A província canadense de Alberta é a quarta mais populosa do país, com mais de 4 milhões de habitantes, e a mais populosa entre as três províncias das pradarias – denominação que inclui, ainda, Saskatchewan e Manitoba (saiba mais sobre Manitoba aqui). Um fato curioso sobre a região é que ela uma das duas únicas províncias que não possuem litoral. 

Alberta, cujo nome foi escolhido em homenagem à filha da Rainha Victória, Princesa Louise Caroline Alberta, se tornou uma província em 1905 e é delimitada por British Columbia a oeste, Saskatchewan a leste, Territórios do Noroeste ao norte e pelo estado americano de Montana ao sul. A capital é Edmonton, localizada no centro da província, e a maior cidade de Alberta é Calgary – que também é a terceira maior cidade do Canadá.

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

A província tem uma das economias mais fortes do mundo, apoiada na indústria petrolífera e, também, na agricultura e na tecnologia. Para se ter uma ideia, no ano de 2013, Alberta teve PIB per capita maior que dos Estados Unidos, da Noruega e da Suíça, e superior a qualquer província canadense. 

calgary

Alberta tem sido um destino turístico desde os primeiros dias do século XX, com atrações que incluem locais ao ar livre para esquiar, caminhar e acampar, compras locais no West Edmonton Mall (segundo maior shopping center do mundo), Calgary Stampede, festivais ao ar livre, eventos esportivos profissionais, competições esportivas internacionais como os Jogos da Commonwealth e os Jogos Olímpicos, bem como atrações mais ecléticas. Há também as naturais como o Parque Nacional Elk Island, o Parque Nacional Wood Buffalo e o Columbia Icefield.

Clima

Como a província se estende por mais de 1.200 quilômetros de norte a sul, o clima tem variações consideráveis. No entanto, de modo geral, Alberta tem verões quentes e invernos frios. 

No inverno, a temperatura média varia entre 0°C, no sudoeste, e –24°C no extremo norte. Já no verão, a temperatura durante o dia é de cerca de 21°C nos vales das Montanhas Rochosas e no extremo norte e 28°C na pradaria seca do sudeste. Quem for visitar a região nessas estações, no entanto, deve estar preparado para os picos. Na estação fria, as temperaturas podem chegar a –54°C no norte e a –46°C no sul da província. No verão, os picos de temperatura variam entre 32°C nas montanhas e mais de 40°C no sudeste de Alberta.

Apesar das temperaturas frias, a província é bastante ensolarada e o norte de Alberta recebe cerca de 18 horas de luz do dia no verão, ótimo para curtir o dia e realizar atividades ao ar livre.

calgary-canada-alberta

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano clicando aqui.

Atrações

Alberta é uma província muito diversificada, com uma infinidade de belíssimas paisagens: montanhas nevadas, lagos cristalinos, florestas e savanas. Por isso, a região é um excelente destino para quem ama estar em contato com a natureza e praticar atividades ao ar livre, como esquiar, caminhar e acampar. 

Aqueles que curtem modernidade, no entanto, também encontram boas opções de diversão. Uma das principais delas é o West Edmonton Mall, localizado na capital da província. O shopping é o segundo maior do mundo e o maior do Canadá! Confira a lista que preparamos com as principais atrações da região:

  • West Edmonton Mall;
  • Gallagher Park;
  • Edmonton Folk Music Festival;
  • Royal Alberta Museum;
  • Edmonton’s City Hall;
  • Calgary Stampede;
  • Calgary Tower;
  • Calgary Zoo;
  • Parque Nacional Jasper;
  • Parque Nacional Banff;
  • Lake Louise;
  • Parque Waterton;
  • Heritage Park Historical Village;
  • Moraine Lake;
  • Athabasca Falls;
  • Fort Edmonton Park;
  • Grassi Lakes;
  • Icefields Parkway;
  • Canmore Cave Tours;
  • Dinosaur Provincial Park;
  • Johnston Canyon;
  • Troll Falls.
stampede

Educação

Como se sabe, em todo o Canadá, a educação é responsabilidade de cada província e Alberta tem um sistema educacional muito bem desenvolvido – reconhecido como um dos melhores do Canadá e do mundo. 

Em Alberta, de acordo com a lei, todas as crianças devem frequentar a escola de 6 a 16 anos. A educação pública é fornecida gratuitamente para crianças e jovens com menos de 20 anos de idade, até o final do ensino secundário. 

A maior e mais antiga universidade é a Universidade de Alberta, localizada em Edmonton. Além dela, há também a Universidade de Calgary, que é a segunda maior da província. Outras importantes instituições da região são: a Universidade de Athabasca, que se concentra no ensino à distância, a Universidade de Lethbridge, a Universidade Mount Royal e a Universidade MacEwan. Essas duas últimas se tornam, cada uma, as segundas universidades públicas de Calgary e de Edmonton em 2009, respectivamente. 

alberta-filhos-escola

A província abriga, também, muitas instituições privadas pós-secundárias e há diversas opções para os alunos internacionais que desejam estudar na região – seja em instituições públicas ou privadas. 

Arte, cultura e gastronomia

Além das opções ao ar livre, Alberta tem festivais gastronômicos e culturais o ano todo e são uma ótima opção para conhecer a arte, a cultura e a gastronomia da região. Edmonton, por exemplo, tem tantos festivais que recebeu o apelido de “Festival City”. 

Muitos dos eventos já integram o calendário oficial da capital de Alberta. Tem festivais de gastronomia e de música para todos os gostos: do jazz ao country. O Taste of Edmonton é um dos mais famosos eventos de gastronomia e é realizado há mais de 30 anos, em todos os verões. Este festival reúne mais de 50 restaurantes e food trucks, além de ter diversos workshops. Cerca de meio milhão de pessoas participam anualmente. 

Outra boa pedida é o Heritage Festival, que acontece em agosto. Este festival possibilita aos participantes conhecer as tradições culinárias de outros povos e culturas. Diversas nações são representadas – incluindo do Brasil. 

Além da gastronomia, quem  curte arte e teatro tem que aproveitar o Fringe Festival. O evento reúne diversas companhias independentes e é o maior e mais antigo do gênero em toda a América do Norte. O cinema também tem seu lugar ao sol e quem ama a sétima arte pode aproveitar o Edmonton International Film Festival, que é uma mostra de cinema internacional e apresenta diversas produções independentes. 

parques canadenses

A música, é claro, não poderia ficar de fora. O principal festival musical é o Sonic Boom, que traz diversas bandas de rock alternativo. Também tem o evento Symphony Under the Sky, organizado pela Orquestra Sinfônica de Edmonton. São quatro noites temáticas, com músicas clássicas e também populares, como trilhas sonoras de filmes. Além destes tem também: o Folk Music Festival, o International Jazz Festival, o Rock Music Festival, o Blues Festival e o Latin Festival.

*O Canadá também possui uma série de comidas típicas! Confira quais são elas clicando aqui.

Imigração

Alberta também tem o seu próprio programa de imigração provincial: o Alberta Immigrant Nominee Program (AINP). O Alberta Express Entry Stream, da mesma forma que os fluxos dos programas provinciais de outras regiões, permite que a província procure candidatos que atendam suas necessidades econômicas e de mão de obra dentro do pool do sistema do governo federal. Além do fluxo via EE, há também o Alberta Opportunity Stream (AOS).

O AOS opera fora do EE e é um caminho para os candidatos que estão trabalhando em Alberta. Para ser elegível, os interessados devem ter um trabalho full time na província, em uma ocupação elegível na província, além de satisfazer os critérios mínimos de seleção nos status de residência e emprego como trabalho, idioma, educação, experiência profissional e prova de fundos (a quantia é equivalente à federal). 

Para saber tudo a respeito no AINP, clique aqui. Além disso, a Immi Canada auxilia em todo o processo de imigração provincial. Mande um email para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook