Nós conversamos com os professores de inglês, especialistas em preparação para o exame IELTS, Aline e Arnaldo Mehedin da escola I am in Canada para trazer dicas de como se preparar para o IELTS em casa.

O que é o IELTS?

Primeiro é importante entender que o IELTS é um exame, sendo geralmente um dos mais solicitados pelas instituições internacionais de educação para classificar a proficiência na língua inglesa dos estudantes. Nesse exame é avaliado a fala, a escrita, a leitura e a escuta do candidato.

No entanto, Aline alerta para o fato de que a pessoa só deve começar a estudar para o IELTS, em casa, se ela já tiver um bom nível de inglês. “É importante que fique bem claro que, se a pessoa que quer fazer o IELTS não estiver, pelo menos, no nível Upper Intermediate (Intermediário Superior), ela não deveria estar preocupada, neste momento, em aprender a estrutura do IELTS, mas sim em aumentar seu conhecimento e melhorar seu nível de Inglês. Se o nível dela não for suficiente ainda para conseguir tirar proveito de um preparatório de IELTS, ela deve continuar estudando em casa, com professores particulares ou em escolas até que chegue no nível mínimo necessário.”.

Mas caso você já tenha um bom domínio da língua inglesa, existe algumas táticas de estudos que podem ser aplicadas para treinar a gramática e o vocabulário em casa, mas Aline reforça: “Tem como se preparar para o IELTS sozinho em casa sim, porém as partes de Speaking e de Writing ficarão em falta, o que pode prejudicar de verdade o desempenho no exame.”.

Otimizando seu tempo estudando

Mas se você quer otimizar seu tempo durante esse período de autoisolamento mundial, é importante você estudar e entender como funciona o exame do IELTS. O Cambridge Language Assessment, o IDP Australia e o British Council, que são os produtores e organizadores do IELTS, oferecem todas as informações sobre os exames em seus sites, além de algumas amostras de testes. Você têm vários modelos, dá para fazer várias partes diferentes do exame porém é difícil encontrar simulados completos disponíveis gratuitamente, pois a parte de Speaking e de Writing terão que ser corrigidas e avaliadas por uma pessoa e não somente através de um gabarito, como é o caso do Reading e do Listening.

Há também vários materiais muito bons disponíveis no mercado, como os livros especiais de IELTS de Cambridge e da Barron’s, muito fáceis de serem encontrados em livrarias online, não precisa nem sair de casa para comprá-los.

Além disso, há vários canais disponíveis no YouTube com muita informação sobre os exames, exemplos de sessões de Speaking, dicas, entre outras coisas.

Aline acredita que é essencial estabelecer uma rotina e um plano de estudos para alcançar resultados mais promissores: “Se você está realmente se preparando para o IELTS, tenha planos de estudo de médio e curto prazo e organize seus estudos dentro destes prazos, pois isso fará com que você tenha disciplina e foco, já que sabe exatamente que caminho seguir, o quanto já percorreu e o que falta estudar até o dia da sua prova. Mas não se esqueça: pare de superestimar o seu nível de Inglês e de subestimar o nível de dificuldade do exame, seja realista e mantenha a disciplina, isso é imprescindível.”.

7 dicas para o dia-a-dia

Para se manter imerso na língua inglesa, é importante que você adapte sua rotina para essa língua, trazendo toda o seu cotidiano para o inglês. Confira 7 dicas incríveis que a professora Aline separou para que você possa ir praticando o inglês de casa:

– Mude a língua do sistema operacional do seu celular e no seu computador

– Mude a língua em todas as suas redes sociais;

– Procure por um amigo por correspondência online para praticar a sua escrita, você pode procurar no Google por e-pal ou penpal, há vários sites do tipo disponíveis;

– Crie o hábito de assistir somente séries, filmes e vídeos com as legendas em Inglês;

– Ouça muitas músicas em inglês, acompanhe-as com as letras, cheque e anote vocabulário e estruturas novas;

– Ouça podcasts em inglês, há muitos podcasts ótimos disponíveis;

– leia muito em inglês: livros, blogs, revistas, jornais, qualquer coisa;

Material complementar para estudo online

Por fim, segue abaixo uma lista de sites recomendados pela professora Aline Mehedin para aqueles que desejam iniciar o seu preparo para o IELTS do conforto de casa. Confira a lista:

https://ielts.britishcouncil.org/FAQ.aspx#question’1′

https://www.idp.com/global/ielts/

https://www.ielts.org/

https://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/ielts/

https://takeielts.britishcouncil.org/

Há também vários materiais de excelente qualidade disponíveis no mercado, como os livros especiais de IELTS da Cambridge e da Barron’s, muito fáceis de encontrar em livrarias online, sendo assim você não precisa nem sair de casa para comprá-los.

Além disso, há vários canais disponíveis no YouTube com muita informação sobre os exames, exemplos de sessões de Speaking, dicas, entre outras coisas. Alguns deles são:

https://www.youtube.com/user/IELTSOfficial/videos

https://www.youtube.com/user/EnglishTeacherEmma/search?query=ielts

https://www.youtube.com/user/oxfordonlineenglish/search?query=ielts

https://www.youtube.com/user/ieltsliz/videos

Agora é só começar a organizar o seu plano de estudos e focar no resultado esperado.

Se tiver dúvidas não deixe de entrar em contato com a I am in Canada, os especialistas em IELTS Arnaldo e Aline estão prontos para te ajudar.

Contato: iamincanada.adm@gmail.com

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com um conhecido que também está se preparando para o teste. 😉

Comentários Facebook