New Brunswick é uma região do leste do Canadá, sendo considerada uma das províncias marítimas da região, fazendo parte dos quatro territórios chamados de Províncias do Atlântico. Tendo sua capital como Fredericton, a população total que habita suas fronteiras não chega a um milhão de habitantes, ficando próximo dos 780 mil, segundo o último censo do Canadá realizado no início deste ano (2019) pelo Statistics Canada.

Além de ser circundada pelo Atlântico, a província possui vários rios, florestas de pinheiros, montanhas e a famosa baía de Fundy, que é conhecida por suas marés extremas e pela presença frequente de baleias, o que pode ser uma ótima pedida para os aventureiros que desejam ver o animal de perto em seu habitat natural.

A maior cidade é Moncton, porém, o território possui cerca de 70 mil quilômetros quadrados. Destes, 80% é composto de florestas e somente 20% é habitado ou destinado à agricultura. Uma curiosidade é que New Brunswick é a única província oficialmente bilíngue do país,  com um percentual muito grande se sua população que fala inglês e francês.

new brunswick

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

Clima

O clima da localidade é mais severo do que o das outras províncias do Atlântico, que são mais baixas no quesito altitude. Nova Brunswick tem, na maior parte de seu território, um clima continental úmido de verão fresco, com invernos levemente mais amenos na costa do Golfo de São Lourenço. Partes elevadas do extremo norte da província têm um clima subártico.

Para quem pretende morar na região, é importante saber que o verão é morno e úmido, sendo o inverno rigoroso. Durante o ano inteiro existe um grande volume de chuvas e a localidade não é muito amiga do sol, tendo como característica mais dias de céu encoberto. Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de -4 °C a 30 °C e raramente é inferior a -12 °C ou superior a 35 °C.

Para quem quer aproveitar as atividades ao ar livre e o calor, o ideal é ir visitar entre os meses de julho e setembro. New Brunswick também tem degelos mais frequentes no inverno, sendo que o nível do mar está cerca de 30 cm mais alto do que há 100 anos e espera-se que aumente novamente para o dobro em 2100.

new brunswick

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano clicando aqui.

Atrações

Com certeza a província é um atrativo para quem gosta de atividades ao ar livre, as mais praticadas no verão, como trilhas, escaladas, piqueniques e, ainda, as que dependem da água, como canoa e caiaque, são destaques. Além disso, para quem quer se aventurar em esportes de inverno, opções e locais não faltam e vão desde o sliding (espécie de prancha que é usada para descer as montanhas com neve), fazer um boneco de neve, esqui, patinação no gelo em lagos congelados até o snowshoeing

Ademais, existem diversos festivais e atividades em cada uma das cidades. Como sempre mencionamos por aqui, é importante ficar atento ao site de onde você mora ou o local que irá visitar, para conferir a programação na época. O destaque da região, com certeza, é a Baía de Fundy, que banha as províncias canadenses de New Brunswick e Nova Scotia, e um pedaço do estado americano de Maine. Ela é conhecida por apresentar a maré mais alta (ou profunda) do mundo. Esse fenômeno pode ser presenciado em vários lugares da baía, mas a parte mais famosa fica em New Brunswick: a cada 6 horas, a maré retrocede mais de 14 metros de altura, sendo que seu recorde foi 17 metros .

fundy bay canada

Confira a lista que preparamos com as principais atrações da região:

  • Fundy Bay;
  • Hopewell Rocks;
  • Fundy National Park;
  • Reversing Falls;
  • Kouchibouguac National Park;
  • Roosevelt Campobello International Park;
  • Irving Nature Park;
  • Cape Enrage;
  • New Brunswick Musem;
  • Huntsman Marine Science Centre;
  • New Brunswick Aquarium and Marine Centre;
  • Fredericton Region Museum;
  • Kings Country Museum;
  • Mispec Beach;
  • Dominion Park Beach;
  • Magic Mountain Water Park;
  • New Brunswick Botanical Garden;
  • Magnetic Hill Zoo.
fundy bay canada

Educação

A maioria das creches começa a aceitar crianças entre os dois e três meses de idade. O daycare ou preeschool são as creches tradicionais e os profissionais que atuam nessas entidades possuem formação adquirida através de um curso técnico de dois anos. Já o home daycare é uma creche dentro de uma casa particular. Elas são geralmente bilíngues e os pais podem optar pela língua em que a criança será alfabetizada, embora ela também aprenderá de qualquer forma o segundo idioma nos anos seguintes. 

Os daycares não são gratuitos, porém a criança que completar cinco anos até o dia 31 de dezembro do ano em que será matriculada, já pode iniciar a vida escolar e frequentar as escolas públicas. O sistema de educação vai do kindergarten ao 12º ano. Existe um sistema de escolas inglesas e francesas, os pais podem optar por qual lhe agrada mais.

Com relação à universidades e colleges, assim como as outras províncias canadenses, New Brunswick possui diversas opções. Claro que, por ser menos povoada, elas não são tão variadas como em Ontario ou British Columbia. As públicas são quatro: St. Thomas University, Université de Moncton, University of New Brunswick e Mount Allison University. Existe toda a estrutura e instrução para alunos internacionais e diversos programas que são oferecidos aos estrangeiros também nos colleges do território. Para conferir as outras instituições e programas clique neste link.

estudar-no-canada

Arte, cultura e gastronomia

O centro cultural da província é a cidade de Fredericton com a Galeria de Arte Beaverbrook, a melhor pinacoteca da região do Atlântico, fundada em 1959. Em suas salas encontram-se obras de pintores canadenses como o “Grupo dos Sete” e Emily, além de artistas europeus como Tiziano, Ribera e Boticelli.

Em St. John, outro centro urbano da localidade, o centro da cidade foi remodelado e os turistas podem visitar a Market Square, com o mercado mais antigo de todo o país, em forma de barco, pois seu interior foi construído com a carcaça do casco de uma antiga embarcação. Em seu interior, encontram-se comércios do século passado como a Loja Geral de Barboor’s, além de lojas de antiguidades e, nos arredores, diversos restaurantes e cafés. Ademais, a  Water Street é conhecida como a rua mais velha do continente por ter sido usada como trilha por índios e colonizadores, e é onde ficam localizadas a maioria das atrações de St. John.

New brunswick

*O Canadá possui uma série de comidas típicas! Confira quais são elas clicando aqui.

Imigração

Assim como as outras localidades do Canadá, News Brunswick também possui o seu programa de imigração, o New Brunswick Provincial Nominee Program (NBPNP). Como ela faz parte das províncias do Atlântico, o Atlantic Immigration Pilot também é aplicável para quem deseja morar no território.

Além disso, no ano passado, as regiões do Atlântico divulgaram medidas e novas modalidades de imigração para reter estudantes internacionais que concluem um programa de estudos em suas fronteiras. Saiba mais clicando aqui.

Por fim, New Brunswick também possui um stream de imigração que passa pelo Express Entry, uma diferente modalidade para trabalhadores qualificados e também para empreendedores.

*Veja o site oficial da região e saiba mais: https://www.welcomenb.ca/content/wel-bien/en.html.

Você quer morar no Canadá? Então entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!  Mande um e-mail para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook