As terras canadenses estão com a economia e mercado aquecidos. Em abril deste ano o país teve o maior ganho de novos empregos e oportunidades já registrado desde 1976: 107 mil novas posições foram criadas, sendo que a maior parte deste número são para trabalhos full-time, ou seja, período integral. O governo divulgou 1976 devido a ter sido o ano em que eles começaram a coletar dados, portanto o recorde é histórico.

Para se ter uma ideia, no ano passado o território teve, no total, 426 mil novos empregos. A quantidade de novas oportunidades em abril deste ano ficou em cerca de 20% do ano anterior, somente no período de 30 dias. Os dados são do Statistics Canada, que é a divisão do governo federal responsável pelas tabulações de dados, pesquisas e números oficiais do país.

Este aumento inesperado de vagas ajudou a reduzir a taxa de desemprego no Canadá, que estava em 5,8% em março, tendo ficado em 5,7% em abril. Ou seja, o impacto interferiu em uma das principais métricas, tendo reduzido o percentual de pessoas desocupadas e sem trabalho no país. O mercado de trabalho tem visto números fortes e ascendentes desde meados de 2016. Embora a economia nas terras do True North desacelere durante o inverno, a região está em franco desenvolvimento.

empregos

Os economistas e analistas esperavam cerca de apenas 10 mil novas vagas em abril, o número foi uma surpresa para todos. Profissionais da consultoria Thomson Reuters Eikon acreditavam que a taxa de desemprego iria continuar em 5,8%. Com os números de abril, o aumento foi de 0,6%, que é a maior expansão mensal proporcional desde 1994, quando atingiu 0,7%.

*Confira aqui o artigo que fizemos com as profissões mais procuradas no Canadá em 2019 e também as projeções de especialistas para o futuro.

Dos 107 mil novos trabalhos, 73 mil foram criados para colaboradores e trabalhadores ocuparem funções em tempo integral. Além disso, 83,8 mil destes postos são no setor privado. No ano passado, 2018, a média mensal de criação de posições de trabalho foi de 36 mil. Somados a todos os números e projeções animadoras com relação ao país até agora, ainda tivemos, em abril, o aumento médio anual dos salários por hora para todos os empregados. Em março o crescimento foi de 2,4%, no mês seguinte: 2,5%. Portanto abril passou e deixou bons indicadores ao Canadá.

O Statistics Canada também revelou as áreas que mais se destacaram: serviços e indústrias em geral foram os que mais apresentaram desenvolvimento. A criação de postos de atacado e varejo totalizou 32,4 no mês passado. Já a construção civil acrescentou 29,2 mil empregos. Um total de 66,4 mil cargos part-time para trabalhadores entre os 15 e 24 anos ajudou e reduzir o desemprego entre os jovens no mês passado: passando de 10,7% em março para 10,3% em abril.

empregos

As províncias que mais impulsionaram o índice, foram Ontario, Quebec, Alberta e Prince Edward Island. Confira no gráfico abaixo a curva ascendente de novas vagas de emprego no território ao longo dos anos.

empregos

*O governo anunciou neste ano um investimento alto de seu orçamento para um programa que irá ajudar os recém-chegados a reconhecerem mais rápido a sua profissão no Canadá. Clique aqui e saiba mais.

Onde procurar trabalho

Procurar um emprego em outro país, com uma língua diferente, outros costumes e muitas vezes em uma área que não é a qual os imigrantes estão acostumados a trabalhar no Brasil, pode ser uma tarefa complicada no início. Algumas profissões são regulamentadas, outras precisam de certificação e, ainda, certas ocupações não exigem nenhum esforço extra além de procurar o trabalho.

Já escrevemos vários artigos falando a respeito de como conseguir um emprego. Acesse este link e também clique aqui para ler diversas dicas.

Abaixo elencamos alguns sites que são os melhores para a busca por uma oportunidade de trabalho no Canadá, tanto para quem já está no país como para aqueles que ainda estão traçando o caminho no Brasil, confira!

Craiglist: o site tem diversas áreas, desde a busca de empregos até venda de móveis e locação. Ele é dividido por províncias, então é só colocar a região e selecionar a busca por empregos;

BC Jobs: o endereço na internet contém oportunidades na província de British Columbia;

Eluta.ca: um dos mais acessados do país, tanto por quem busca quanto por quem contrata;

Job Bank: é um dos principais sites para quem busca emprego no Canadá e um dos mais populares entre os imigrantes, pela página ser coordenada pelo governo federal canadense;

Indeed: ele também possui uma versão para outros países. No site o interessado cadastra o currículo e envia diretamente aos recrutadores;

Go2HR: o site é mais direcionado para quem procura posições temporárias no verão do Hemisfério Norte, em restaurantes, hotéis e indústria do entretenimento;

Monster: ele é também bastante popular entre os canadenses e possui posições em diversas cidades;

Wow Jobs: um local que agrupa mais de 250 mil postos de trabalho.

empregos

Fonte: https://globalnews.ca/news/5262169/canada-jobs-growth-april-record/.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook