Foi anunciado pelo governo do Canadá, no começo do mês de outubro de 2020, novos planos para tornar o país ainda mais sustentável e ecologicamente correto.

Dentro dos planos anunciados estão, a extinção do uso de sacolas plásticas em todo país, e um grande investimento para a produção de mais veículos elétricos no país.

Zero resíduos de plásticos em 10 anos

O Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Jonathan Wilkinson, anunciou as próximas etapas do plano estabelecido pelo governo para atingir zero resíduos de plásticos até 2030.

Esse plano visa a proteção da vida marinha selvagem, assim como a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Com essa medida, o governo também visa a criação de novos empregos ajudando no fortalecimento econômico do país.

Todos os anos, os canadenses jogam fora em torno de 3 milhões de toneladas de lixo plástico. Apenas 9% dos quais são reciclados, o que significa que a grande maioria dos plásticos vai para aterros sanitários e cerca de 29 mil toneladas vão parar em ambiente natural.

Itens plásticos banidos

Entre os itens que serão banidos do país estão:


Sacolas plásticas

Canudos

Palitos para mexer

Anéis de plástico para acoplar latas

Talheres

Utensílios para alimentos feitos de plásticos que são difíceis de reciclar

O plano também prevê a recuperação e a reciclagem de materiais plásticos, para gerar lucro para economia e evitar a poluição do ambiente. Para que o plano seja possível, o governo irá investir em novas técnicas de reciclagem, assim como em infraestrutura e tecnologia. Com isso, o governo investirá em novos empregos, apostando nas oportunidades de crescimento econômico.

O governo do Canadá está trabalhando em conjunto com as províncias e territórios, juntamente com o Conselho Canadense de Ministros do Meio Ambiente.

O ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas também anunciou um investimento de 2 milhões de dólares para iniciativas que visam a redução do uso de plástico no país.

Mais Carros elétricos no Canadá

O governador de Ontario, Doug Ford, em videoconferência com o primeiro ministro, Justin Trudeau, anunciou o investimento de 1.8 bilhão de dólares, para fabricação de carros elétricos com zero emissão de poluentes. Também faz parte do projeto a produção de mais postos de recarga do automóvel.

Esse projeto será em parceria com a montadora Ford Motor Company em Oakville, e o governo de Ontario. Será o maior investimento na indústria automotiva nos últimos 15 anos.

“Ao fazer este investimento na Ford Canadá, estamos garantindo que nossa província continue a liderar a América do Norte e o mundo na fabricação e inovação automotiva, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa competitividade neste setor chave”, disse o governador de Ontário.

Você sabia que em 2018 a cidade de Oakville foi eleita a melhor cidade para imigrantes? Confira aqui!

O objetivo é alcançar o número de zero carros com emissão de gases poluentes, até o ano de 2050, transferindo toda a frota existente para o uso de veículos elétricos.

Esse investimento, também, visa favorecer pequenas empresas que fabricam peças importantes para a utilização da bateria do veículo. Além disso, segundo a fala do primeiro ministro, esse investimento garantirá a geração de 5.000 empregos em toda a indústria automotiva no país.

“O mercado de veículos elétricos crescerá no futuro e o Canadá tem o talento para ser um líder global na fabricação de baterias para veículos elétricos, para eletrificação e tecnologias limpas”, analisa Trudeau.

Para ler o anúncio oficial do governo, acesse o site aqui!

Comentários Facebook