Grupo 1
Grupo 1
Como é feita a comprovação financeira para o Express Entry

Como é feita a comprovação financeira para o Express Entry

11 de Janeiro de 2023

Que são mais de 80 programas disponíveis para imigrar para o Canadá você já sabe e, que para todos eles a Immi Canada tem um especialista para te auxiliar na aprovação do processo você também já sabe. Mas hoje, a Immi Canada veio te auxiliar a entender como funciona a comprovação financeira para o Express Entry.

O Express Entry é um sistema online que contempla 3 categorias de imigração canadense, Canadian Experience Class, Federal Skilled Worker Program e Federal Skilled Trades Program, sendo parte do procedimento de elegibilidade a comprovação financeira por parte do aplicante, com exceção do Canadian Experience Class que não tem essa exigência. No caso do Federal Skilled Worker Program e Federal Skilled Trades Program ela não será necessária caso o aplicante esteja totalmente apto a trabalhar, legalmente, no Canadá e tenha uma oferta válida de trabalho (LMIA) de um empregador no Canadá.

A comprovação financeira é a forma como o aplicante irá demonstrar para a imigração canadense que possui renda suficiente para se estabelecer no país. Essa comprovação é feita através de documentos apresentados após o candidato receber um convite para aplicação (ITA) através do Express Entry. 

Neste programa de residência permanente, não somente a pessoa que deu entrada no pedido imigratório precisa comprovar renda, sendo necessário também a comprovação por seus familiares (familiares diretos, como cônjuge e filhos/enteados em idade de dependentes - até 22 anos), mesmo que estes fiquem no país de origem não acompanhando o aplicante ao Canadá. 

O valor da comprovação de renda varia de acordo com as particularidades de cada aplicação, mas no geral o cálculo é feito com base em um período referente a 6 meses a contar da data de submissão da aplicação para toda a família, incluindo assim o cônjuge, filhos dependentes e enteados, mesmo que sejam residentes permanentes ou cidadãos canadenses.

E como é feita essa comprovação? A prova de fundos, como é chamada, é realizada pelas instituições financeiras (bancos) onde o imigrante tem valores aplicados. A indicação é reunir extratos bancários dos últimos 6 meses, demonstrando que o aplicante possui o valor mínimo em cada um deles. Em caso de bancos que disponibilizam uma carta de prova de valores, dão um maior reforço à comprovação financeira. 

Ainda sobre essa comprovação, de acordo com o governo canadense, a renda precisa estar disponível no momento, ou seja, não é permitido usar bens imóveis nessa etapa, por exemplo. E também não é aceito um sponsor como é permitido em programas de turismo. 

A prova de fundos é única e exclusiva por parte do aplicante, porém, já em caso de conta conjunta, com o cônjuge apenas, o valor é contabilizado para a comprovação. Mas atenção, neste caso o cônjuge precisa emitir uma carta sinalizando que o valor está disponível para o aplicante principal. Também é possível ser realizada uma doação ao aplicante principal do valor total ou parcial, mas nesses casos é analisado em detalhes a situação como um todo. 

No site do governo canadense é possível verificar a tabela completa com o valor da quantia atualizada que o imigrante precisa ter disponível ao chegar no Canadá. 

E mais, a imigração canadense sugere que todos os aplicantes mantenham as informações financeiras atualizadas no perfil, pois o sistema do Express Entry pode identificar que o futuro imigrante está qualificado para mais de um programa. 

Com todas essas informações valiosas fica mais fácil entender como funciona a etapa da comprovação financeira, não é mesmo? Então aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist