Grupo 1
Grupo 1
Como é o clima no Canadá, e como se preparar para ele

Como é o clima no Canadá, e como se preparar para ele

23 de Setembro de 2022

O Canadá é um país conhecido mundialmente por ser um país frio. Mas a verdade é que o clima do país é diverso e tem variações a depender da localização. Vão ter províncias como Saskatchewan e Manitoba que possuem temperaturas mais baixas, assim como alguns dos Territórios do Norte, nas proximidades do Polo Norte.

Mas também possui províncias e regiões onde as temperaturas são mais elevadas. Em British Columbia, por exemplo, em 2021 registrou recordes de temperaturas elevadas, com uma intensa onda de calor.

A verdade é que o país tem as quatros estações do ano bem definidas. E esse é um fator que encanta no país. E por isso que o inverno é tão conhecido mundo afora, pois quando as temperaturas baixam, elas podem se equiparar às temperaturas medidas nos polos do planeta.

Ao longo dessa matéria, vamos mostrar as cidades mais frias do Canadá, assim como as mais quentes. E também vamos dar dicas do que fazer pelo país ao longo das principais estações do ano: verão e inverno.

As 4 estações do ano no Canadá

No Canadá, existem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. O clima é diferente em diferentes partes do Canadá, mas essa divisão é a que você pode esperar em grande parte das províncias canadenses.

Primavera - Entre março a maio

É quando a neve começa a derreter e o clima começa a ficar mais quente. Muitas vezes chove nessa época do ano. Os dias são mais quentes e mais longos, mas as noites ainda são frescas. Plantas e gramas começam a crescer na primavera. As árvores começam a ter folhas novamente em abril ou maio. 

Como se preparar para a estação: Você ainda precisará de um casaco quente e possivelmente um chapéu, luvas e botas na primavera. Um guarda-chuva também é útil.

Verão - Entre os meses de junho a agosto/setembro

As temperaturas diurnas são geralmente superiores a 20 graus Celsius e podem atingir 30 graus Celsius ou mais, durante o pico da estação em julho. Também pode ser muito úmido em algumas regiões em BC, Ontario e nas regiões de pradarias. Altos níveis de umidade podem fazer com que pareça muito mais quente, essa temperatura geralmente é chamada de 'o humidex'. 

Como se preparar para a estação: Você deve usar repelente de insetos se estiver fora de casa. Roupas leves são mais recomendadas. Também é inteligente usar um chapéu e usar protetor solar para evitar queimaduras solares. Beber bastante água é sempre uma boa ideia no verão.

Outono - Entre os meses de setembro a novembro

No outono, os dias parecem mais curtos, pois há menos horas de incidência do sol. Também é quando as primeiras geadas aparecem. As folhas mudam de verde para vermelho, laranja, amarelo e marrom antes de cair das árvores. O clima durante o outono é geralmente chuvoso e você pode esperar a primeira neve em novembro. As temperaturas podem mudar rapidamente de um dia para o outro, mas a média fica em torno de 20 graus em setembro e 5 graus em novembro.

Como se preparar para essa estação: Você pode precisar de um casaco, luvas, chapéu e botas logo pela manhã, mas apenas uma jaqueta leve no final do dia. É bastante comum as botas conhecidas como galocha. Também é uma boa ideia sempre levar um guarda-chuva a tiracolo.

Inverno - Início no mês de dezembro a fevereiro (podendo chegar um pouco no começo de março)

O inverno pode parecer longo, mas também é uma época do ano que pode ser muito divertida, desde que você se vista bem para sair ao ar livre. As temperaturas são tipicamente em torno de 0 até -30 graus Celsius durante o inverno,  em algumas províncias, embora muitas vezes possa parecer muito mais frio com o vento.
Como se preparar para a estação: Certifique-se de usar um chapéu (gorro) quente que cubra as orelhas, luvas, cachecol e botas quentes e um casaco quente e grosso com botões ou zíperes fechados na frente. Botas com sola de borracha são uma boa ideia porque evitam que você escorregue no gelo e na neve. Em províncias mais geladas, como Quebec, Ontario, Manitoba e Saskatchewan, o recomendado é usar também mais camadas de roupas, nas pernas - por exemplo - o uso da ceroula. 

Temperaturas elevadas no Canadá

Em 29 de junho de 2021, depois de quebrar os recordes canadenses nos dois dias anteriores, Lytton, cidadezinha na província de British Columbia, registrou a temperatura de 49,6°C. 

Esta é a temperatura mais quente já observada no Canadá, superando o recorde anterior de 45°C estabelecido em julho de 1937 em Saskatchewan.

Confira abaixo as 15 temperaturas mais quentes já registradas no Canadá. Poderemos observar que o ano de 2021 foi o mais quente da história. Isso devido a um fator meteorológico conhecido como ‘Doma de Calor’ que encobriu a região de BC.

Lytton, British Columbia - 49.6º - registrado em 29 de Junho de 2021

Ashcroft, British Columbia - 48.1º - registrado em 29 de Junho de 2021

Kamloops, British Columbia 47.3º - registrado em 29 de Junho de 2021

Lillooet, British Columbia - 46.8º - registrado em 29 de Junho de 2021

Kelowna, British Columbia - 45.7º - registrado em 29 de Junho de 2021

Osoyoos, British Columbia - 45º - registrado em 29 de Junho de 2021

Midale and Yellow Grass, Saskatchewan - 45º - registrado em 5 de Julho de 1937

Clearwater, British Columbia - 44.9º - registrado em 30 de Junho de 2021

Summerland, British Columbia - 44.7º - registrado em 30 de Junho de 2021

Merritt, British Columbia - 44.5º - registrado em 29 de Junho de 2021

St Albans, Manitoba - 44.4º - registrado em 11 de Julho de 1936

Emerson, Manitoba  - 44.4º -  registrado em 12 de Julho de 1936

Vernon, British Columbia - 44º - registrado em 29 de Junho de 2021

Penticton, British Columbia - 44.2º - registrado em 30 de Junho de 2021

Princeton, British Columbia - 44º - registrado em 29 de Junho de 2021

Temperaturas média durante o verão

De acordo com a pesquisa realizada e publicada pela Current Results, o número médio de dias por ano, onde as temperaturas atingem mais de 30 graus Celsius ou superior nas províncias canadenses são:

Kelowna, British Columbia - em torno de 26 dias;

Windsor, Ontario  - em torno de 23 dias;

Hamilton, Ontario  - em torno de 18 dias;

Regina, Saskatchewan  - em torno de 16 dias;

St. Catharines, Ontario  - em torno de 14 dias;

Winnipeg, Manitoba  - em torno de 13 dias;

Saskatoon, Saskatchewan  - em torno de 13 dias;

Brantford, Ontario  - em torno de 13 dias;

Ottawa, Ontario  - em torno de 12 dias;

Toronto, Ontario  - em torno de 12 dias.

Recorde de temperatura negativa no Canadá

A cidade de Snag, no território de Yukon, estabeleceu o recorde de temperatura mais baixa no Canadá em fevereiro de 1947 quando os termômetros registraram -62,8° C. 

Confira abaixo as temperaturas mais baixas já registradas na história do Canadá:

1. Snag, YT  -63º - registrado em 3 de Fevereiro em 1947 

2. Fort Vermilion, AB  -60.6º -  registrado em 11 de Janeiro de 1911

3. Old Crow, YT  -59.4º - registrado em 5 de Janeiro de 1975 

4. Smith River, BC  -58.9º - registrado em 31 de Janeiro de 1947

5. Iroquois Falls, ON  -58.3º - registrado em 23 de Janeiro de 1935

6. Shephard Bay, NU  -57.8º - registrado em 13 de Fevereiro de 1973  

7. Fort Smith, NT  -57.2º - registrado em 26 de Dezembro de 1917

8. Prince Albert, SK  -56.7º - registrado em 1º de Fevereiro de 1983  

9. Dawson City, YT  -55.8º - registrado em 11 de Fevereiro de 1979  

10. Iroquois Falls, ON  -55.6º  - registrado em 9 de Fevereiro de 1934  

Atividades para realizar durante o inverno

Listamos algumas das atividades mais comuns praticadas durante a temporada de inverno, tanto pelos residentes, quanto pelos turistas.

Patinação no gelo: 

A patinação no gelo é algo que todos em todo o país gostam de curtir durante o inverno. Geralmente, os grandes lagos das províncias se transformam em excelentes pistas de patinação. Uma das mais conhecidas é a ‘Rideau Canal’ localizada na cidade de Ottawa, onde o canal de 202 metros de extensão congela e algumas sessões são utilizadas para patinação, sendo considerada uma das maiores pista de patinação do mundo.

Zipline no inverno:

Também conhecida como tirolesa, essa prática é muito procurada, não só no inverno como no verão. É uma atividade familiar e divertida para toda a família. Na província de Newfoundland and Labrador fica localizado o ‘Marble Mountains’ sendo um zipline que funciona no período do dia e também à noite.

Ice fishing :

A pesca em lago congelado também pode ser uma opção diferenciada para explorar no inverno canadense. 

Alguns dos melhores locais de pesca no gelo no Canadá incluem o Lago Simcoe em Ontário, o Lago Diefenbaker em Saskatchewan, o Lago Frio em Alberta e o Lago Kathleen no território de Yukon.

Hockey:

O hóquei é um dos principais esportes praticados no Canadá. Na província de New Brunswick acontece todos os anos, um Campeonato Mundial de Hóquei é realizado em Plaster Rock. Neste evento, mais de 100 equipes de todo o mundo jogam hóquei na lagoa congelada por quatro dias em mais de 20 pistas de gelo.

Snowshoeing:

O Snowshoeing é também conhecido como ‘raquete de neve’ e é um calçado que facilita a caminhada por uma superfície congelada e com neve. Semelhante a uma caminhada, a atividade envolve caminhar uma longa distância em uma trilha ou floresta coberta de neve. O calçado evita escorregões e torna um pouco mais fácil pisar no gelo e na neve. Um dos melhores lugares no Canadá para experimentar essa modalidade é na província de Manitoba, no parque ​​Fort Whyte em Winnipeg.

Skiing & Snowboarding:

Talvez o esporte mais popular dentre os amantes de adrenalina. E as montanhas de Whistler na província de British Columbia são famosas por recepcionar todos os entusiastas. O ‘Whistler Blackcomb Mountains’ é um local com mais de 8 mil acres cobertos de neve.

Observação de Aurora Boreal (Northern Lights)

O Canadá é muito procurado por aqueles que sonham em um dia poder ver pessoalmente uma aurora boreal também conhecida no país pelo nome de Northern Lights. Esse é um fenômeno óptico da natureza no qual o céu reflete raios em cores esverdeadas iluminando o céu noturno.

Listamos abaixo os melhores meses para tentar captar esse fenômeno de perto: 

Setembro e Outubro: Estatisticamente, há uma alta atividade solar durante esses meses e é mais fácil ver as auroras no Canadá, mesmo que os dias não sejam tão longos quanto no inverno.

Novembro, Dezembro,Janeiro e Fevereiro: Os dias são muito curtos e as noites muito escuras, por isso é fácil ver as auroras no norte do país, quando o céu está claro.

Março e Abril: Apesar de mais difícil, o equinócio da primavera também pode ser um bom momento para desfrutar de uma grande exibição da aurora boreal no Canadá.

O site Capture the Atlas, formado por fotógrafos profissionais e caçadores de auroras, publicou uma lista com os 7 melhores lugares para observar uma aurora no Canadá:

Whitehorse – Yukon: Um dos lugares mais populares para fazer um Tour Aurora no Canadá.

Yellowknife – Territórios do Norte: O melhor lugar para ver a aurora boreal no Canadá no inverno.

Churchill – Manitoba: Além da aurora boreal, é um dos melhores lugares para ver os ursos polares em novembro.

Banff e Jasper – Alberta: Estes são os melhores locais para ver a Aurora no Canadá durante o verão.

Tuktoyaktuk – Territórios do Norte: Não é tão popular, mas a chance de ver a aurora boreal aqui é alta.

Iqaluit – Nunavut: Um dos lugares mais remotos para ver a aurora boreal no Canadá.

Kuujjuaq – Quebec: Embora difícil, este é o melhor lugar para ver a aurora boreal em Quebec.

Curta  intensamente o inverno no Canadá

Mesmo com o clima mais frio, quando comparado com o do Brasil que tem o clima tropical, o Canadá apaixona seus novos moradores por todas essas diversidades que as estações do ano proporcionam, principalmente as atividades que podem ser realizadas durante o inverno.

Se você sonha em estudar, trabalhar, viver ou imigrar para o Canadá, a Immi Canada pode te ajudar. Somos uma empresa especializada em processos e visto para o Canadá com mais de 10 anos de experiência e com 98% de aprovação nos processos submetidos.

Entre em contato conosco, nossa assessoria especializada pode te auxiliar do início ao fim do seu processo. Nosso atendimento inicial é gratuito. contact@immi-canada.com

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist