Que o Canadá é um país multicultural todos sabem, mas é bacana reforçar que a questão do respeito à diversidade no ambiente de trabalho também é uma realidade em muitas empresas do país. Estamos falando de espaços profissionais que são abertos para novos imigrantes, pessoas com necessidades especiais, idosos, bissexuais, travestis, homossexuais, transgêneros, ou seja, uma integração mais igualitária independente das diferenças individuais.

Este seria o cenário ideal em 100% das empresas nos dias de hoje, mas uma pesquisa revela que existem sim locais que se destacam mais por ter uma estratégia corporativa efetiva voltada para a inclusão. Foram identificados negócios que além de criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, também atendem a comunidade em geral, formando parcerias com grupos locais ou nacionais que representam bandeiras em defesa de várias causas do ser humano.

Entre os exemplos estão empresas do Canadá de áreas que no mundo tradicionalmente empregam-se mais homens, como mineração ou agronegócios, que criaram programas específicos para contratação de mulheres. Isso ocorre na Agrium Inc. em Calgary (província de Alberta): houve o desenvolvimento de ação de liderança feminina para preparar candidatos de grande potencial para cargos de alto nível, entre participantes, mentores e potenciais patrocinadores.

A cidade de Ottawa (província de Ontario), durante o último ano esteve presente em mais de 30 feiras de recrutamento, realizou 34 sessões informativas, 57 eventos de divulgação comunitária e fez 18 oficinas promovendo a comunicação com a comunidade de imigrantes quanto ao mercado de trabalho. Já a “Sodexo Canada”, em Burlington (Ontario) fez parceria com as organizações “Ready Willing” e “Able Canada” em 2016 com o objetivo de contratar mais de 100 pessoas portadores de necessidades especiais.

As empresas em destaque no Canadá

A “Canada’s Best Diversity Employers”, eleição feita por editores da publicação Mediacorp, reconhece os empregadores em todo o Canadá que são responsáveis por programas excepcionais de diversidade no local de trabalho e de inclusão. Estas práticas no ambiente profissional incluem iniciativas de sucesso, divididas em ações para funcionários focadas em cinco grandes grupos: 1. Mulheres, 2. Membros de minorias visíveis, 3. Pessoas com necessidades especiais, 4. Povos indígenas, 5. Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros / transexuais.

Desta forma, os vencedores deste ano foram escolhidos dentro de um projeto maior, que é o “Canada’s Top 100 Employers 2017”, destacando as práticas mais notáveis ​​e únicas. Os finalistas representam os líderes no quesito diversidade em sua indústria e região do Canadá. Conheça então algumas empresas de destaque e suas ações:

Accenture Inc., Toronto – atua no segmento de consultoria de gestão e possui 3.425 funcionários. Realizou uma pesquisa nacional de saúde mental para entender melhor o conhecimento e as atitudes dos funcionários em relação a este tema.

Agriculture and Agri-Food Canada, Ottawa (governo federal) – com mais de 4.240 funcionários, lançou uma campanha de recrutamento em toda a British Columbia, Alberta, Saskatchewan e Manitoba para recrutar e contratar estudantes indígenas.

Agrium Inc., Calgary – empresa de fabricação de produtos agrícolas e fertilizantes, com 3.440 funcionários. Foi responsável por um programa de desenvolvimento de liderança feminina para desenvolver candidatas mulheres com potencial para cargos de alto nível.

Air Canada, Saint-Laurent, Quebec – nome de destaque do universo de transporte aéreo, emprega 23.783 pessoas, e mantém comitês de diversidade regional em Montreal, Toronto e Vancouver.

Amex Bank of Canada, Toronto – atua no segmento de cartão de crédito e tem 1.643 funcionários. Lançou o projeto “Women at Amex” para apoiar o desenvolvimento e crescimento profissional das mulheres que trabalham na empresa.

Bell Canada, Montreal – famosa da área de comunicações, possui 38.671 funcionários e mantém uma política interna de saúde mental, que oferece uma cobertura melhorada de benefícios nesta especialidade para seus colaboradores.

Blake, Cassels & Graydon LLP, Toronto – escritório de advocacia com mais de 1.370 funcionários. Apoia diversas organizações de estudantes, entre elas “Black Law Students´ Association of Canada” e também “Korean Law Students’ Association”.

Boeing Canada Operations Limited, Winnipeg – empresa de fabricação de equipamentos aeronáuticos, com 1.579 funcionários. Oferece uma cúpula mundial sobre diversidade de três dias, aberta a funcionários de todo o mundo.

Cameco Corp., Saskatoon –  atua na área de mineração de urânio, com 3.040 funcionários. Em parceria com um conselho de Recursos Humanos da Indústria de Minas e a instituição “Women in Mining”, mantém um projeto de pesquisa para aumentar o conhecimento da empresa e da indústria sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres no segmento da mineração.

CAMH / Center for Addiction and Mental Health, Toronto – Hospital especializado que possui 1.960 funcionários, e fornece um treinamento especial focado numa entrevista sem preconceito para os recrutadores e gerentes.

E mais…

Você confere a lista completa das empresas que em 2017 se destacaram dentro do tema diversidade e inclusão, clicando aqui. Conheça também um ranking de outra fonte que foi pauta por motivos semelhantes no ano passado, na matéria “Empresas do Canadá respeitam a diversidade”.

 

 

Fonte de pesquisa e adaptação de “Canada’s best diversity employers welcome new voices”.

 

 

Comentários Facebook