Newfoundland and Labrador é a província que está situada mais a leste do Canadá. Ela fica na região atlântica do país e é formada pela ilha de Newfoundland e pela região de Labrador, no continente. Essa província abriga cerca de 520 mil habitantes e quase toda a população – aproximadamente 92% – está concentrada na ilha de Terra Nova. A maior cidade de Newfoundland and Labrador é, também, a sua capital, St. John’s. 

A região faz divisa apenas com a província de Quebec (saiba mais sobre Quebec aqui) e, em relação à língua, é a província canadense mais homogênea de todo o Canadá: mais de 97% da população tem o inglês como língua materna.

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

Newfoundland and Labrador foi a última província a ser conquistada pelo Canadá. Em 1949, a população da província teve que decidir, através de um referendo, entre: continuar sendo uma colônia  britânica, tornar-se uma nação independente ou ser anexada ao território canadense. Outra curiosidade é que até 2001 a província era chamada apenas de Newfoundland. o nome “Labrador” foi adicionado após uma emenda à Constituição do Canadá. 

newfoundland e labrador

Clima

Devido às características geográficas da província, o clima é bastante variável. A ilha de Newfoundland tem o verão mais frio, bastante influenciado pelo mar, já que nenhuma parte da ilha fica localizada a mais de 100 km do oceano. Durante o inverno, na capital St. John’s é comum neve e chuva se alternarem. Além disso, clima marítimo traz muitas chuvas, muita umidade e ventos muito fortes. 

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano clicando aqui.

Atrações

Sem dúvida, uma enorme atração da região é a possibilidade de visualizar enormes icebergs. A melhor época para ver este fenômeno é entre o fim do mês de maio e o início de junho, na costa de Newfoundland. Já entre março e julho eles estão distribuídos ao longo da costa de Labrador. Alguns deles podem ter mais de 10 mil anos e há um rigoroso programa de monitoramento desses icebergs.

Também há diversas atrações ao ar livre nas enormes áreas verdes e são excelentes opções para quem gosta de esportes de aventura. O Mealy Mountains é um parque nacional da região e abriga muitos animais selvagens, além de uma praia que já foi navegada por vikings há mais de mil anos!

Além disso, a província abriga três dos 800 lugares do mundo selecionados pela Unesco como sendo de grande importância cultural e natural: o Gros Morne National Park, o L’Anse aux Meadows National Historic Site e a Red Bay National Historic Site. 

newfoundland e labrador

A capital da província também tem excelentes opções culturais e abriga artistas de todo o mundo. Além disso, na região portuária, há um famoso santuário de pássaros e é possível avistar várias espécies de baleias. 

Em relação às artes, a comunidade artística da província é reconhecida nacional e internacionalmente. Em 2013 e 2015, a Newfoundland and Labrador foi representada na Bienal de Veneza. A criação da Fogo Island Arts em 2008 na Fogo Island criou um programa de arte contemporânea baseado em residência para artistas, cineastas, escritores, músicos, curadores, designers e pensadores. 

Confira a lista que preparamos com as principais atrações da região:

  • Mealy Mountains;
  • Gros Morne National Park;
  • L’Anse aux Meadows National Historic Site;
  • Red Bay National Historic Site;
  • Signal Hill;
  • Cape Spear Lighthouse National Historic Site;
  • The Dark Tickle Co.;
  • The Rooms;
  • Irish Loop;
  • East Coast Trail;
  • Corner Brook Stream Trail;
  • Captain James Cook Historic Site;
  • Marble Mountain;
  • Point Riche Lighthouse;
  • Jellybean Row Houses;
  • Long Point Lighthouse;
  • Cape Norman Lighthouse;
  • Western Brook Pond.

Educação

Em Newfoundland and Labrador, o Department of Education and Early Childhood Development é responsável pelo aprendizado e desenvolvimento da primeira infância, pelo sistema escolar, pelas bibliotecas públicas, pelos centros regulamentados de assistência à infância, recursos familiares e pela pré-escola até a 12ª série. Já o Department of Advanced Education, Skills and Labour busca garantir que a província tenha graduados e trabalhadores altamente qualificados para uma economia em rápido crescimento.

newfoundland e labrador

Imigração

Assim como as demais províncias, Newfoundland and Labrador também tem o seu próprio programa provincial, o Newfoundland and Labrador Provincial Nominee Program (NLPNP). Além disso, também é possível imigrar para a região através do  Atlantic Immigration Pilot (AIP), programa lançado em 2017, destinado a atender as necessidades do mercado de trabalho nas quatro províncias do Atlântico.

Você quer morar no Canadá? Então entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!  Mande um e-mail para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook