Que o Canadá é um país multicultural e com muitos atrativos a gente já sabe. Porém, o que poucos sabem é que os canadenses comemoram vários feriados do Canadá, sendo que alguns deles são os mesmos que no Brasil, porém em datas diferentes. Claro que, a maioria das datas comemorativas são diferentes das do Brasil e eles também possuem feriados provinciais, que se igualam aos nossos estaduais.

Um fator interessante é que, mesmo que a data seja fixa, como o Natal por exemplo, e o 25 de dezembro caia em um sábado ou domingo, o país muda o dia de descanso para sexta ou segunda-feira, então os cidadãos sempre tem um dia a mais para descansar e aproveitar o final de semana prolongado.

Embora algumas pessoas consigam estender o descanso e coincidir com mais alguns dias de férias no trabalho, o país não emenda os feriados como no Brasil, portanto é muito difícil ter escritórios e comércios fechados em uma quinta ou sexta-feira se a data para celebração cair em uma quarta. Exatamente por isso é que a maioria dos feriados não possuem data fixa, mas sim dias da semana: primeira segunda-feira de determinado mês, por exemplo.

Confira abaixo a lista que preparamos de feriados e como os canadenses comemoram cada um deles, incluindo as tradições do país. Sempre que for viajar a passeio ou programar um dia de diversão no país, é importante estar atento aos feriados no local, pois isso pode impactar no preço de passagens aéreas, hotéis, horário de funcionamento dos lugares e até abertura de algumas atrações turísticas.

  • 01 de janeiro: Ano Novo

O primeiro dia do ano é um feriado nacional e, caso você vá ou queira passar esta data no Canadá, é imprescindível se programar com antecedência. As festividades mudam e variam de acordo com a região do país, mas sempre há algo programado. Nas maiores cidades ocorrem festas e queima de fogos. Além disso, existe a opção de comemoração com os amigos, em algum restaurante, bar ou balada da cidade. Caso a opção seja pelo restaurante ou balada, é recomendado reservar com certa antecedência (você pode ver uma lista de locais para fazer as refeições clicando aqui).

feriados no canada

  • 14 de fevereiro: Valentine’s Day ou Dia dos Namorados

Esta data não é um feriado, mas é celebrada em todo o país. Diferentemente do Brasil, onde o dia é fixado como 12 de junho, porém com jeitos de celebrar bem parecidos. Os canadenses comemoram o Dia dos Namorados com decorações, alguns eventos específicos nas maiores cidades, comércios vendendo tudo o que eles têm disponível, tanto no quesito decorações quanto no que diz respeito aos presentes e restaurantes lotados.

  • 20 de fevereiro: Family Day ou Dia da Família

O Family Day é um feriado que acontece anualmente no Canadá em fevereiro, porém ele não tem uma data fixa, mas está marcado para a terceira segunda-feira do mês de fevereiro. A comemoração foi criada para celebrar o convívio em família, então vemos muitos casais, com filhos ou não, fazendo passeios, nos restaurantes da cidade em que vivem e até fazendo viagens curtas para viver o feriado juntamente com os entes queridos. Pelo mês ser frio, as atividades ao ar livre ficam um pouco mais limitadas, mas a patinação no gelo e os esportes de inverno são diversão garantida para toda a família.

feriados no canada

  • 17 de março: St. Patrick’s Day ou Dia de São Patrício

Assim como o Dia dos Namorados, o St. Patrick’s Day não é feriado nacional e sim uma celebração que acontece ao redor do país. Sua origem é religiosa e São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda, sendo que ele é lembrado e comemorado em todos os países de língua inglesa. A tradição manda vestir verde e sair em uma caminhada festiva com cerveja verde nos pubs da cidade.

  • 14 ou 17 de abril: Sexta-feira Santa ou Segunda-feira de Páscoa

Tirando a província de Quebec, o restante do Canadá estabeleceu o feriado de Páscoa na sexta, porém na parte francesa do país a data para descanso e comemoração acontece na segunda-feira. Os ovos de chocolate, que são abundantes no Brasil, não chegam ao True North com a mesma intensidade. Nos supermercados existe a seção de chocolates, mas eles sempre são divididos em algumas caixas com bombons, coelhos e barras dos mais diversos sabores, doces para as crianças e alguns ovos. As colombas e bolos de Páscoa são bem tradicionais por aqui. Entre alguns cristãos, o dia é de ir à igreja e orar silenciosamente.

  • 22 de maio: Dia da Rainha Victoria ou Victoria’s Day

Também sem dia fixo, o aniversário da Rainha Vitoria é comemorado todos os anos na segunda-feira anterior ao dia 25 de maio. A festividade se dá pois o país é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado. A data também é marcada pelo início das temperaturas mais quentes, portanto é comum ver os canadenses indo para suas casas de veraneio, praias ou em parques ao ar livre.

  • 01 de julho: Dia do Canadá ou Canada Day

O feriado federal é o aniversário do segundo maior país do mundo, em extensão territorial. A data é celebrada com bastante festa nas cidades canadenses e geralmente há queima de fogos, festivais e atividades de comemoração nas maiores metrópoles. As cores do país e bandeiras enchem as ruas e, com certeza, é um dos dias mais festivos.

feriados do canada

  • 07 de agosto: Dia Cívico ou Civic Day

Não é considerado feriado nacional, mas é na maioria das províncias canadenses. É comemorado sempre na primeira segunda do mês de agosto e é tempo de celebrar a cultura local. Geralmente as comunidades se reúnem em eventos esportivos, refeições comunitárias, exposições, corridas temáticas e festivais culturais. Além disso, muitas localidades nomeiam o dia de maneira diferente, homenageando nomes da história de cada localidade.

  • 04 de setembro: Dia do Trabalho ou Labour Day

Assim como o 01 de maio no Brasil, o feriado do Dia do Trabalho também acontece no Canadá, só que na primeira segunda-feira de setembro. A data está relacionada com o fim das férias escolares e o início do ano letivo no Hemisfério Norte. Ele é comemorado desde os anos 80, época em que aconteceram greves da classe trabalhadora lutando pelos seus direitos. O dia geralmente é marcado por ser o final do verão e os canadenses aproveitam para viajar ou fazer atividades ao ar livre.

  • 09 de outubro: Ação de Graças ou Thanksgiving

O Dia de Ação de Graças é muito celebrado no Canadá e Estados Unidos. Ele é um feriado nacional, em que as pessoas se reúnem entre família e amigos para saborear um peru assado e agradecer pelas coisas boas da vida. Historicamente, a data também remete ao fim da colheita, onde os fazendeiros agradecem os frutos da terra. Por aqui o dia acontece antes do que nos EUA, pois o país tem um clima mais frio. Também sem um dia fixo, se dá na segunda segunda-feira de outubro.

  • 31 de outubro: Dia das Bruxas ou Halloween

A data não é para descanso, mas a celebração e os enfeites nas casas são abundantes. No dia 31 de outubro é o momento para sair fantasiado e participar de concursos para ver quem tem a roupa mais assustadora. Também é a data em que as crianças saem a noite para o famoso “Trick or Treat”, que na tradução significa gostosuras ou travessuras. Não podemos deixar de citar a presença linda do outono e das abóboras nessa época, inclusive em cardápios de restaurantes com pratos especiais da estação. Existem eventos e festivais na maioria das cidades canadenses.

feriados do canada

  • 11 de novembro: Dia da Recordação ou Remembrance Day

O feriado é extremamente importante no país e é dedicado aos veteranos das forças armadas que fizeram parte de alguma das batalhas em que o Canadá participou ou participa e perderam a vida. O dia é levado bastante a sério e é simbolizado pela flor de papoula, usada na roupa por boa parte da população. A tradição também sugere que às 11 horas e 11 minutos do dia 11 de novembro cada um preste homenagem ficando dois minutos em silêncio.

  • 25 de dezembro: Natal

O Natal no Canadá é a data mais importante para se celebrar em família. Na maior parte do país é como nos filmes: com bastante neve. É tradição visitar o Papai Noel nos shoppings e ir a cidade natalina, a Christmas Town (para mais informações clique aqui). Outra tradição são os blusões e pijamas natalinos, que são usados no dia 25 de dezembro para abrir os presentes durante a manhã. A ceia não é feita no dia 24, mas sim no dia 25 e costuma ser um grande almoço em família.

Além disso, ocorrem diversos festivais durante todo o mês de dezembro e em algumas cidades existe queima de fogos e a Santa Claus Parade. Acesse o link https://www.immi-canada.com/final-de-ano-natal-e-reveillon-no-canada/ para mais detalhes e tradições natalinas que acontecem por aqui.

  • 26 de dezembro: Boxing Day

Com certeza esta é a melhor data para fazer compras no Canadá, com descontos ainda mais agressivos que a Black Friday. O dia após o Natal é feriado não obrigatório e é marcado pelas grandes queimas de estoque em toda a rede varejista do país. Com paciência e procura o consumidor encontra descontos reais de até 70% em roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, perfumaria, beleza e até em restaurantes.

Quem vai passar uma temporada ou morar no Canadá precisa vir com o objetivo de conhecer e fazer uma real imersão na cultura local. Nada melhor que aproveitar os feriados do país e descobrir como a população comemora para se ter uma real experiência e conhecer ainda mais o estilo de vida da população.

Fonte: http://www.statutoryholidays.com/2017.php

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.