Canadá entre os países com maior liberdade econômica do mundo

O Canadá está entre os cinco primeiros países com maior liberdade econômica do mundo, segundo um novo relatório do Instituto Fraser.

O relatório anual, chamado Economic Freedom of the World, publicado na última semana pelo grupo de pesquisadores de políticas públicas, compara o nível de liberdade econômica em 159 países e territórios em função do tamanho do Governo, os impostos, o Estado de Direito, os direitos de propriedade, regulamentos e outros fatores.

Canadá ocupava o 9º lugar na última pesquisa, agora se encontra na quinta posição. O estudo se mantém com números de 2014, o último ano de estatísticas comparáveis disponíveis. Como é de supor, o panorama político do Canadá mudou bastante deste então.

No entanto, um grupo de advertem que o novo Governo do Queen’s Park de Alberta e leis a nível federal aumentou significativamente os impostos com a introdução de regulamentos sobre a indústria e os negócios que colocam em perigo os ganhos na liberdade econômica do Canadá. Este tipo de mudanças podem ameaçar a classificação do Canadá nos próximos anos.

Fred McMahon, editor do estudo, explicou que dada a clara relação entre a liberdade econômica e a prosperidade, é de se esperar que as mudanças recentes que tem efeitos negativos a longo prazo influenciam nas oportunidades econômicas do país.

Hong Kong e Singapura, novamente, ocupam as duas primeiras posições, seguidos por Nova Zelândia e Suíça. Canadá e Georgia estão empatados em quinto lugar, enquanto os Estados Unidos a 16ª posição pelo segundo ano consecutivo. Venezuela segue sendo o país com menos liberdade econômica.

A Venezuela uma vez mais se encontra na última posição da lista. O relatório conta com um capítulo sobre a situação do país sul-americano, intitulado The Critical Role of Economic Freedom in Venezuela’s Predicament.

A Argentina também se encontra entre os países com menor liberdade econômica, ficando 156ª posição, dos 159 países listados. Bolívia e Equador estão dentro do mapa “vermelho” (Menos livres), nas posições 122 e 142, respectivamente.

México e Colômbia estão em uma melhor posição, mas com sinais de advertência, ficando nos lugares 88 e 116.

O país latino-americano com maior liberdade econômica é o Chile, que ocupa a posição de número 13 no ranking, seguido da Costa Rica (28), Guatemala (34) e Panamá (37).

 

Fonte: http://nmnoticias.ca/174699/canada-instituto-fraser-economic-freedom-of-the-world-2016-indice-libertad-economica/

Texto e Tradução: Immi Canada (A reprodução ou cópia deste conteúdo, sem devida autorização, está proibida)

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.