Conheça uma super biblioteca pública em Toronto

Elevador panorâmico, cinco andares e um subsolo com equipamentos e recursos modernos, milhares de publicações, áreas integradas com a natureza, espaços para eventos e cursos. Este é somente um rápido resumo do que tem para ver na Toronto Reference Library, uma biblioteca pública de referência da cidade que fica pertinho do famoso cruzamento entre as ruas Yonge e Bloor.

TORONTO, CANADA - 22 JUNE 2014: The outside of the Toronto Reference Library during the day

Com toda a certeza trata-se de um dos pontos imperdíveis para visitar, se divertir e claro, de estudo e conhecimento. Da mesma maneira que ocorre nas demais bibliotecas de acesso gratuito espalhadas por Toronto, há atividades durante o ano inteiro para um público com idade de 0 a 100 anos (ou mais!).

Pessoas que compartilham comigo da paixão por livros físicos e digitais entendem a graça de conhecer um lugar assim. As atrações são diferenciadas e algumas também inusitadas, o que inclui desde momentos para falar de literatura com escritores, por exemplo, passando por aulas de web e idiomas, e até se deliciar com o que tem no charmoso “café”.

São organizados debates de assuntos sociais e culturais, orientações de como se preparar para fazer um currículo e procurar emprego, e assim segue esse verdadeiro universo de oportunidades. Vejam neste vídeo institucional o resultado de como ficou a centenária unidade após as últimas obras realizadas no local:

Confiram mais informações curiosas e aproveitem algumas delas para explorar durante a visita:

– Ao longo do prédio estão espalhados diferentes espaços para a leitura e estudo, com áreas que atendem tanto quem vai sozinho até aqueles que querem promover encontros de grupos. O bacana é que há opção de fazer o agendamento desses locais e desta forma não se corre o risco de chegar e estar tudo ocupado (acreditem: a área é enorme, mas isso aconteceu comigo).

– Existe a possibilidade de ter acesso a materiais em áudio de mais de 80 idiomas, bem como ter contato com um vasto conteúdo em diversas línguas. Algumas salas no formato de redomas transparentes podem ser usadas por no máximo duas pessoas: realmente fica difícil não admirar e ter vontade de ficar lá dentro estudando também.

– Há coleções especiais da biblioteca que podem ser admiradas numa galeria moderna e aconchegante. Aliás, o acervo que preserva a memória de Toronto é completíssimo e inclui até publicações jornalísticas com fotos históricas.

– Não se pode deixar de observar os recursos modernos disponíveis ao longo do prédio. A parte especialmente dedicada ao tema tecnologia encanta adultos e crianças com as últimas novidades do segmento. No local existe inclusive a famosa impressora 3D.

– A acessibilidade é garantida. Os ambientes são adaptados para o pleno uso do público, o que inclui as pessoas que possuem necessidades especiais. Vala comentar que esta biblioteca já ultrapassou a marca de mais de cem anos de existência e nela foi executado um amplo projeto de revitalização, finalizado em 2014. A ação foi financiada pela prefeitura de Toronto, o governo da província de Ontário e a fundação das bibliotecas públicas.

– Fora tudo isso, têm ainda: sala para aulas de piano, circuito de televisão, espaço para a impressão de materiais, coleções de literatura dos diferentes assuntos e partes do mundo (inclusive livros na língua portuguesa), publicações oficiais do governo, e muito mais.

Serviço

Toronto Reference Library

Local: 789 da Yonge Street, localizada a uma quadra ao norte da Bloor Street (metrô Bloor/Yonge)

Horário: funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h30, e aos sábados e domingos em horários especiais (confira no site!)

Site oficial: www.torontopubliclibrary.ca (dá para pesquisar também todas as informações sobre como fazer a carteirinha gratuita das bibliotecas de Toronto!)

Comentários Facebook