Nesta semana o Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) divulgou os requerimentos para quem quer se candidatar ao programa Rural and Northern Immigration Pilot. O programa foi anunciado em março deste ano pelo ministro da imigração canadense, Ahmed Hussen, que acredita que este é um passo importante para que as cidades rurais e regiões mais afastadas possam expandir suas economias e aumentar a população através da imigração.

Ao todo, 11 cidades foram escolhidas para o piloto. O programa é destinado aos imigrantes que pretendem se estabelecer fora dos grandes centros urbanos do Canadá e tem o objetivo de preencher a escassez de mão de obra e fomentar o desenvolvimento econômico em pequenas comunidades rurais. 

Para participação no programa, as cidades e comunidades mais distantes tiveram que enviar um plano detalhado ao governo federal, identificando as oportunidades de trabalho disponíveis e, também, desenvolver uma estrutura de apoio social para ajudar os recém-chegados a se estabelecerem em terras canadenses. 

Algumas das principais exigências do programa são:

– Obter uma recomendação de uma organização comunitária designada;

– Ter experiência profissional qualificada ou formação em uma instituição pública pós-secundária recomendada pela comunidade;

– Ter uma oferta de emprego qualificada;

– Atender aos requisitos mínimos de idioma;

– Cumprir as exigências educacionais;

– Provar recursos financeiros;

– Mostrar real intenção de viver na comunidade.

A ideia é que o piloto funcione como uma via de mão dupla, ou seja: o empregador pode localizar o candidato e dar início ao processo de contratação e imigração, mas o interessado também pode encontrar uma vaga e entrar em contato com a empresa responsável pela oferta para firmarem um acordo e, então, iniciarem a parte burocrática junto ao governo canadense. Após a aprovação local da cidade, o candidato deve enviar os documentos para o governo federal, que tem a decisão da emissão ou não da residência permanente. É importante ressaltar, também, que neste modelo os empregadores locais, governos provinciais e setores de serviço devem trabalhar juntos para conectar os novos moradores com oportunidades de trabalho, através de redes e orientação, além de ajudá-los a entender os sistemas de educação, habitação, transporte e saúde.

northern-immigration

As cidades participantes são:

– North Bay (Ontario);

– Sudbury (Ontario);

– Timmins (Ontario);

– Thunder Bay (Ontario);

– Sault Ste. Marie (Ontario);

– Vernon (British Columbia);

– West Kootenay (British Columbia);

– Claresholm (Alberta);

– Rhineland (Manitoba);

– Plum Coulee (Manitoba);

– Altona (Manitoba);

– Gretna (Manitoba);

– Brandon (Manitoba);

– Moose Jaw (Saskatchewan).

*Saiba mais sobre as cidades participantes clicando aqui.

Quer saber se você se enquadra nos requerimentos do programa ou ajuda na aplicação para o processo? A Immi Canada pode te ajudar. Faça contato com nossa equipe de especialistas por meio do contact@immi-canada.com.

Fontes: 

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/rural-northern-immigration-pilot/pr-eligibility.html.

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook