Grupo 1
Grupo 1
Como imigrar para o Canadá através dos programas províncias em 2022

Como imigrar para o Canadá através dos programas províncias em 2022

18 de Fevereiro de 2022

Conheça maneiras de imigrar para o Canadá através das províncias canadenses.

No último dia 14 de Fevereiro de 2022, o Ministro de Imigração do Canadá, Sean Fraser, anunciou publicamente o novo Plano de Imigração para os próximos três anos.

Os números revelam a quantidade de novos residentes permanentes que o país almeja receber nos anos de 2022, 2023 e 2024. Para os próximos três anos, o governo deseja receber 1.329.520 novos imigrantes dentro dos programas de imigração nas categorias: econômico, família, refugiados e humanitários.

Os número para imigrar para o Canadá 2022:

Em 2022, na categoria econômica, os números estabelecidos indicam um total de 241.850 novos imigrantes sendo divididos nos seguintes streams:

- Federal High Skilled: 55.900

- Federal Economic Public Policies: 40 mil

- Federal Business: 1 mil

- Economic Pilots (Caregivers, Agri-Food, Rural and Northern, Economic Mobility Pathways Projects): 10.250

- Programa de Imigração do Atlântico: 6.250

- Programas Provinciais: 83.500

Na categoria para programas familiares, o total de imigrantes para 2022 é de 105 mil. Sendo 80 mil pelo programa Spouses, Partners and Children e 25 mil pelo Parents and Grandparents.

Na categoria para refugiados o objetivo é atingir 76.545. Para o programa humanitário, o governo pretende receber um total de 8.250 novos residentes no Canadá.

As metas para 2023 e 2024 serão confirmadas ou ajustadas até 1º de novembro de cada ano.

Aumento nos número de imigrantes através dos Programas Provinciais

Com o anúncio feito esta semana pelo Ministro Sean Fraser, ficou destacado que a imigração canadense cada vez mais intensifica os convites enviados pelos programas provinciais canadenses.

Em comparativo com o ano de 2021, onde o governo convidou mais de 80 mil novos candidatos, o número aumentou em 2022 em mais de 3 mil convites, sendo o alvo desejado de 83.500 mil convites a serem enviados.

Para os anos seguintes, 2023 e 2024, os números ainda são maiores, sendo 86 mil e 93 mil respectivamente.

Desde o seu lançamento em 1998, o PNP (Provincial Nominee Program) tem sido bem sucedido em promover uma distribuição mais ampla da imigração em todo o Canadá e atender às necessidades do mercado de trabalho local. 

O PNP é crucial para as regiões do país em meio à escassez de mão de obra causada pelo envelhecimento da população do Canadá e também pelas mudanças na economia em meio à pandemia.

Programa de Imigração do Atlântico

O Programa de Imigração das Províncias do Atlântico, o AIP, que em 2022 deixou de ser um programa piloto e passou a ser um programa permanente nos programas imigratórios do Canadá.

As províncias do Atlântico são formadas por: Nova Scotia, New Brunswick, Newfoundland & Labrador e Prince Edward Island. Elas ficam localizadas às margens do Oceano Atlântico, fazendo fronteira com Quebec.

Esse programa provincial estima receber mais de 6 mil novos residentes permanentes por ano. De acordo com o novo anúncio do Plano de Imigração, em 2022 o número aumentará para 6.250, e para 2023 e 2024 o objetivo é convidar 6.500 a cada ano.

O Programa de Imigração do Atlântico é um caminho para a residência permanente para trabalhadores estrangeiros qualificados e estudantes internacionais graduados que desejam trabalhar e viver em 1 das 4 províncias do Atlântico do Canadá.

O atrativo desse programa, são as exigências mais brandas para se tornar elegível a aplicação, comparado com os demais programas provinciais

Imigrar para o Canadá através dos programas províncias (PNPs)

Este programa de imigração é para trabalhadores que:

- Tenham habilidades, graduação e experiência de trabalho para contribuir para a economia de uma província ou território específico;

- Desejam viver naquela província, e querem se tornar residentes permanentes do Canadá;

Cada província e território tem seus próprios requisitos e “streams” (programas de imigração que visam determinados grupos). Por exemplo, em um stream as províncias e territórios podem segmentar por essas categorias:

- Estudantes;

- Empresários;

- Trabalhadores qualificados;

- Trabalhadores semi-qualificados.

As aplicações para o PNP funciona da seguinte forma:

Como você irá realizar a sua aplicação dependerá de qual stream do PNP qual você está se inscrevendo. Ainda existem processos que são feitos por formulários em papel (paper-based) ou pelo processo on-line por meio do Express Entry.

Como parte do processo, também é mandatório passar por um exame médico e obter uma certidão de antecedentes criminais, não importa a província que o aplicante planeja morar no Canadá.

Programas Provinciais x Express Entry

Desde de 2015, a maioria dos PNPs estão alinhados com pelo menos um stream do Express Entry, mas é importante notar que nem sempre é necessário passar pelo Express Entry para participar de um PNP.

O candidato que deseja aplicar para a imigração através de um PNP onde possua um stream atrelado ao EE, primeiro precisa se enquadrar nas regras de elegibilidade, obedecendo aos requisitos de pelo menos um programa coberto pelo Express Entry, e em seguida deve se enquadrar nos requisitos da província de interesse.

O Express Entry engloba três programas principais: o Federal Skilled Worker, o Canadian Experience Class e o Federal Skilled Trades. Cada um desses programas possui os seus próprios requisitos para que o candidato seja admitido.

Para ser considerado em um dos programas, o aplicante precisa fazer parte de um grupo conhecido como o “pool” do Express Entry. Essa é a etapa onde o candidato vai se inscrever e apresentar seu perfil a imigração canadense. 

Nesse momento, alguns fatores são analisados e cada fator descrito no perfil como idade, experiência de trabalho, educação, proficiência de língua estrangeira são pontuados fazendo com que o candidato obtenha uma nota final.

Imigrando para o Canadá através do Express Entry

Conforme citado acima, o Express Entry é dividido em três categorias onde os candidatos interessados podem aplicar para uma residência permanente. Confira um resumo de cada um desses programas que formam o EE:

- Federal Skilled Worker Program:  Programa que busca atrair profissionais qualificados que desejam morar no Canadá. Para isso, é preciso que o candidato tenha pelo menos um ano de experiência de trabalho remunerada, em tempo integral, em uma profissão que se encaixe nas categorias dos NOCs 0, A ou B, que de modo geral englobam profissionais qualificados em demanda específica.

- Federal Skilled Trades Program: Programa focado em cargos técnicos e tecnólogos, sendo categorias no NOC B. Para se qualificar é necessário pelo menos 2 anos de experiência de trabalho remunerada, em tempo integral, e possuir uma oferta de emprego ou certificação de qualificação para aquela profissão, desde que concedida por uma província ou território canadense.

- Canadian Experience Class Program: Programa para quem já possui experiência de trabalho no Canadá, de no mínimo 12 meses em tempo integral, considerando apenas candidatos que trabalharam dentro do que era permitido de acordo com o seu visto de trabalho. Trabalho autônomo e o tempo de trabalho integral durante o tempo de estudo não irão contar. Aqui também valem as categorias nos NOCs 0, A ou B.

NOC é a sigla para National Occupational Classification, em que as profissões recebem um código de acordo com o nível de treinamento e experiência que exigem dos profissionais. 

De acordo com o Plano de Imigração para os próximos 3 anos, o Canadá pretende aumentar exponencialmente o número de candidatos à residência permanente através desses programas do Express Entry, sendo 55.900 em 2022, 75.750 em 2023 e 111.500 em 2024.

Opções de Programas Provinciais de Imigração no Canadá

Todas as províncias do Canadá possuem um programa provincial de imigração disponível, sendo que cada um vai ter a sua própria regra de elegibilidade e requisitos obrigatórios para os aplicantes:

Alberta (AAIP)

British Columbia (BC PNP)

Manitoba (MPNP)

New Brunswick (NBPNP)

Newfoundland and Labrador (NLPNP)

Northwest Territories (NTNP)

Nova Scotia (NSNP)

Ontario (OINP)

Prince Edward Island (PEI PNP)

Saskatchewan (SINP)

Yukon (YNP)

Continue acompanhando o nosso blog, posteriormente iremos destrinchar cada programa provincial.

Se você tem o sonho de estudar, trabalhar e viver no Canadá, nós podemos te auxiliar. Nossa consultoria com mais de 15 anos de experiência e 98% de processos aprovados está apta a te proporcionar toda assistência necessária durante todo o processo.

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para solucionar qualquer dúvida. E caso queira, você também pode agendar uma consulta de assessoria com a consultora de imigração licenciada, Celina Hui.

Estamos a seu dispor, nosso email é: contact@rodolfo-immi

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist