Um dos feriados mais importantes do Canadá é hoje: 1º de julho. O Canada Day é o dia em que os canadenses comemoram o aniversário do país, que é o segundo maior do mundo em extensão territorial. Sendo um dia de descanso e comemorações nacional, ele marca o estabelecimento do território como país, fato que ocorreu em primeiro de julho de 1867. Neste ano as terras canadenses completam seus 152 anos.

Na ocasião do nascimento, o British North America Act juntou as colônias da Província do Canada, Nova Scotia e New Brunswick em uma única federação, criando efetivamente o território como uma nação soberana sob o domínio britânico. No início, o Reino Unido manteve algumas das suas características políticas e da época da colonização, porém com a Constituição do Canadá, em 1982, estes costumes acabaram por ser eliminados.

O Canada Day é comemorado de forma muito parecida ao 4 de julho nos Estados Unidos, com celebrações, queima de fogos, churrascos nas residências, piqueniques, programações culturais nas cidades, desfiles, passeatas, dentre outras atividades.

Não importa se você mora no país, está estudando, trabalhando ou somente visitando as terras do True North, a ordem do dia é comemorar e aproveitar a programação da cidade onde você se encontra. E acredite, em todas as localidades do país a data é celebrada de alguma maneira. 

canada day

Além disso, como diversos eventos são organizados pelo governo, você pode ser voluntário em algum deles (clique aqui para saber como você pode fazer parte do time de voluntariado). As comemorações são planejadas com antecedência, então caso você não tenha conseguido participar neste ano, pode se inscrever para os próximos.

*Leia mais a respeito das comemorações dos anos anteriores clicando aqui e acessando este link.

O governo federal mantém um site com a programação por cidade, que pode ser acessado clicando aqui. A página também conta com várias informações a respeito dos artistas que irão se apresentar no dia, quais os locais estarão abertos e vão oferecer entrada gratuita (o que costuma ser muito comum neste dia), planejamentos de rota para os turistas, informações importantes para os visitantes, horários e locais da queima de fogos, dentre outros detalhes.

canada day

Veja abaixo a linha do tempo da história do Canadá:

1867 – A Lei Constitucional dá ao Canadá mais independência da Grã-Bretanha, embora o poder final permaneça com a Coroa Britânica.

1931 – O Estatuto de Westminster passa no parlamento britânico, dando ao Canadá plena jurisdição sobre assuntos externos.

1949 – A Suprema Corte do Canadá torna-se o tribunal supremo para todas as questões legais de jurisdição Federal e provincial.

1957 – A legislação é introduzida para confirmar a distribuição de receitas do Governo Federal para as províncias com o objetivo de apoiar a administração e a prestação de serviços públicos.

1982 – O Canadá se torna totalmente independente quando o parlamento britânico aprova a Lei Constitucional de 1982, dando ao país o poder de alterar sua Constituição e todos os outros atos anteriores do parlamento britânico.

1982 – A Carta Canadense de Direitos e Liberdades (seções 1 a 34) é introduzida como parte da Lei Constitucional de 1982.

Hoje o Canadá é formado por 10 províncias e três territórios.

Fonte: https://www.canada.ca/en/canadian-heritage/campaigns/canada-day.html.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet