Grupo 1
Grupo 1
Como é a dinâmica das escolas públicas no Canadá

Como é a dinâmica das escolas públicas no Canadá

8 de Março de 2023

Se mudar para um novo país, como o Canadá, exige uma preparação completa, pois é preciso se adaptar à nova cultura e, em muitos casos, a uma rotina extremamente diferente. Agora, para quem tem filhos, o planejamento é muito mais amplo, já que é preciso levar em consideração diversos detalhes da criança, como, por exemplo, o ambiente educacional. Se esse é o seu caso, pegue um café ou um suco e acompanhe a leitura que a Immi Canada vai tirar todas as suas dúvidas.

O ano letivo de 2023 já começou e é comum ver crianças com suas mochilas indo e vindo para as suas atividades didáticas, e no Canadá não é diferente. Antes de explicar como é o procedimento para matricular o filho em uma escola pública na província do Canadá, vamos esclarecer como funciona o sistema educacional canadense.

Sistema Educacional Canadense

O sistema de educação pública canadense consiste em escolas desde o jardim de infância até a 12ª série e determina que os alunos residam próximo à escola em que realizarão a matrícula, por isso essa informação tem valor fundamental na decisão de qual instituição de ensino o filho irá frequentar.

O acesso à escola pública no Canadá só é possível para crianças a partir de 5 anos de idade. Antes disso, a recomendação é que a criança frequente uma creche, chamada de daycare. Nessa modalidade, o ensino não é gratuito.

Com todos os detalhes alinhados e após realizar a matrícula na escola, é momento de saber o nível de conhecimento do aluno, para que possa receber algum tipo de auxílio, caso haja necessidade. Nesta etapa, é realizado um teste de nivelamento de matemática e inglês.

Uma informação importante: como o país é composto por diversas províncias, pode gerar dúvidas se o sistema é unificado ou não. Para acabar com esse questionamento de uma vez por todas, apesar de possuírem diversas semelhanças em sua grade curricular, cada província tem suas próprias diretrizes.

Explicando sobre o ano letivo, diferentemente do que estamos acostumados no Brasil, o ano letivo canadense começa em setembro e vai até junho do ano seguinte, com as famosas férias de verão acontecendo entre os meses de julho e agosto. Também fazem parte do calendário escolar um pequeno recesso no mês de dezembro e um no mês de março, este chamado de Spring Break.

Agora, explicando a divisão do ensino presente nas escolas canadenses, temos:

  • Ensino infantil: As crianças iniciam seus estudos aos 4, 5, ou 6 anos, dependendo da particularidade de cada província. 
  • Ensino fundamental: No Canadá o ensino fundamental é conhecido como Elementary School e é destinado a crianças com idades entre 6 e 12 anos (1st grade até 6th grade).
  • Ensino Médio: O ensino médio no Canadá é conhecido como Secondary School ou High School, sendo direcionado para as crianças com idades entre 14 e 18 anos (9th grade até 12th grade).

Atenção: escola pública no Canadá não significa ensino gratuito

Diferentemente de como estamos acostumados com o ensino público no Brasil, no Canadá escola pública não significa que o aluno vai frequentar a escola sem custo financeiro, ele precisará pagar pelo ensino. E como funciona? Existe um conselho escolar, chamado de  school board, que administra as escolas daquela área e são responsáveis por tarefas como: instalações, pessoal, e matrícula de alunos, também são eles que decidem os valores a ser pago pelo ensino, através de cálculos em suas bases. As pessoas que fazem parte do school board são eleitas pela população, e para mensurar se a administração do conselho está funcionando, são realizadas reuniões regulares onde os membros podem expressar suas opiniões .

Outra questão que é importante ficar atento a quem pretende residir no país norte-americano ou até mesmo já tem seu visto aprovado, é que o estudante que está indo sozinho não poderá participar do núcleo da escola pública canadense porque, neste caso, ele será considerado um estudante internacional, em vez de residente local, como é o caso dos alunos de programas de intercâmbio. 

Conte com o suporte da Immi Canada

Além da alta qualidade do sistema de ensino, o Canadá possui diversos atrativos que faz com que o país sempre seja um dos destinos mais buscados pelos turistas e imigrantes que desejam melhor qualidade de vida e experiências incríveis. 

Seja qual for a intenção da sua aplicação para o país norte-americano, aqui na Immi Canada nós conseguimos te auxiliar com todo o processo. 

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

contact@immi-canada.com 

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist