Acompanhando o difícil momento que o Brasil vive, o jornalismo e a mídia como um todo não tem ficado de fora da crise. Os cortes no orçamento das grandes redações e, principalmente, no que diz respeito a mídia impressa, são frequentes e também acompanham a globalização que a internet traz, com notícias ao vivo e imediatas. Em números do Instituto Verificador de Circulação (IVC), Os principais 11 jornais do Brasil ganharam 90.965 assinantes digitais em 2016. Em contrapartida, no mesmo período, houve uma redução de 123.932 assinantes de jornal impresso. Enquanto isso em terras canadenses, o que podemos ver nas prateleiras das bancas de jornais é bem diferente. O número de leitores de jornais no Canadá se mantém em alta e cresce a cada ano.

Revistas

Segundo a Alliance for Audited Media (AAM), o país possui mais de 50 revistas impressas em circulação. Esse número é ainda maior em grandes livrarias e lojas, pois muitas das publicações são importadas dos Estados Unidos e de outros países de língua inglesa e francesa.

Por circulação, o órgão elencou as melhores, ou seja, as mais vendidas ou distribuídas no país. Algumas delas são gratuitas e podem ser encontradas em diversos locais. A Chatelaine é a queridinha do público feminino canadense. Ela reúne notícias do cenário mundial, história, dicas de jardinagem, receitas, resenhas de livros, entrevistas, moda e estilo de vida em uma publicação.

A Canadian Living é famosa por ser distribuída gratuitamente em diversos locais e ter um conteúdo leve e diversificado, incluindo receitas temáticas e inspiradoras, moda, dicas de beleza e casa, concursos, saúde e relacionamentos. Na lista com maior circulação, o terceiro lugar vai para a Readers’s Digest, que é para o público masculino e feminino e reúne informações sobre carros, games, moda, comida, viagens, saúde e jardim.

No Brasil as revistas vêm acompanhando a decadência dos jornais impressos e perdendo leitores com frequência e força. Porém, enquanto em terras tropicais temos revistas como Veja, Exame, Carta Capital e Isto É que se dedicam às notícias semanais um pouco mais aprofundadas, aqui no Canadá as revistas são direcionadas a um público mais segmentado, vide a quantidade e variedade das mesmas. Para se ter um ideia, a variedade de publicações são muitas e a segmentação vai além. Revistas de arquitetura, jardinagem, paisagismo, arte contemporânea, grafite, arte moderna, esportes no geral, baseball, hockey, futebol, basquete, curly, confeitaria, e enfim, todas os demais assuntos possíveis, têm espaço e possuem diversos leitores.

Jornais

Com os jornais a variedade e quantidade não é diferente das revistas. Nas menores capitais, como Winnipeg, por exemplo, a circulação diária é de, no mínimo, seis jornais diferentes. Já em cidades como Toronto o número ultrapassa a casa dos 20, incluindo periódicos em língua estrangeira, dedicado às comunidades de imigrantes que vivem nas províncias.

O maior dos jornais, também tomando como base o critério de circulação, é o The Toronto Star. Nele o leitor encontra as notícias destaques do dia da cidade, do país e do mundo, além de entretenimento, uma seção dedicada exclusivamente ao esporte, previsão do tempo, política, economia, dentre outros assuntos.

Também um dos mais lidos no país é o The Globe and Mail, que também reúne uma série de notícias e é mais focado em economia, política, cidades e esportes. Na lista dos melhores, não podemos deixar de citar o Jornal Metro, que também é distribuído gratuitamente em diversas cidades do mundo, inclusive em várias do Brasil. A publicação está presente em diversas cidades do Canadá, como Vancouver, Toronto, Calgary, Montreal, Winnipeg, Ottawa, dentre outras.

Para acessar a lista completa de jornais do Canadá, basta clicar aqui.

Rádios e emissoras de TV

Da mesma maneira que no Brasil, existem diversas rádios espalhadas por todo o Canadá. Elas também são separadas em duas frequências: AM e FM. Algumas estações também transmitem a sua programação somente online. Talvez a única diferença aqui seja a segmentação entre elas. Como a população do país é composta por vários imigrantes, existe espaço para estações com os mais diversos tipos de música, levando em consideração também que muitas são transmitidas em inglês e outras em francês.

Os assuntos que mais fazem sucesso no rádio são esportes, as músicas e as notícias. Entrando no detalhe da divisão por tipos de canções, em todo o país existem emissoras que tocam somente música latina, por exemplo. Outras tocam reggae, jazz, música alternativa, pop, rock, etc. Para acessar a lista completa de estações, basta clicar aqui. Também é possível acessar a lista de rádios por província clicando no link http://radio-locator.com/cgi-bin/page?page=provs.

Já quando diz respeito a televisão, por aqui é praticamente obrigatório ter TV a cabo para assistir aos canais televisivos. Não existem diversos canais de TV aberta e quando eles funcionam sem a ligação com o cabo, a imagem fica problemática. Clicando aqui o telespectador consegue acessar uma lista de canais baseados no código postal da localidade.

Com relação a programação televisiva ela é bem diversificada e inclui entretenimento como novelas, filmes e diversos canais e programas culinários, por exemplo. Com relação aos telejornais, eles costumam ser um pouco mais livres que no Brasil, onde os apresentadores sempre tentam ser imparciais. Assistindo aos noticiários, fica claro que os jornalistas são um pouco mais parciais, com comentários e até mais despojados na maneira de se vestir. No que diz respeito aos programas esportivos, eles são muitos e de todos os tipos, pois os canadenses amam esportes. Em algumas mesas redondas com comentaristas os jornalistas do esporte possuem um jeito bastante particular de se vestir, ficando conhecidos no país por isso, como é o caso do apresentador canadense Don Cherry.

jornais Canada

Fontes:
http://www.brazilcanada.com/port/toronto_jornais.htm
http://www.guiademidia.com.br/jornais/america-do-norte/canada.htm
https://www.agilitypr.com/resources/top-media-outlets/top-10-canadian-magazines/
http://www.worldpress.org/newspapers/AMERICAS/Canada.cfm
http://www.cision.ca/trends/canadas-top-20-daily-newspapers/
http://www.my-radios.com/en/radio/top/CA

Fabíola Cottet

Comentários Facebook