Há quem imagine que morar no Canadá significa nunca tirar a bota de neve e o casaco pesado. Também tem pessoas que acham que no inverno neva todo santo dia. Se alguma vez você se pegou pensando nesses cenários, saiba que não são verdadeiros: mesmo em momentos super frios é possível ficar em casa ou na escola, por exemplo, com uma roupa leve, além de que durante os meses com baixas temperaturas sempre tem os períodos sem nevar. Por isso, dá para viver sim numa boa em qualquer das estações do ano canadense, basta se preparar e se adaptar.

A informação é a alma do negócio

Antes de embarcar para o Canadá pesquise sobre a sua região de destino, o quanto é rigoroso o período de inverno, para assim já saber como é a realidade. Isso pelo fato de que as temperaturas podem oscilar bastante de uma cidade para outra, tanto com relação a diferença indicada pelo termômetro, quanto os meses de duração da época de baixas temperaturas.

Depois do desembarque, o ideal também é ficar de olho na previsão do tempo regularmente. Desta forma, é possível saber quantos graus em média terá pela frente e a sensação térmica, pois esses números variam; e ainda se informar se tem chances de chover ou até mesmo a possibilidade de nevasca. Devido as instabilidades, pode acontecer de você ir trabalhar sem visualizar um floquinho de neve e quando terminar o seu expediente a cidade está toda branca!

Casa, escritório, metrô… tudo quentinho!

Os canadenses estão acostumados com o período hiper congelante e por isso os ambientes são bem preparados. Em geral as construções são feitas utilizando muita madeira com isolamento térmico especial, além de sistema de aquecimento que faz com que, por exemplo, todas as torneiras das casas tenham água quente. Assim, se consegue assistir um filme sentado no sofá da sala usando bermuda e camiseta, mesmo que o termômetro marque -15 graus do lado de fora.

Dirigir em dias de neve não é uma das tarefas mais fáceis, porém existem pneus apropriados para proporcionar mais segurança ao veículo, bem como muitos modelos de carros possuem sistema de tração específico. Outros opcionais bastante úteis para motoristas são itens como o aquecimento do volante e nos bancos, que deixam a viagem muito mais agradável e confortável mesmo que o destino seja uma pista de patinação. E se precisar de se deslocar via ônibus, trem ou metrô fique tranquilo que não vai sentir frio, pois tudo é bem quentinho.

Muita atenção nas roupas e acessórios

É necessário comprar um casaco especial para o inverno, com touca e de preferência com “pelinhos” (é um acabamento charmoso, mas na verdade serve para proteger o rosto). Escolha um modelo que tenha a gola mais alta, sendo a maioria com a opção do zíper mais uma aba com botões para se ter um fechamento duplo e isolar completamente qualquer tipo de vento.

Ao comprar as botas especiais para o inverno é necessário se atentar se são impermeáveis, resistentes, se tem proteção térmica, solado que não derrapa e o maior conforto possível. Deve-se pensar em manter o pé aquecido, livre de umidade, e ao mesmo tempo caminhar de forma segura, para evitar o risco de escorregar.

Os acessórios são importantes, entre eles luva, touca, cachecol e protetores como o de orelhas, por exemplo. Na hora de se  arrumar para sair lembre-se de usar camadas de roupas, para que quando chegar ao seu destino fique fácil de adaptar a temperatura do local e tirar o que tiver em excesso. Lembrando ainda que as calças e meias térmicas são excelente opções como “primeira camada”.

Dicas extras!!

– Vai se deslocar de ônibus? Verifique se na sua cidade tem aplicativos que indicam o horário exato que o transporte vai passar, pois embora o ponto seja protegido, é aconselhado ficar parado na rua o menor tempo possível

– Preste atenção na etiqueta dos casacos e botas, que indicam até qual a temperatura as roupas de inverno suportam

– Mantenha-se hidratado, pois o ar costuma ficar mais seco, principalmente por causa dos aquecedores

– Deixe na bolsa cremes e protetor labial para reforçar a hidratação de sua pele ao longo do dia

Segue o link de quatro marcas que vendem produtos especiais para uso no inverno:

Sorel

Pajar

The North Face

Columbia

 

E não esqueça: “É inverno, divirta-se!”.

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.