Grupo 1
Grupo 1
Canadá: existe um momento certo para imigrar?

Canadá: existe um momento certo para imigrar?

27 de Março de 2017

Várias incertezas permeiam o sonho canadense durante todo o caminho e, sem sombra de dúvidas, mesmo depois de tempos morando no Canadá, as questões nunca acabam, elas só mudam, devido ao fato de que sempre existe algo novo ou desconhecido no país, um novo desafio, uma nova etapa a ser cumprida. Talvez as perguntas diminuam bastante após a obtenção do passaporte canadense, mas elas não cessam por completo nunca.

Dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), divulgados no início deste ano, revelam que o número de declarações de saída definitiva cresceu 40% nos últimos dois anos, quando comparamos com os anos de 2013 e 2014. Vale lembrar que imigrar legalmente para qualquer país demanda muito planejamento, e é preciso que o candidato e a família preencham os requisitos e exigências do lugar para o qual pretendem ir para conseguir o visto ou a residência, no Canadá não é diferente.

De acordo com o governo canadense, em 2016, 1.358 brasileiros obtiveram a residência permanente. Uma das dúvidas mais comuns dos leitores e de quem deseja sair do Brasil rumo às terras do Hemisfério Norte do planeta é se existe um momento certo ou ideal para vir morar no Canadá. A resposta é sim e não, ao mesmo tempo.

Express Entry e processos de imigração


Momento ideal para imigrar

Quando pensamos que sim, existe um tempo certo para imigrar, estamos relacionando a resposta aos processos de imigração existentes. Em qualquer uma das modalidades que podem ser usadas para conseguir a Residência Permanente (Permanent Resident – PR), que no caso são várias pois existem diversos procedimentos possíveis, quase todas elas levam em consideração três características base: nível educacional, proficiência nos idiomas oficiais do país (inglês e/ou francês) e idade do candidato e da família.

O perfil mais desejado é ter entre 20 e 29 anos, três ou mais anos de experiência profissional e inglês avançado, com nota igual ou superior a 7,5 no International English Language Testing System (IELTS) ou exame equivalente aceito pela imigração canadense. A maioria dos processos de imigração conta com uma calculadora de pontos com uma espécie de ranking, que dá a pontuação do candidato baseada em várias exigências.

Então se o candidato tiver mais de 29 anos ele não consegue a pontuação e não pode imigrar? Claro que pode! No caso do Express Entry, que é o processo mais comum que funciona como uma pré-seleção para alguns outros processos, como alguns provinciais e o Federal Skilled Worker por exemplo, quem tem entre 20 e 29 anos consegue o score mais alto possível quando falamos em idade, que é de 100 pontos (para acessar a calculadora oficial, clique aqui). Após os 30 anos, a cada ano que passa o aplicante perde cinco pontos. Se aplicar com 30, terá um resultado de 95 no ranking do Express Entry, se aplicar com 33, a pontuação cai para 80 e assim sucessivamente. A partir dos 45 anos o candidato não consegue mais nenhum ponto no quesito idade.

A explicação para a idade do candidato contar tanto para o governo canadense é simples: eles precisam de profissionais qualificados em período de vida produtivo e que possam contribuir o maior tempo possível para o país. Uma pessoa de até 29 anos ainda tem mais tempo de vida ativa como cidadão, trabalhando e pagando impostos, fazendo com que a economia do país siga seu curso, do que uma pessoa com 45 ou 50 anos, por exemplo.

Segundo o último senso do Canadá, aplicado em 2016 e divulgado neste ano pelo Statistics Canada, a população total do país fica em 35,7 milhões de pessoas. Deste número, cerca de 18% tem 65 anos ou mais, ou seja, este é um dos principais motivos do país precisar de imigrantes qualificados para suprir áreas profissionais em demanda.

Se você tem pretensões e vontades de sair do país a dica é: não espere muito. Caso o candidato possua o desejo de imigrar, um bom inglês, uma formação condizente com as em demanda no Canadá e uma reserva financeira, a hora é agora. O ideal é não adiar a decisão, pois quanto mais maturidade o indivíduo adquire, menos riscos ele quer correr.

Planejamento e foco

Momento ideal para imigrar

Por outro lado, a pergunta foco deste artigo pode ser respondida de outra maneira. Existe um momento certo para imigrar? Não. O que existe, na verdade, é o seu momento e seu estilo de vida. Existem diversas maneiras de recomeçar a vida no Canadá. Caso você não se enquadre no perfil: 20-29 anos, bom nível de inglês, reserva financeira e profissão requisitada pelo governo canadense, não se desespere. Você pode sim imigrar com mais de 35 anos, ou mesmo com mais de 45, pode sim imigrar com um nível não tão bom de inglês e pode ser bem sucedido no plano de sair do Brasil mesmo não tendo uma formação acadêmica que esteja em demanda aqui (para ver se você se enquadra basta acessar o link do site Citizienship and Imigration Canadá).

Cada perfil pessoal é característico e pode se enquadrar em um processo de imigração diferente. Por isso, é altamente recomendado uma análise do seu perfil (a Immi Canadá oferece este serviço com qualidade, para mais informações basta acessar o link https://www.immi-canada.com/loja-virtual/), feita por um especialista em imigração. Este direcionamento pode te mostrar caminhos diferentes dos já amplamente conhecidos. Você pode não se encaixar no Express Entry sem fazer bastante esforço, mas pode aplicar diretamente para alguns dos processos de imigração provinciais, ou para profissionais autônomos e até ter os requisitos para ser um investidor no Canadá.

Além disso, o mais importante em qualquer caso é ter foco e planejar. Caso você queira muito morar fora e tenha entre 20 e 29 anos, uma boa formação para isso mas não esteja tão afiado no inglês, é só traçar um plano de estudar pelo período de tempo que for necessário para alcançar o nível que você precisa e, se os recursos financeiros forem suficientes, também pode estudar inglês no Canadá e posteriormente aplicar para um processo de imigração. Se a situação for diferente e o aplicante principal tem 38 anos, por exemplo, uma profissão extremamente requisitada no Canadá, um nível de inglês excelente, porém a reserva financeira da família não é suficiente para o plano, existem diversas soluções e planejamentos financeiros que podem ser aplicados ao orçamento familiar e, em um prazo de um ou dois anos, a família conseguir a poupança exigida pelo governo canadense.

O mais importante: nunca desistir. Se imigrar é o sonho e objetivo principal, basta ter bastante força de vontade e disposição que o Canadá é somente o primeiro passo.

Fontes:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/noc.asp
http://www.statcan.gc.ca/eng/start

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist