O governo de imigração canadense anunciou dois novos programas pilotos de imigração na categoria de cuidadores: Home Child Care Provider Pilot Program e Home Support Worker Pilot. Eles substituem os antigos Caring for Children e Caring for Peolpe with High Medical Needs. Ambos os processos oferecem aos cuidadores elegíveis um caminho para que os profissionais requisitem a residência permanente, após dois anos de trabalho e experiência no Canadá.

Os pedidos apresentados por meio dos dois procedimentos antigos de imigração, que foram desativados no dia 18 de junho deste ano (2019), ainda serão processados, de acordo com as regras e requisitos dos programas anteriores. Porém, os mesmos não estão mais aceitando aplicações e foram encerrados. Os novos processos oferecem permissões de trabalho para cuidadores que tenham uma job offer no país e que atendam aos seguintes critérios:

  • Resultados da Canadian Language Benchmark (CLB) de, no mínimo, cinco pontos em todas as modalidades, para ambos os idiomas: inglês ou francês (para verificar a sua nota na CLB, clique aqui);
  • Um ano comprovado de educação pós-secundária canadense ou equivalente no exterior (saiba como reconhecer seu período de estudo por uma instituição certificada canadense clicando aqui);
  • Ser admissível para entrar no país, o que inclui histórico criminal, exames médicos e ser aprovado no processo de visto.

Os profissionais da categoria que já trabalharam por, pelo menos, um ano em uma empresa no território canadense também já podem aplicar por esses dois novos programas pilotos. Além disso, os especialistas com a ocupação na National Occupational Classification (NOC) 4411, com exceção aos pais adotivos, são elegíveis para se candidatar à residência permanente por meio do Home Child Care Provider Pilot. Ademais, os cuidadores com trabalho comprovado no NOC 4412, excluindo as donas de casa, também são elegíveis através do Home Support Worker Pilot.

cuidadores

O Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) declarou que os novos programas pilotos possuem um padrão de processamento de 12 meses para pedidos de permissão de trabalho e apenas seis meses aos que solicitam a Permanent Resident (PR), o tempo médio é de seis meses, desde que os aplicantes atendam aos requisitos de experiência de trabalho.

Atualizações

As principais mudanças ocorridas nos processos para os profissionais que cuidam de crianças e também aqueles especializados em pessoas com altas necessidades médicas incluem:

  • A ocupação específica será do trabalhador e não mais do empregador, o que permitirá que os candidatos mudem de emprego sem prejuízo ao processo de imigração;
  • A família de primeiro grau do cuidador também terá direito de solicitar permissão de trabalho ou estudo;
  • Os empregadores não precisarão mais de uma Labour Market Impact Assessment (LMIA) antes de contratar um cuidador estrangeiro.

O IRCC acredita que as mudanças vão trazer uma transição aos profissionais, do status de trabalhadores temporários para residentes permanentes aos cuidadores e suas famílias, uma vez que o aplicante principal tenha adquirido os dois anos necessários de experiência canadense. Esses 24 meses devem ser adquiridos nos últimos três anos antes do candidato solicitar a residência permanente.

*Saiba mais como era a imigração para cuidadores clicando aqui e também neste link.

“O Canadá está cuidando dos nossos caregivers. Estamos nos comprometendo a melhorar a vida dos trabalhadores que vêm do mundo todo para cuidar dos nossos entes queridos e, com esses novos pilotos, pretendemos fazer exatamente isso”, declarou Ahmed Hussein, Ministro da Imigração do Canadá.

cuidadores

Os novos programas possuem um número limitado de aceitações no ano: 2.750 para cada um deles, totalizando 5,5 mil candidatos principais, além de sua família de primeiro grau. Os pilotos proporcionam atualizações importantes aos cuidadores, como permissões de trabalho abertas e também estudo aos membros da família, o que dá aos futuros aplicantes à residência o apoio necessário para que continuem trabalhando e se dedicando ao projeto.

Juntamente com o anúncio dos novos pilotos, o Canadá também vai reabrir seu Interim Pathway for Caregivers para novas aplicações a partir do dia 8 de julho próximo, aceitando inscrições por três meses. 

Este caminho é para indivíduos que adquiriram experiência de trabalho em terras do True North a partir do dia 30 de novembro de 2014, como cuidador de crianças em residências, trabalhador auxiliar em casas ou, ainda, uma combinação dos dois através do Canada’s Temporary Foreign Worker Program. A descrição do trabalho deve corresponder às iniciais ou às funções do grupo 4411 ou 4412 da National Occupational Classification.

O Interim Pathway para os cuidadores irá reabrir para aqueles que possuem a intenção de morar fora da província de Quebec e possuem os requisitos abaixo:

  • Autorização para trabalhar no Canadá com uma permissão fora do programa Live-In Caregiver Program no momento do inscrição (ou que já tenha solicitado a mudança);
  • Habilidades linguísticas de pelo menos cinco pontos no CLB para inglês ou francês; 
  • 12 meses de experiência de trabalho em período integral no Canadá em uma ocupação das citadas, sendo que o período deve ser posterior a 30 de novembro de 2014;
  • Diploma de ensino médio canadense ou equivalente, certificado por instituição qualificada.
cuidadores

*Saiba como validar seu diploma no Canadá para imigração clicando neste link.

Como já falamos aqui em outros artigos, existem dezenas de maneiras diferentes de imigrar para o Canadá e concretizar o sonho de viver no país com a melhor qualidade de vida do mundo. Para saber qual é o melhor caminho para você, nada melhor do que uma consulta de imigração com um consultor especializado. A Immi Canada oferece este serviço, além de toda  a assessoria durante o processo, possuindo mais de 13 anos de experiência no mercado e uma equipe qualificada para lhe atender. Para mais informações acesse https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou mande um email para contact@immi-canada.com

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2019/06/canada-caring-for-caregivers.html.

Fabíola Cottet  

Comentários Facebook