Se você estiver no Canadá sem carro e precisar de um para explorar os belos lugares do país, fazer compras ou até mesmo ir a um compromisso de emergência, além da alternativa de aluguel convencional, saiba que muitas cidades canadenses contam com o serviço de “car sharing”. Praticidade é um dos pontos fortes deste sistema, além da possibilidade de usar apenas algumas horas ou minutos do dia, pagando proporcionalmente.

Basicamente, o primeiro passo é ter o cadastro aprovado em uma das empresas de compartilhamento, e é mandatório incluir um cartão de crédito. Por intermédio de um aplicativo no celular ou no site oficial é possível localizar o carro disponível mais próximo. A partir daí o acesso e liberação para o uso do motorista é fácil, e rapidamente você poderá sair guiando pelas ruas e estradas do Canadá.

Pesquisamos como funcionam três diferentes empresas que estão presentes em algumas localidades do território canadense. Também há os respectivos links oficiais de cada uma delas, para que você possa conferir se já existe este serviço na cidade em que está ou irá desembarcar.

Car2Go

As cidades canadenses de Calgary (Alberta), Montreal (Quebec), Toronto (Ontário) e Vancouver (BC) possuem o serviço de carro compartilhado da empresa Car2Go, que hoje é a maior do mundo neste segmento, com mais de 2,7 milhões de membros. Em um aplicativo é possível visualizar o veículo disponível e com ele se aproximar e destravar as portas, isso se dá fornecendo uma senha e o código que aparece em um aparelho localizado no para-brisa do automóvel escolhido. Já a chave está dentro do carro.

A frota conta com modelos ” Smart4two” e “Mercedes-Benz”, e para utilizá-los o custo varia de acordo com a cidade e porte do automóvel. Em Vancouver, por exemplo, considerando o mês de setembro de 2017, os preços cobrados estão entre $13,00 a $17,00 CAD por hora e de $65,00 a $99,00 CAD a diária. O condutor poderá rodar por até 200 quilômetros no dia, e caso ultrapasse essa marca haverá cobrança extra, por Km rodado.

Nestes valores estão incluídos o combustível, o seguro, estacionamento uma vez que pare nos lugares determinados indicados pelo aplicativo, manutenção e assistência 24 horas. Lembrando que os espaços oficiais são identificados com o logotipo da empresa e destinados para retirar e entregar o automóvel. Não há obrigatoriedade de fazer reserva ou devolver o carro exatamente no local que foi iniciado o uso.

Acesse o site oficial da Car2Go clicando aqui.

Evo

A Evo atua em British Columbia e trabalha com o “Toyota Prius” híbrido, sendo um diferencial a presença de acessórios especiais que facilitam na hora de transportar a bicicleta ou o esqui, por exemplo. Seus clientes também contam com o sistema em que o veículo pode ser retirado e entregue em lugares distintos, sem problemas!

As disponibilidades, reservas, acesso ao carro e demais informações estão no aplicativo compatível para IOS e Android, além do site oficial. É possível destravar as portas também com um cartão específico que é fornecido pela empresa.

As tarifas cobradas em setembro de 2017 estão assim determinadas: $0,41 por minuto, $14,99 por hora e $89,99 por dia. Vale também a regra de taxa extra para uso superior a 200 quilômetros. Há taxa de adesão de $35,00 e estão inclusos nos valores pagos, entre outras comodidades, o combustível, o seguro e estacionamento em locais próprios.

Acesse o site oficial da Evo clicando aqui.

Modo

A frota da Modo atende as regiões de Lower Mainland, Vancouver, Victoria, Sidney e Nanaimo (BC) e conta com 600 carros desde versões esportivas, sedãs, caminhões, SUVs, vans, e modelos híbridos e com recursos de acessibilidade. Há planos individuais e especiais para empresas. E quem utiliza este serviço precisa retirar e entregar o automóvel sempre no mesmo lugar, diferentemente dos demais que citamos anteriormente.

O aplicativo da empresa foi desenvolvido para visualizar os veículos disponíveis, fazer a reserva, administrar a conta e outros procedimentos. Já para liberar o carro na hora do uso é necessário utilizar o “fob”, que funciona como uma chave eletrônica para destravar as portas, e a chave para dar partida propriamente dita está no interior do veículo.

Existem diferentes planos para os usuários, entre eles o pacote mais básico custa $ 8,75 por hora, $ 70,00 por 24 horas e $ 26,25 para utilizar entre 19 horas e 9 horas. Neste caso, trata-se de um sistema de cooperativa e há taxa de adesão de $10,00 e mensalidade de $8,00 (tarifas de set/2017). Existe um custo extra se ultrapassar a cota diária de 250 quilômetros.

Confira outras empresas que também prestam este serviço e estão presentes em território canadense:

Zipcar

Enterprise (car share)

Community Car Share

Dicas e observações

– Para que o seu cadastro seja aprovado, além de um cartão de crédito é preciso ter a carteira de habilitação válida e um bom histórico como motorista. Verifique nos sites oficiais de cada uma das empresas quais os documentos exigidos para se cadastrar, procedimentos e saiba que a aprovação pode demorar até dias, por isso programe-se com antecedência!

– Algumas empresas possuem taxa de adesão e/ou anuidade, porém fique atento pois muitas realizam promoções ao longo do ano oferecendo vantagens como a isenção destes valores ou pacotes de minutos grátis.

– Vale lembrar que os brasileiros que possuem “visto de Turista” tem permissão de dirigir pelo período de 6 meses, e quem está com “visto de Estudo” vinculado a um programa full-time de uma instituição credenciada pelo governo, tem este prazo estendido até a data de término do visto.

– E confira também a matéria “Vai dirigir no Canadá? Você precisa saber disso!

Se gostou das dicas, compartilhe!

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.