Conheça cinco carreiras de alta demanda no Canadá

O mercado profissional no Canadá é sempre um tema que desperta interesse entre nossos leitores e todos estão de olho! Esta é uma preocupação tanto para quem já está no país, quanto para os que estão na fase de planejamento da viagem. Como sempre lembramos, as diferentes províncias possuem características bem próprias, assim cada uma delas possuem uma vocação especial e as suas áreas que são destaques em empregabilidade. Mas, de um modo geral, existem profissões que estão em alta na perspectiva do país e é delas que vamos tratar neste texto.

Sob o olhar de quem está decidindo o melhor curso ou especialização a se fazer, foi divulgado pelo site “Workopolis”, que é do segmento de recursos humanos e também realiza pesquisas na área de carreiras, dados relevantes sobre a realidade do mercado canadense e suas projeções. Segundo a fonte de pesquisa, do ponto de vista financeiro, os campos de estudos que são mais lucrativos quando se vai buscar emprego são: Ciência da Computação, Engenharia, Direito, Matemática e funções relacionadas com os cuidados com a Saúde.

Ainda de acordo com o “Workopolis”, é destaque uma lista de cinco áreas com melhores probabilidades de se ocupar uma vaga de trabalho, considerando tanto este ano de 2016, quanto alguns anos subsequente. Veja então agora quais são essas profissões:

Farmácia e Ciências Farmacêuticas

Estatísticas recentes apontaram que este ano, a carreira em farmácia foi classificada como a terceira dos 100 melhores empregos no Canadá. Também nota-se uma baixa taxas de desemprego para esses profissionais, maiores salários e quem optar por um curso de bacharelado no segmento, pode usufruir da previsão de crescimento de postos de trabalho de 38% nos próximos 5 anos, assim como a média de crescimento salarial chegando a 9%.

Engenharia

Existe a previsão de que principalmente os engenheiros que atuam em empresas do segmento de petróleo, ou ainda no campo aeroespacial, irão se deparar com um crescimento tanto de postos de trabalho como de salário. Um exemplo citado foi que está previsto que nos próximos dois anos os trabalhos ligados à coordenação no setor petrolífero possa alcançar um aumento em torno de 300%.

Ciências da Computação

Atuar na área de Ciências da Computação ou Engenharia de Software continua sendo uma ótima escolha no mercado de trabalho canadense. As diversas opções de trabalho no segmento de Internet, mídias sociais e no desenvolvimento de aplicativos são responsáveis por muitos empregos, e a taxa de crescimento de um modo geral pode chegar a 60% considerando os próximos cinco anos. No mercado canadense, os trabalhos mais populares para os graduados em Ciência da Computação, para citar apenas como exemplo, são: Software Developer, Web Developer, Analista de Negócios, Consultor e Project Manager.

Enfermagem

Ainda segundo o site “Workopolis”, a enfermagem aparece entre os cinco melhores empregos na área de cuidados com a Saúde no país, e também figura no ranking  das 50 melhores carreiras no Canadá em 2016. Com o passar dos anos tem aumentado tanto o número de canadenses que estão envelhecendo, quanto os que estão com uma maior longevidade, o que faz com que cresça a demanda desses profissionais. Acredita-se que este crescimento seja notado até o ano de 2021, além disso, esses trabalhadores tem sempre bons rendimentos e estabilidade.

Tecnologia da informação

Em 2016 definitivamente os profissionais de Tecnologia da Informação estão encontrando um mercado de alta demanda no Canadá, com um aumento de 3,4% com relação ao ano passado. As projeções futuras continuam sendo positivas inclusive com a previsão de serem criados mais de 200 mil empregos até 2020.

Por dentro do mercado de trabalho

Se for considerando os campos em que as pessoas depois de formadas conseguem  um emprego exatamente na área em que estudaram, estão em destaque: Recursos Humanos, Engenharia, Ciência da Computação, Farmácia e Enfermagem.

 

A média salarial inicial dos graduados em Engenharia (por ano) está assim: para  Engenheiro Mecânico $73.000 CAD; Engenheiro de Projeto $73.000 CAD; Engenheiro Eletricista $79.000 CAD e Engenheiro de Software  $80.000 CAD.

 

Entre os principais postos de trabalho ligadas aos cuidados com Saúde estão o Fisioterapeuta, o Enfermeiro (diplomado), o Terapeuta Ocupacional e também o Farmacêutico.

Mais fontes de pesquisa!

Você leu a matéria “Empresas canadenses planejam aumento no número de contratações”? Se ainda não, aproveite para conferir. E não deixe ainda de ver a nossa série especial em que tratamos especificamente sobre as profissões que são regulamentadas no Canadá, como por exemplo, “Terapia Ocupacional”, “Enfermagem”, “Engenharia” e “Farmácia”.

 

Principais fontes: http://careers.workopolis.com/advice/what-degrees-have-the-best-job-prospects/  e http://careers.workopolis.com/advice/the-university-degrees-with-the-greatest-payoff-on-the-canadian-job-market/

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.