Canadá, terra dos Engenheiros

De acordo com uma pesquisa realizada pela Randstad Canada*, em parceria com a Engineers Canada, com o temaProjeções da Engenharia para 2020”, revela que o crescimento do mercado em British Columbia, Alberta e demais províncias renderá grandes oportunidades de trabalho para os profissionais da Engenharia nos próximos anos.

Segundo dados, aproximadamente 16.000 vagas de emprego estarão disponíveis até 2020 nas regiões citadas. Anualmente são necessários 900 profissionais para suprir o mercado em Alberta.  Já em Manitoba, o aumento está na área da Engenharia da Construção, que requer profissionais qualificados.

“As empresas de BC receberão engenheiros migrando de diversos locais durante a próxima década”, disse Stephen McCrum, Vice-Presidente da Randstad Engenharia. “Nosso próximo foco é contratar engenheiros especializados e experientes para substituir os trabalhadores que se aposentam”, completou McCrum. A idade média dos trabalhadores em British Columbia é maior do que em outras províncias, o que aumenta a necessidade de substituição.

Além de garantir uma visão mais ampla sobre os principais fatores que irão interferir no crescimento econômico e industrial no período entre 2011 e 2020, o relatório da pesquisa sugere uma melhoria no planejamento de recursos humanos para os trabalhadores da área e reforça que a melhor estratégia para os próximos anos é reter os profissionais com mais experiência no mercado de trabalho, disponibilizando programas de desenvolvimento, com o objetivo de acelerar a produção dos recém-graduados.

Conheça as regiões que possuem mais oportunidades:

Saskatechewan: As diversas ramificações da profissão estão presentes na província, mas as restrições das vagas são um problema para aqueles que buscam uma oportunidade nesse mercado. Alguns projetos contam com a atuação de engenheiros que estão disponíveis no mercado, especialmente aqueles que trabalham em minas. Mesmo sendo um mercado relativamente pequeno, a região de Saskatechewan tem uma demanda grande para projetos pontuais.

Alberta: Junto com a British Columbia, Alberta é um dos melhores mercados para engenheiros no Canadá. Em 2012 houve um superaquecimento da profissão, porém a falta de engenheiros qualificados e com experiência prejudicou a evolução do mercado. Outro fator interessante foi o aumento do número de inscritos para cursos nessa área, o que implica uma maior concorrência.

British Columbia: A província está entre os dois mercados mais fortes de Engenharia no Canadá. Atualmente enfrenta a falta de profissionais qualificados nas áreas relacionadas com mineração, metalurgia e petróleo. Por outro lado, a Engenharia da Computação e Engenharia Industrial estão bem equilibradas. Isso faz com que as empresas de engenharia de BC procurem por profissionais nas províncias ao redor, mas encontra dificuldades para atraí-los devido à remuneração.

Manitoba: O crescimento do mercado de engenharia na província está concentrado nos projetos de recursos e utilidade para gerar e transmitir energia elétrica, como Engenharia da Construção. Manitoba também sofre com a falta de profissionais qualificados e que tenham experiência na área.

*Sobre Randstad Canada: Organização canadense líder em Recrutamento e Soluções de Engenharia. Como está localizada no país, entende as necessidades de recrutamento e demanda dos empregadores e candidatos a emprego em todos os níveis e setores.

Para saber mais, visite: http://randstad.ca

Fonte: http://goo.gl/QwoyD

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.