A empresa Scoring Canadian Tech Talent revelou seu relatório de 2018 com as melhores cidades canadenses para se encontrar empregos na área de tecnologia no país, tanto na questão de tecnologia da informação (TI), quanto no que diz respeito às outras profissões ligadas aos avanços tecnológicos.

Quanto se trata de talentos no ramo, a cidade de Toronto ainda lidera o ranking no país, porém o relatório revelou que outras cidades também estão se mostrando competitivas. Toronto, Montreal, Ottawa e Waterloo estão entre as cinco melhores localidades no que tange ao mercado. Já Hamilton, Quebec City e Halifax ficaram no top 10. Publicado pela Commercial Real Estate Services Canada, o estudo afirma que o motivo de tantas cidades estarem se tornando polos de evolução é que a tecnologia virou uma poderosa força para a expansão de regiões e seu desenvolvimento.

A companhia que fez o estudo também declarou que “a tecnologia é hoje parte de todos os componentes tradicionais da economia de uma região, e o futuro da maioria das cidades canadenses será virar um centro tecnológico”. O relatório analisa 20 cidades canadenses e segue as bases de seu semelhante feito em toda a América do Norte, que foi lançado no início deste ano (para acessar os detalhes, clique aqui).

Toronto continua sendo a potência tecnológica do Canadá, lugar ocupado com base em 13 métricas, organizadas debaixo de três indicadores-chave: empregos de talentos técnicos, educação combinada com a disponibilidade de cursos na área e indústria de alta tecnologia. A pesquisa apontou grandes investimentos de empresas na região, como Uber, NVIDIA, Etsy, Samsung e LG, assim como outras que pretendem investir na cidade: Shopify, Microsoft, Touch Bistro, Open Text e Google.

cidades canadenses

*Veja mais informações a respeito da busca por profissionais de TI no Canadá clicando aqui.

Ottawa, capital nacional do país e sede da empresa Shopify, ficou em segundo lugar, seguida por Montreal, Vancouver e Waterloo. Segundo o relatório, estas regiões possuem uma forte combinação de atributos que o setor de tecnologia precisa para prosperar, principalmente quando se trata de alta concentração de oferta de empregos.

Oportunidades na área

Toronto, Montreal, Ottawa e Waterloo (ON), foram as cidades responsáveis por 63,1% de todo o crescimento e aumento de postos de trabalho na área de alta tecnologia no Canadá entre 2012 e 2017. Somente na primeira posição do ranking, na cidade de Toronto, foram criados 82,1 mil novos postos de trabalho durante este período, representando uma taxa de crescimento de 51,5%.

cidades canadenses

No total, o país criou, entre 2012 e 2017, cerca de 179 mil novos postos técnicos no setor, sendo que deste número, 57,6 mil posições foram criadas no ano passado. Outro ponto que merece destaque é o crescimento das oportunidades nos pequenos e médios mercados do país. Hamilton, em Ontario, liderou as localidades de médio porte com uma taxa de crescimento de 64,8% entre 2012 e 2017.

Oshawa, também na província de Ontario, ficou na ponta do ranking quando se trata de aumento de posições de trabalho no mercado de tecnologia em pequenas regiões. Ela também foi o mercado de tecnologia de crescimento mais rápido, alcançando 71,4% nos últimos cinco anos. Quebec e Victoria também tiveram um ótimo desempenho e garantiram seu lugar no top 10.

*Saiba como os profissionais de TI podem ter seu visto aprovado em 10 dias acessando este link.

Para Paul Morassutti, vice-presidente da CBRE no Canadá, “Quebec tem uma forte concentração de talentos no mercado de tecnologia, que fica, inclusive, acima da média nacional, enquanto Victoria e Hamilton, por exemplo, possuem mão de obra qualificada a um custo moderado para o empregador”, ressalta o especialista. Para ele, o fato das menores cidades ficarem geograficamente próximas das maiores e com grande desenvolvimento, faz com que elas cresçam ainda mais. “Elas têm políticas em vigor que estimulam a interconectividade por meio de parcerias econômicas e, além disso, estão implementando a infraestrutura já existente na região, tentando atrair ainda mais os investidores”, conclui.

cidades canadenses

Por fim, em termos de força de trabalho no ramo da tecnologia, Toronto, Vancouver, Montreal e Ottawa compartilham um total de 60,9% da força de trabalho total da área no Canadá. Mas é a cidade de Ottawa que lidera o pódio no quesito concentração de mão de obra na região: 11,2% dos trabalhadores da cidade são do setor tecnológico. O relatório disse que este é um indicador importantíssimo para determinar o potencial de crescimento.

Outro indicador de que o mercado tecnológico ainda vai crescer muito no Canadá nos próximos anos é a iniciativa do governo federal de desenvolver cinco grandes conglomerados de tecnologia no país: em British Columbia, Quebec, Ontario, na região central e, por último, nas províncias do Atlântico.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet