, beleza, dentre muitos outros. É importante ressaltar que estas vagas exigem formação, que pode ser um diploma ou curso técnico. A média salarial por ano fica entre $83 e $100 mil CAD para níveis médios.

8 – Gerente de contas

O account manager, ou gerente de contas, ocupa a oitava posição da lista. É um nome um pouco vago para os brasileiros, mas eles são uma espécie de representante de vendas de alto nível. As empresas geralmente exigem um diploma, ao contrário do que acontece no cargo de representante de vendas. O profissional é responsável por uma série de coisas, incluindo o relacionamento dos clientes com a empresa, gestão da equipe e estratégias para melhorar as vendas da companhia. O salário anual é entre $72 e $92 mil CAD.

7 – Gerente de projetos de TI

Como já mencionamos, a área é uma das mais requisitadas no país, tanto para imigração quanto dentre os canadenses. Por isso as profissões ligadas a TI aparecem sempre no topo do ranking quando se trata de imigração, geralmente também pagam bons salários. Neste caso, o profissional não deve ser somente da tecnologia, mas ele deve ter a capacidade de gerenciar, elaborar relatórios, desenvolver novos projetos, além de lidar com pessoas. A média salarial da profissão não decepciona, ficando entre $92 e $115 mil CAD por ano.

profissoes requisitadas

6 – Representante de serviços ao cliente

Esta profissão é o customer service representative, ou o serviço de atendimento ao cliente, que vai desde tele atendimento até visitas pessoais, passando pelo pós-venda. Caso o candidato tenha experiência ou saiba lidar com programas de Customer Relationship Management (CRM), está um passo a frente dos outros que não tem conhecimento, segundo a consultoria Randstad. O motivo da procura por profissionais do setor é o aumento do consumo, resultando em mais relacionamento com os compradores. A média salarial varia entre $37 e $45 mil dólares canadenses por ano.

5 – Analista de negócios

O business analyst, ou analista de negócios, também é algo um pouco vago para os brasileiros. Segundo a Randstad, este é o profissional que faz com que os colaboradores e a empresa usa da melhor maneira os seus recursos. Caso o trabalhador tenha algum conhecimento em tecnologia, estará a frente dos demais candidatos. Portanto, diversas empresas procuram analistas de negócios com experiência ou conhecimento em tecnologia a informação. O colaborador com esta função ganha entre $73 e $87 mil CAD anuais.

4 – Gerente de projetos de engenharia

Os engineering project manager são os especialistas responsáveis pela construção e gerenciamento de pessoas. A demanda por estes trabalhadores se dá devido ao crescimento da de projetos relacionados a infraestrutura e também ao aumento de construções no mercado imobiliário. Os profissionais precisam de diploma e experiência para trabalhar na função. A mádia salarial anual oscila entre $74 e $92 mil CAD.

profissoes requisitadas

3 – Contador

Sim, a profissão de contador é muito requisitada no Canadá! Além de um mercado financeiro seguro e saudável, todas as empresas necessitam de um profissional da contabilidade para se manter no mercado. O que se espera deles, em solo canadense, vai além das habilidades de um contador. Geralmente as empresas procuram por candidatos que saibam analisar dados e números por meio das plataformas digitais. Para o nível intermediário de profissionais, que são os mais procurados no momento, o pagamento anual fica em cerca de $63 a $78 mil CAD anuais.

2 – Representante de vendas

Aí esta outro resultado do crescimento da economia canadense. Com o mercado aquecido, a profissão é cada vez mais procurada, pois as empresas precisam vender seus produtos ou serviços, então cada vez mais este trabalho está sendo valorizado. Para exercer a profissão não é necessário ter diploma, mas sim experiência na função. O salário para os iniciantes varia entre $52 e $62 mil CAD por ano.

1 –  Trabalhador geral

Sim, isso soa muito estranho, mas o general labourer no True North é altamente requisitado. Ele inclui uma série de atividades, principalmente nas posições em linha de produção e logística. As funções podem variar de auxiliar geral em uma fábrica, por exemplo, até ser responsáveis pela logística e entrega de produtos no setor. Também não é exigido diploma, somente experiência na função. Aqui o salário médio é por hora e varia entre cerca de $16 e $20 dólares canadenses.

profissoes requisitadas

Fontes:

https://globalnews.ca/news/4002257/canadas-10-most-in-demand-jobs-for-2018-and-their-salaries-randstad/

http://www.huffingtonpost.ca/2018/02/05/these-are-the-most-in-demand-jobs-in-canada-in-2018-according-to-randstad_a_23353385/

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.